Seguimento Rios e Albufeiras - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ereira, Montemor-o-Velho tranformada numa ilha.

1770330436504.webp

Incrível. A teimosa barragem encheu..

Pelos vistos é das primeiras vezes desde que os vivos que tratam destas coisas se lembram, que abrem o descarregador de fundo. Estou para ver se a descarga de fundo ainda funciona... a Associação de Beneficiários do Mira diz que sim, mas eu penso que eles tem medo que não consigam fechar, pela oposição que colocaram a esta operação... se não fosse a APA a apertar com eles era encher até 100% e se derramasse pelo descarregador de superfície, derramava fosse a cheia que fosse.

Só dar conta que a barragem acumulou cerca de 30 hm3 num único dia e atingiu caudais de entre 400 a 500 m3/s o que é dos valores mais altos desde que existe a barragem.

Mas todas as barragens onde existem descargas de fundo, não são obrigadas a fazer testes anuais, independentemente do nível da água, para verificar o seu funcionamento??
É que já vi muitos membros aqui a colocarem muitas dúvidas do seu funcionamento em muitas barragens!!

• Gosto
Reactions: N_Fig e frederico
Mas todas as barragens onde existem descargas de fundo, não são obrigadas a fazer testes anuais, independentemente do nível da água, para verificar o seu funcionamento??
É que já vi muitos membros aqui a colocarem muitas dúvidas do seu funcionamento em muitas barragens!!
Acho que essa ideia é baseada na reticência que nestas situações eles tem em abrir estas descargas. Eles dizem que testam e que as coisas funcionam, mas já ocorreram situações em que houve dificuldade na sua abertura. No fundo são mecanismos muito arcaicos e que em 60, 70 anos de existência foram usados nem 1 mão cheia de vezes.
E sinceramente depois da gestão que houve das cheias do Sado, com os esforços que a APA envidou e mesmo assim ocorreu o que ocorreu, com chuvas diluvianas previstas e as barragens quase todas com um alto nível de armazenamento, já acredito em tudo.
Aliás já disse anteriormente, sei que em certas barragens houve mesmo recusa de utilização das descargas de fundo com a invocação das questões de segurança.

No Mondego, a Aguieira já está a receber perto de 1500m3/s.
Felizmente ainda tem muito espaço. Graças à gestão que foi feita no fim-de-semana.

1770337776124.webp

Fronhas, mesmo a descarregar, está a subir.
1770337791005.webp

No Zêzere, Cabril também está a aguentar uma nova investida:

1770337966632.webp

Assim como Castelo de Bode:

1770338014683.webp

No Vouga, Ribeiradio já teve que aumentar o caudal de descarga:
1770337865691.webp

A barragem do caia não abria o descarregador de fundo desde 2013.
Portanto esteve 13 anos fechado apesar da barragem ter efectuado descargas em alguns desses anos.

Já havia mesmo todo um mito urbano de que estava avariado...

• Gosto
Reactions: N_Fig e Walker
Já agora qual é o caudal do Sado para aquele aparato todo? Se calhar nem existem medições :intrigante:
É triste que um dos maiores rios do Sul não tenha caudais, mesmo no SNIRH é dificil encontrar dados históricos. Existe uma estação na Comporta com caudais mas não funciona (?).

1770339774774.webp

Muito provavelmente falamos de um caudal de 1500-2000 m3/s, tendo em conta que muitas pessoas mais velhas dizem nunca ter visto isto.

• Gosto
Reactions: N_Fig
Acho que essa ideia é baseada na reticência que nestas situações eles tem em abrir estas descargas. Eles dizem que testam e que as coisas funcionam, mas já ocorreram situações em que houve dificuldade na sua abertura. No fundo são mecanismos muito arcaicos e que em 60, 70 anos de existência foram usados nem 1 mão cheia de vezes.
E sinceramente depois da gestão que houve das cheias do Sado, com os esforços que a APA envidou e mesmo assim ocorreu o que ocorreu, com chuvas diluvianas previstas e as barragens quase todas com um alto nível de armazenamento, já acredito em tudo.
Aliás já disse anteriormente, sei que em certas barragens houve mesmo recusa de utilização das descargas de fundo com a invocação das questões de segurança.
Que barragens é que não abriram o descarregador de fundo?