Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas tardes, estou de volta! :D

Situação actual em Lisboa:
– temperatura: +15,4ºC (a descer devagar)
– pressão: 1009mb (a subir)
– céu parcialmente nublado
– vento moderado com rajadas


Aproveito para deixar aqui alguns valores que eu registei em Tomar este fim-de-semana:

Dia 18 (sexta-feira) às 23h00, temperatura +14,1ºC, pressão atmosférica 1000mb chuva fraca a moderada com vento fraco (pelo menos até às 1h30m de sábado).
Dia 19 (sábado) temperatura mínima: +11,1ºC.
Dia 19 (sábado) às 10h00, temperatura de +15.4ºC, pressão atmosférica 994 mb, céu pouco nublado, vento fraco a moderado.
Dia 19 (sábado) às 12h15m, temperatura de +14.3ºC, pressão atmosférica 995 mb, aguaceiro forte com um trovão e algum (pouco) granizo, vento moderado a forte com rajadas.
Dia 19 (sábado) às 15h00m, temperatura de +15.4ºC, pressão atmosférica 996 mb, céu pouco nublado, vento fraco a moderado.
Dia 19 (sábado) às 21h00m, temperatura de +12.2ºC, pressão atmosférica 997 mb, céu muito nublado, vento fraco a moderado.
Dia 19 (sábado) às 21h00m, temperatura de +12.2ºC, pressão atmosférica 997 mb, céu muito nublado, vento fraco a moderado.
Dia 20 (domingo) temperatura mínima: +9,7ºC.
Dia 20 (domingo) às 8h00m, temperatura de +10.7ºC, pressão atmosférica 1000 mb, céu muito nublado, vento fraco a moderado.
Dia 20 (domingo) às 12h00m, temperatura de +10.7ºC, pressão atmosférica 1002 mb, céu pouco nublado, vento fraco a moderado.

Resumindo e concluindo, choveu com intensidade na sexta, e no sábado e domingo, só houve uns aguaceiros fracos. :D
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
8,7ºC e um céu a ameaçar chuva.

Extremos de hoje: 5,3ºC / 11,4ºC
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Rog...será engano meu, ou vem aí outra valente carga...

Quando chegar cá, já é provável que já não esteja assim tão valente...:D
Não seremos afectados por essa depressão directamente.
Para os dias 22 e 23, aquela frente fria a Oeste dos Açores, poderá chegar a Portugal Continental ja num estado de fraca actividade e a perder as características de frente fria, mas que poderá ainda ser suficiente para alguns períodos de chuva ou aguaceiros fracos, mais prováveis na região norte.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quando chegar cá já, não será assim tão valente...:D
Para os dias 22 e 23, aquela frente fria a Oeste dos Açores, poderá chegar a Portugal Continental ja num estado de fraca actividade e a perder as características de frente fria, mas que poderá ainda ser suficiente para alguns períodos de chuva ou aguaceiros fracos, mais prováveis na região norte.

Pois é amigo Rog :D pelo menos irá dar muitas nuvens e um chuvisco ou outro ;) lá se vai o calorzinho democrático.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Um apanhado do que foi o sistema depressionário «Balduína» e as suas várias depressões. O trajecto e os valores de pressão das depressões são aproximados, com uma margem de erro considerável.
Para dados mais detalhados das várias depressões do sistema depressionário «Balduína», podem consultar as cartas de análise.

trajectoir8.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Algumas fotografias na costa ocidental de Sintra. :)

Fotos espectaculares! Estou a ver que foi uma grande tarde fotográfica.

Por aqui sigo com 13,2ºC
Humidade: 80%
Pressão: 1009,4hPa
Precipitação desde as 0h: 5,4mm
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pressão: 1009,4hPa
Precipitação desde as 0h: 5,4mm

Olá, André ! :)

Devias verificar a tua pressão, calibra-a com a da Portela em tempo-real, que costuma andar perto dos valores de Gago Coutinho. Neste momento, tenho 1010,2 hPa, mas costumo ter mais 0,2 hPa do que a Portela, nada de especial.
A minha pressão costuma estar em linha com a da Moita. Por exemplo, neste momento, a Moita está com 1010,3 hPa, ou seja, momentaneamente 0,1 hPa acima dos meus valores. :)
Quanto à precipitação, parece que por aí choveu mais do que aqui. Ainda assim, os valores andam bastante próximos.
Registei 4,4 mm desde as 0h, tendo sido o dia marcado por aguaceiros, que alternavam pontualmente com abertas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá, André ! :)

Devias verificar a tua pressão, calibra-a com a da Portela em tempo-real, que costuma andar perto dos valores de Gago Coutinho. Neste momento, tenho 1010,2 hPa, mas costumo ter mais 0,2 hPa do que a Portela, nada de especial.
Quanto à precipitação, parece que por aí choveu mais do que aqui.
Ainda assim, os valores andam bastante próximos.
Registei 4,4 mm desde as 0h, tendo sido o dia marcado por aguaceiros, que alternavam pontualmente com abertas.

Pois, na altura do meu post, a Portela estava com 1009,7hPa, eu com 1009,4hPa e Queluz com 1009,0hPa. (Vejo-as em tempo real no wundergorund)
As três vezes que calibrei nas últimas 36horas, foi sempre de encontro a ficar com o valor da pressão entre os valores destas duas estações, uma vez que geograficamente me localizo mais ou menos entre elas.;)

Mas achas que deva guiar-me somente pela estação da Portela?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mas achas que deva guiar-me somente pela estação da Portela?

Já falei com o Mário e a Oregon só regista de hPa em hPa, o que nos induz em erro, porque, na realidade, há sempre umas décimas que ficam implícitas.
As estações que acho mais correctas a nível de pressão no Wunderground são as da Portela e da Moita, que apesar de mais longe, marca valores que coincidem com os de Gago Coutinho e os da Portela, às horas certas, pois tenho vindo a reparar nisso.
A estação da Portela apresenta uma ligeira tendência de marcar -0,1 hPa do que Gago Coutinho.
A minha, assim como a da Moita, tendem a marcar +0,1 hPa do que Gago Coutinho, o que são diferenças mínimas.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui a chuva já lá vai no total rendeu apenas 3 mm e agora o céu está a ficar pouco nublado.

Fiz um timelapse é uma coisa curta espero que gostem :D:D



Neste momento estou com 13.7ºC a pressão está nos 1010hpa o vento está fraco.
 
Editado por um moderador: