Seguimento - Setembro 2006

• Thread starter Thread starter Fil
  • Data de início Data de início
Re: Seguimento [Setembro 2006]

Por aqui tive 27,0º de maxima e 17,4 de minima. Amanhã devo ter máxima inferior a 25º:)

Por aqui tive uma mínima bastante tropical! 23,2ºC e a máxima de hoje foi de 32,5ºC:( um dia bastante quente como podem ver não sei onde para a descida de temperatura prevista para o fim desta semana!! Para a semana que vem é que baixa espero eu..

Muito igual ao dia de ontem, calor e trovoada á distância.

Em casa: 17,1ºC / 32,5ºC (6,2ºC / 33,4ºC na estação)

Pois é, trovoada por enquanto só mesmo á distância. Não tenho muitas esperanças que passe por cá.

Foi mais um dia abafado, máxima de 30,4ºC em minha casa e mínima de 17,8ºC. Neste momento 24,5ºC e descendo a um bom ritmo de -1,8ºC/hr.

PS: Não sei se foi devido à trovoada mas estou a ver de minha casa um pequeno incêndio a norte, O Dan deve poder vê-lo perfeitamente.

Mau Tempo: Tromba de água em Freixo de Espada à Cinta

Inundações, várias pessoas assistidas e muitos estragos, foram estes os efeitos de uma tromba de água que ao início da noite assolou a zona de Freixo de Espada Cinta, em Bragança.

09/09/2006

(21:19) Em declarações à Agência Lusa, o vereador da Câmara local Pedro Mora classificou a situação como "uma catástrofe, nunca antes vista".

Segundo a mesma fonte, um autocarro foi atingido pela queda de um talude e várias crianças que seguiam no veículo tiveram também de ser assistidas por apresentarem sintomas de hipotermia.

A tromba de água provocou cheias na zona de Freixo de Espada Cinta, isolando várias pessoas, submergindo viaturas e destruído culturas agrícolas.

O vereador Pedro Mora sublinha que não há registo de vítimas, embora algumas pessoas, sobretudo idosos, tenham sido assistidas no centro de saúde, devido ao pânico.

Fonte:
http://www.rr.pt/noticia.asp?idnoticia=175339

Tromba de água lança caos em Freixo Espada à Cinta
2006/09/09 | 21:04
Várias crianças foram assistidas com sintomas de hipotermia

MAIS:

* mais Calor tem os dias contados
* mais Mau tempo mata três

Uma tromba de água provocou este sábado o caos em Freixo de Espada Cinta, Bragança, com pessoas isoladas pela água, um autocarro com crianças atingido por uma derrocada, viaturas submersas e agricultura destruída.

Este foi o cenário descrito à «Lusa» pelo vereador da Câmara local Pedro Mora, que classificou a situação como «uma catástrofe, nunca antes vista».

De acordo com o autarca, não há registo de vítimas, embora algumas pessoas, sobretudo idosos, tenham sido assistidas no centro de saúde, devido ao pânico.

Várias crianças, cujo número não soube especificar, tiveram também de ser assistidas por apresentarem sintomas de hipotermia, depois de o autocarro em que seguiam ter sido atingido pela queda de um talude.

O vereador não conseguiu explicar as circunstâncias concretas do acidente, devido à confusão em que disse encontrar-se, nos trabalhos de socorro.

Disse apenas que o autocarro seguia da praia fluvial da Congida, um espaço de lazer do concelho, junto ao rio Douro, «cheio de crianças, que vinham para a vila (Freixo), depois do última dia nas piscinas abertas».

Segundo disse, na zona mais baixa da sede de concelho (Fonte Seca), as inundações provocadas pela enxurrada originaram a acumulação de água, que chega a atingir «três metros de altura, junto às varandas das casas».

Várias pessoas presas em casa

«Há várias pessoas presas em casa, já pedimos ajuda à Protecção Civil para esta situação e para alojar temporariamente as pessoas que ficaram com as casas alagadas», disse.

O número de habitações inundadas ainda não está contabilizado, nem o dos automóveis arrastados e submersos pelas águas.

O vereador disse ainda que «a agricultura ficou destruída», nesta zona rural, onde se prepara a apanha da amêndoa e o início das vindimas.

Segundo informações do centro distrital de Operações de Socorro de Bragança estão no concelho seis corporações de bombeiros, num total de 47 homens e 14 viaturas.

Fonte daquele organismo admitiu que o número de bombeiros deve ser «bastante superior, porque não estão contabilizados os que acorreram às operações de socorro, sem passarem pelo quartel».

Fonte:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=722760&div_id=291

Alguém tem mais informações sobre esta situação?

Também só tomei conhecimento há pouco tempo.
De Bragança têm saído vários veículos de bombeiros, até pensei que estivesse a ocorrer algum incêndio, mas é capaz de ser pelo ocorrido em Freixo.

Essa situação de Freixo Espada à Cinta... no aspecto humano terrível :( :( :(
Mas nas vertente metereológica é bastante interessante, quantos litro por metro quadrado terão caído e em quantos minutos!? :eek:

Por aqui eu bem vi trovoadas, por volta das 21H, mas passaram todas por Espanha em direcção Sudeste, e deixaram pelo menos um foco de incêndio, do qual se podia ver bem o clarão alaranjado ao longe, foram fortemente electricas. :thumbsup:

dea09set06ye6.jpg

Essa situação de Freixo Espada à Cinta... no aspecto humano terrível :( :( :(
Mas nas vertente metereológica é bastante interessante, quantos litro por metro quadrado terão caído e em quantos minutos!? :eek:

Por aqui eu bem vi trovoadas, por volta das 21H, mas passaram todas por Espanha em direcção Sudeste, e deixaram pelo menos um foco de incêndio, do qual se podia ver bem o clarão alaranjado ao longe, foram fortemente electricas. :thumbsup:

dea09set06bn9.jpg

Ainda não vi imagens da destruição, mas facilmente poderão ter caído 200 ou 300mm, pelo relatos que se ouvem. Ainda gostava de saber se teria um custo muito grande ter umas estações automaticas, Davis ou Oregon em cada concelho do País. É que muitas das vezes perdem-se dados muito importantes por causa disso.

Eu vi agora nas noticias os efeitos do temporal de ontem em Freixo Espada à Cinta e é uma coisa impressionante:eek: tbm gostaria de saber quantos litro por metro quadrado terão caído naquelas duas horas! Por aqui tive uma mínima mais baixa que a ultima 18,5ºC menos 5ºC que ontem!!a esta hora tenho 25,0ºC bem mais baixo do que ontem por esta hora!:thumbsup:

Eu vi agora nas noticias os efeitos do temporal de ontem em Freixo Espada à Cinta e é uma coisa impressionante:eek: tbm gostaria de saber quantos litro por metro quadrado terão caído naquelas duas horas! Por aqui tive uma mínima mais baixa que a ultima 18,5ºC menos 5ºC que ontem!!a esta hora tenho 25,0ºC bem mais baixo do que ontem por esta hora!:thumbsup:

Tb vi agora as imagens e aquilo foram bem mais do que os 200 ou 300mm, teve de ser muita água para fazer aquilo.

Neste momento tenho 25,0 e tive minima de 17,7º. Hoje já se nota um pouco a diminuição progressiva da temperatura. :)

Não cheguei a ver o de Freixo mas espero que o I.M ou o INAG tenham uma estação lá por perto.

Hoje tive uma mínima de 16,7ºC e a tarde está um bocado mais fresca que a dos dias anteriores, até ao momento a máxima foi de 28,1ºC que é t ambém a temperatura actual e o céu está pouco nublado.

Ola. :)

Aqui hoje em Paris, tivemos uma minima de 14.6° ( 05H00 UTC ) e a temperatura maxima foi de 27.6°. :D

E preciso gozar deste tempo porque sou amanha ainda vamos ter um dia de verão... :sad:

DAny

Por aqui tive uma máxima de 27,4ºC e céu com alguns períodos de muito nublado agora está limpo mas dá para ver no satélite que se aproximam muitas nuvens desta zona pelo que a temperatura não deve descer muito durante a noite neste momento tenho 25,8ºC e 1018hpa