Seguimento - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Mau Tempo
Protecção Civil registou 81 quedas de árvores e 30 inundações de ontem para hoje
18.04.2008 - 10h07 Lusa
O mau tempo que se registou entre ontem e as 7h00 de hoje causou 81 quedas de árvores e 30 inundações em Portugal continental, segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

As chuvas fortes e ventos levaram o Instituto de Meteorologia a elevar o nível dos seus avisos, bem como a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que fez subir o seu nível de alerta.

O Porto foi o distrito onde ocorreu maior número de quedas de árvore (15), seguido do de Viana do Castelo (13), Braga (12) e Portalegre (11).
Quanto às inundações, o maior número de situações aconteceu nos distritos de Lisboa e Setúbal, ambos com nove casos.

Na quinta-feira foram ainda registadas cinco situações de entupimentos, três danos com electricidade e uma queda de estruturas.

De acordo com os dados da ANPC, em todos os distritos de Portugal continental foram registadas uma ou mais ocorrências, com excepção dos de Bragança, Castelo Branco e Vila Real.

Tempo de aguaceiros na Covilhã, com 6.5 graus na zona baixa da cidade. Quase nenhuma visibilidade para o lado da Serra, por isso não consigo ver onde chegou a neve, mas o certo é que a estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida está encerrada devido ao elemento branco:D

Por fim espero que o André tenha encontrado o pluviómetro de boa saúde... è triste fazer investimentos para uma paixão, ter uma estima enorme pelas coisas e acontecerem estes pequenos acidentes :(

Bom dia!:)

O dia começou cedo por aqui.
Afinal não foi só o pluviometro e a antena que voaram. Andei com o meu vizinho a repor umas quantas telhas que também se levantaram. O pluviometro entretanto com a ventania que se faz sentir a cada aguaceiro, deve ter andado aos tombos e perdeu definitivamente o sinal. Já o tenho comigo mas não funciona:( A ver se logo o desmonto todo para ver o que se passa.

Entretanto caiu por aqui um fortissimo aguaceiro acompanhado de granizo.
Estou só à espera que passe para voltar lá para cima para limpar o chão molhado do sotão. Ai Balduína, Balduína! Se eu te apanho!:angry:

Bom dia!:)

O dia começou cedo por aqui.
Afinal não foi só o pluviometro e a antena que voaram. Andei com o meu vizinho a repor umas quantas telhas que também se levantaram. O pluviometro entretanto com a ventania que se faz sentir a cada aguaceiro, deve ter andado aos tombos e perdeu definitivamente o sinal. Já o tenho comigo mas não funciona:( A ver se logo o desmonto todo para ver o que se passa.

Entretanto caiu por aqui um fortissimo aguaceiro acompanhado de granizo.
Estou só à espera que passe para voltar lá para cima para limpar o chão molhado do sotão. Ai Balduína, Balduína! Se eu te apanho!:angry:

Bem boa sorte com isso... por falar nisso ainda não fui ver o sensor de temperatura da estação! Mas este material barato é tipo tanque de guerra! :)

Por aqui neste momento boas abertas, o sol brilha!

Estou curioso é para saber com que vistas acordaram os nossos companheiros de Bragança e os da Covilha e arredores da serra...!Deve ter sido um nevao em grande esta noite, e as serras a volta d bragança devem estar bem nevadas...Mesmo no alto de espinho, na IP4(serra do marao), estavam 3 graus ha bem pouco tempo!:thumbsup:

Aproveito o interesse para referir que os montes aqui à volta não estão nevados mas a partir das penhas da saúde está tudo muito muito branco. Não sei se é expectavel que a temperatura suba (e consequentemente comece a chover a maior altitude) mas se isso não acontecer, teremos concerteza a maior acumulação de neve da temporada... :D
P.S. é da maneira que a turi não tem de vir arrasar o covão da ametade pra levar neve pras pistas... :disgust:

Sempre a bater recordes:

Maior número de visitas foi de 345 em Ontem às 22:29.

Sempre a informar Portugal, com excelentes iniciativas, é um fórum de grande qualidade! Parabéns Meteopt!

