Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas fotos e Bom Time-lapse!:D

Aqui não caiu mais nada desde a manha... o que faz com que a Balduína me tenha rendido os 99,5mm referidos hoje de manha:)

A Pressão mínima registada durante a passagem do sistema depressionário foi de 994 hPa no dia 19 ás 06:52

Precipitação:

Dia 16 - 16,0mm
Dia 17 - 38,0mm
Dia 18 - 23,5mm
Dia 19 - 16,5mm
Dia 20 - 5,5mm

Trovoadas (que se notasse:p):

Dia 18 ás 12:42
Dia 20 durante a madrugada

Neste momento tenho 12,5ºC
Humidade a 77%
Pressão a 1011 hPa grande subida:eek:
Vento entre os 5 km/h e os 15 km/h
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
balduina16uk4.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, registei 4 mm desde das 00 horas, a Máxima de 17.6ºC e a mínima de 9.8ºC.

Ao todo a Balduína rendeu 32 mm.:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Hoje não deve chover mais por aqui por isso fiquei com 5,3mm...l
Dia 16...4,2mm
Dia17....51,7mm
Dia18....9,5mm
Dia19....23,1mm
Dia20....5,3mm

Total....93,8mm
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Boas noites a todos,infelizmente não pude acompanhar,compartilhar em tempo real a evolução desta depressão com todos vós por falha do meu sistema informático resultante do mau tempo causado pela "Balduina".
Só sei que esta nossa "amiguinha" me fez recordar os meus tempos de infância em que eramos assolados por várias depressões desta natureza, em que o mau tempo:(chuva,neve,granizo e vento ),eram uma constante vários dias a fio...
Deixo aqui algumas fotos do que realmente se passou na minha humilde terra nestes ultimos dias e que depois de um inverno desastroso em termos meteorológicos somente esta depressão nos deixa com esperanças de que tudo se encaminha para a normalidade,e que os próximos invernos confirmarão essa tendência.
Aquecimento global... ONDE?

foto do lugar de N. Srª da Peneda, a minha terra Natal ( Á 3 dias a cascata estava práticamente sem água)

Foto de Lamas de Mouro ( Granizo, agua-neve, vento e a água sempre a subir...)

Foto da encosta norte da Bouça dos homens (minha residência)
De realçar que neste momento continuam a cair aguaceiros fortes de granizo e que a temperatera ronda os 3 graus. Acima dos 1300,1400m a neve continua a cair. Apartir de quinta feira parece que chega a primevera.
Boa noite
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Sempre benvindo Lince, ou não estivesses tu em zona estratégica, para nos contares os ares pelas alturas...
Sim! agora a Balduina sairá de cena e
fora de cena quem não é de cena.
A Balduina morreu.Viva a Balduina...
e vivas também, à Primavera que aí vem...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boas noites a todos,infelizmente não pude acompanhar,compartilhar em tempo real a evolução desta depressão com todos vós por falha do meu sistema informático resultante do mau tempo causado pela "Balduina".
Só sei que esta nossa "amiguinha" me fez recordar os meus tempos de infância em que eramos assolados por várias depressões desta natureza, em que o mau tempo:(chuva,neve,granizo e vento ),eram uma constante vários dias a fio...
Deixo aqui algumas fotos do que realmente se passou na minha humilde terra nestes ultimos dias e que depois de um inverno desastroso em termos meteorológicos somente esta depressão nos deixa com esperanças de que tudo se encaminha para a normalidade,e que os próximos invernos confirmarão essa tendência.
Aquecimento global... ONDE?

foto do lugar de N. Srª da Peneda, a minha terra Natal ( Á 3 dias a cascata estava práticamente sem água)

Foto de Lamas de Mouro ( Granizo, agua-neve, vento e a água sempre a subir...)

Foto da encosta norte da Bouça dos homens (minha residência)
De realçar que neste momento continuam a cair aguaceiros fortes de granizo e que a temperatera ronda os 3 graus. Acima dos 1300,1400m a neve continua a cair. Apartir de quinta feira parece que chega a primevera.
Boa noite



fotos espectaculares, e sem duvida belas paisagens de portugal!:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Boa Noite... Acalmia total em Odivelas... como se pode ver na foto k tirei a minutos

fotos035.jpg


Pressão 1013.2hpa
temp 12 ºc
Lua cheia
Tide hi

comprimentos... e continuem com uma boa dedicação a este forum
Boa noite
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Fotos muito bonitas Lince:thumbsup:
Cheguei agora a Bragança:), está fresco, as ruas estão molhadas mas de momento não chove.
Até amanha pessoal:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Epá Lince! A primeira foto é magnifica! Jamais a associaria a Portugal!
Acho que um dia, se a minha vida profissional assim o permitir, não penso duas vezes e mudo-me de armas e bagagem para essa região!:w00t::w00t::w00t:

Mas vamos ao balanço da precipitação acumulada neste especial Balduína em Odivelas:
Dia 16: 6,2mm
Dia 17: 35,5mm (até às 22h22, altura em que o pluviometro literalmente voou:unsure:)
Dia 18: off :(
Dia 19: 4,6mm (a partir das 9:50, altura em que consegui voltar a pôr o pluviometro a funcionar :hehe:).
Dia 20: 5,4mm.

Total: 51,7mm

Entre as 22:22 de dia 17 até às 9:50 do dia 19, estimo (por média da precipitação recolhida nas estações mais próximas de mim: Gago Coutinho, Geofisico, Queluz e Portela) que caíram +ou- 25mm aqui na região.

Ou seja, a Balduína rendeu por aqui: 51,7mm +25mm o que perfaz uma estimativa de +-76,7mm.
Este valor serve apenas para ter uma ideia da precipitação verificada durante a Balduína, não correspondendo necesariamente à verdade.

Durante estes 5 dias, a temperatura variou entre os 10,1ºC (dia 20) e os 19,9ºC (dia 16).
De salientar que o vento soprou excepcionalmente forte na noite do dia 17, em especial entre as 22h e as 22:45, que ainda causou alguns danos materiais. Entre o voar do meu pluviometro e o soltar de algumas telhas, o destaque vai para o telheiro da escola primária, a 200 metros daqui, que ficou literalmente destruído.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Actualização :

Dia 7 - 27.4 mm.
Dia 8 - 33.0 mm.
Dia 9 - 23.9 mm.
Dia 10 - 15.2 mm.
Dia 12 - 8.1 mm.
Dia 13 - 3.0 mm.
Dia 16 - 21.8 mm.
Dia 17 - 37.6 mm.
Dia 18 - 17.8 mm.
Dia 19 - 37.3 mm.
Dia 20 - 14.7 mm.

Rajada Máxima - 51 Km/h
Pressão mínima - 993.4 Hpa
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Belas fotos Lince!!:D:D

E já estava eu prestes a desligar o computador quando olho pela janela e... que vejo... Chove!:rain:...

E tenho os primeiros 0,5mm do dia:p

Parece até que vem ai mais...:)


Tenho 11,6ºC (em rápida descida):D
Humidade a 80%
Pressão a 1012 hPa
Vento por vezes a tocar nos 15 km/h


EDIT: 00:18 - Tal como previ... mais uma carga...:rain::D
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Moras num belo sítio Lince :thumbsup:
Passo lá bastantes vezes , toda aquela zona e o Gerês me encantam desde miúdo ;)