Seguimento Sul - Abril 2015

Em Beja aquilo parece supercelular...as condicoes sao boas com o low level jet de sueste nos niveis baixos a trazer energia e mais de 120km.h sobrepostos a 9km do quadrante oeste...shear rotacional assim favorece supercelulas que poderao nao ser tornadicas devido à falta de cape mais robusto e helicidade proximo da superficie.

O que eu notei especialmente foi o carácter individualizado do movimento e a configuração persistente. Enquanto as restantes células do aglomerado progrediam mais depressa para NNE, aquela pouco se moveu, ainda lá está mas definhando. As outras passaram já há muito a linha Beja-Serpa mas esta ainda não chegou lá sequer.
AFI84ot.jpg

• Gosto
Reactions: actioman e MSantos
Boas, por aqui, dia de céu nublado e à tarde já apareceu o sol. Ontem, à noite ainda trovejou mas foi rápido e não choveu quase nada. Hoje, choveu qualquer coisita de manhã mas nada demais.

Máxima: 18.3ºC
mínima: 13.8 mm

Precipitação: 3 mm

O acumulado, nestes dias foi de 7 mm, que belo fiasco, e o carro castanho. :angry: Sábado vai ser mais um excelente dia para as lavagens de carros. :disgust:

• Gosto
Reactions: StormRic
Também reparei nisso, parecia uma "right-mover" mas por outro lado no perfil vertical a altura era modesta.

Já não dá para ver as imagens no radar dinâmico, mas esta tarde, julgo que à hora de almoço sensivelmente, ou um pouco antes, uma célula severa que passou ali na zona da Comporta em direcção a Setúbal, dividiu-se naquilo que me pareceu ser um tipico "splitting", diferenciando-se depois 2 células bem distintas originadas na célula original... pena já não dar para ir buscar essa sequência.., mas foi bem interessante....

• Gosto
Reactions: StormRic
Já não dá para ver as imagens no radar dinâmico, mas esta tarde, julgo que à hora de almoço sensivelmente, ou um pouco antes, uma célula severa que passou ali na zona da Comporta em direcção a Setúbal, dividiu-se naquilo que me pareceu ser um tipico "splitting", diferenciando-se depois 2 células bem distintas originadas na célula original... pena já não dar para ir buscar essa sequência.., mas foi bem interessante....

Já analisaste as imagens da reflectividade do radar de Loulé?
Referes-te a estas células?
CClewut.jpg

• Gosto
Reactions: ecobcg
Já analisaste as imagens da reflectividade do radar de Loulé?
Referes-te a estas células?
CClewut.jpg

Talvez sejam essas... já não me recordo bem da hora... mas dava para ver bem era no mapa dinâmico... aí não se percebe...