P.S. Uma alfineta a quem manda bocas mas tá sempre cá batido, isto é viciante não é? :lmao:

em relaçao a questao da explosiva, se de facto houve mesmo queda do centro da pressao nos niveis que o Vince falou, entao ai eu retiro o que disse em relaçao ao exagero! e aceito a possibilidade! nada mais ;)

apenas fiz o comentario pq ja noutros casos vi o argumento de "em cidade tal caiu a pressao em 30hPa em nao sei qtas horas" e isso obviamente nao é argumento, pois ate podia tar a depressao e perder força e mm assim o registo duma estaçao com a sua aproximaçao cair brutalmente! dai ter falado no preciosismo e ser rigoroso.

depois ha outra questao, agora que ta sobre terra é facil medir o centro da pressao, ou seja, o minimo. ha mtas estaçoes e é facil faze-lo. sobre o mar sabermos que nao é bem assim, e frequentemente o minimo no centro da depressao é sobrestimado, induzindo em erro na conta da queda da pressao no centro!

por fim, ha ainda o problema das varias "classificaçoes" de ciclogenese explosiva :angry: refiro-me aos valores considerados para apelidar assim uma depressao ou nao! realmente depende da latitude o limiar considerado, e ja varios infelizmente..
valor -17hPa/24h serve para o intervalo 37-39º segundo disse o Vince, mas a depressao esta uns graus mais acima, admito que nao encontrei o valor adequado tb :( e ainda a questao de considerar o periodo temporal adequado. nao é a mesma coisa descer 24hPa em 24h ou descer 12hPa em 12h apesar da taxa ser a mesma. portanto ha aqui a importante questao da definiçao mais correcta, que ja tamos todos na duvida

se houve esse comentario da parte de alguem do IM, é interessante de facto ate ;)

resumindo, so fiz o comentario pq se falou facilmente "nesta ciclogenese explosiva" varias vezes, e a meu ver nao esta totalmente garantido que seja, ponho a hipotese de ser sim sr. mas é preciso investigar e fundamentar bem, como o Vince p.ex ta a tentar fazer :thumbsup:
alias, mts estudos de casos destes, os meteorologistas que investigam os casos teem serias dificuldades e duvidas em de facto atribuir a classificaçao!

Bem boa sorte com isso... por falar nisso ainda não fui ver o sensor de temperatura da estação! Mas este material barato é tipo tanque de guerra! :)

Por aqui neste momento boas abertas, o sol brilha!

Já apanha sinal!!!!!!:w00t::w00t:
Estive ali 20minutos com o secador a secar a chapa electrónica e agora já emite sinal!:w00t::w00t:

Bem, primeiro problema resolvido. Vamos ao segundo: "como voltar a pôr o pluviometro na chaminé, agora apenas com 2 patas?" Sim, porque a força do vento foi tal que partiu uma pata do pluviometro e arrancou as outras duas. :hehe:
Deve ter sido mesmo uma rajada de vento memorável. Bem, tenho de pensar positivo! Se tivesse anemómetro, ter-lo-ia posto no mastro da antena que voou!:hehe:
Portanto, ainda bem que não tinha anemómetro.

Vou voltar para as obras meteorológicas:hehe:
Aulas, hoje nem vê-la:hehe:

Sigo com 12,8ºC. A minima deu-se há pouco aquando a granizada: 10,8ºC.

Boas
Aqui a mínima foi de 11,4ºC...esta manha tem caido uns bons aguaceiros e vou com 4,2mm...respondendo a um amigo aqui do forum de Setubal a minha precipitação ontem desde o fim da tarde até a meia noite foi de 51,7mm e a rajada máxima que registei rondou os 50km/h mas acredito que tenha andado pelos 60/70km/h mas durante pouco tempo!
16,6ºC
65%HR
1002hpa

PS:A minha pressão mínima esta madrugada foi de 997hpa

Boas
Aqui a mínima foi de 11,4ºC...esta manha tem caido uns bons aguaceiros e vou com 4,2mm...respondendo a um amigo aqui do forum de Setubal a minha precipitação ontem desde o fim da tarde até a meia noite foi de 51,7mm e a rajada máxima que registei rondou os 50km/h mas acredito que tenha andado pelos 60/70km/h mas durante pouco tempo!
16,6ºC
65%HR
1002hpa

PS:A minha pressão mínima esta madrugada foi de 997hpa

Obrigado pela informação miguel, aqui em cima (Fonte do Lavra) parecia que se sentia mais vento (também é uma zona mais alta e mais ventosa que aí em baixo). Quanto à precipitação é um valor bem gordinho ;)

Ontem por volta das 23h e 0h de hoje, caiu uma carga d´água:eek::eek:
Só visto...ainda tirei uma foto do telemovel, mas não ficou grande coisa:(

Há bocado também caiu um aguaceiro forte.

Tive a ver e penso que amanha pelo menos o Centro e Sul irá ter mais vento do que ontem...vento constante entre os 50 e os 60km/h com rajadas superiores;) isto principalemnte ao final da proxima madrugada e inicio da manha:)

14,9ºC
69%HR
1003hpa
11,5km/h
4,2mm desde as 00h