Seguimento Sul - Abril 2010



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui a trovoada saltou literalmente por cima da cidade, vinda de Sudoeste, continuou a sua maturação a Nordeste e seguiu para terras espanholas. :angry:
Neste momento nada a registar a não ser o ser um dia abafado :hehe:.

Temperatura actual de 19,3ºC com uma HR de 72%. A pressão atmosférica está nos 1011hPa.
 

vagas

Cumulus
Registo
30 Set 2009
Mensagens
215
Local
Évora / Montemor-o-Novo
Bem estive nos castelo de Montemor o Novo e bem que espectáculo mesmo embora só consegui.se apanhar de jeito estes 3 raios , os restantes as fotos não ficaram com qualidade, uma amiga minha tem mais fotos logo a noite vão estar na minha posse e volto a postar aqui






Actualização de mais umas que tinha aqui desta tarde




Nesta ultima fotos de salientar que aquela pequena tromba desceu um pouco antes do meio, vou ver se a minha colega tem as restantes fotos com a confirmação

cump´s
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
No caminho Évora -> Montemor - o - Novo passei por uma bela trovoada... vários raios, trovoes bem fortes, 1 ou 2 até deu a sensação de os sentir no carro!

5* :D Tinha sido a altura ideal para estar com uma câmara de filmar...
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Excelente foto vagarinho, tive pena de não ter ido lá ter e visto também o espectáculo.

O sat mostra uma nova célula em desenvolvimento, mas parece-me que vai passar mais a leste daqui, o que impede de certa forma que seja feita uma boa observação do castelo.

Aqui foi mesmo uma enorme quantidade de relâmpagos com enormes trovões, finalizando com um incrivel arco-iris.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
deae.gif

(c) http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/index_html.jsp

Número de descargas:
16-17h UTC: 1027
17-18h UTC: 1504
18-19h UTC: 1459

Das 14h às 19h UTC, no total, foram 4484 descargas eléctricas.


O filme da tarde, entre as 15 e as 20 horas:

 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite!

Bom, por aqui não há trovoadas! Parabéns aos felizardos que as presenciaram durante esta tarde!

Ainda assim, o dia amanheceu com um céu muito fotogénico aqui para estes lados! Passou uma célula a Este de Silves, apanhando aqui com a extremidade da mesma. Ficam aqui algumas fotos:








Esta célula ainda deixou 1mm:rain: no Sitio das Fontes. Fui para Faro logo de manhã, por volta das 08h45, e apanhei chuva até à zona de Loulé! O resto do dia, foi de céu parcialmente nublado e quentinho.