Seguimento Sul - Abril 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Após 42 dias sem chuva e temperaturas altas 7mm é para assentar o pó!
Mais valia não ter chovido deixando a sequência continuar que ia bem encaminhada para bater o recorde... :D:unsure::facepalm:

Boa tarde,
Dia passado pela zona do Grande Lago Alqueva. Muitas nuvens, ambiente fresco à sombra, mas o sol queimava bastante.
Nota-se claramente a situação muito grave de seca que as zonas de Évora para baixo, enfrentam. Aqui, apesar de pouco, ainda se aguenta algum verde nos campos, mas por aqueles lados já estão com a cor dourada típica de verão. O montado é mesmo o pior, com muitas árvores secas, principalmente entre Reguengos de Monsaraz e Moura, isso era bem evidente. O Alqueva lá vai dando mais vida à região, deixo algumas fotos.
Desde Moura, com o paredão ao fundo:
BpuZvTz.jpg

Algures no meio da albufeira :D
c45bZfs.jpg

No paredão:
HkUxKX5.jpg

dwDCsqW.jpg

Desde Monsaraz:
r70Iabe.jpg

KIGwOae.jpg

v0jGBH9.jpg

Temperaturas dentro do normal, mas infelizmente amanhã já começa a subir.
Extremos em Arronches:
Máx: 20,5ºC
Min: 9,8ºC

Tatual: 17,3ºC

Boas, por aqui, dia de céu limpo e subida da temperatura.

Máxima. 26.0ºC
mínima: 15.4ºC

Boas,
Por aqui, o dia de hoje já aqueceu bem. Previsões de meter medo ao susto com a dorsal até perder de vista, que horror! :confused:
nE04srl.png

Ou o verão acaba por vir a ser fresco, ou então não sei. Quando pensava que 2022 era uma exceção, eis que o ano a seguir ainda está a ser pior.

Máx: 28,2ºC
Min: 9,9ºC

18,5ºC
atuais.

Deixo aqui o "Maio 2016"... A instabilidade até veio logo no ínicio do mês. Julgava que tinha sido um pouco mais tarde...
'Seguimento Sul - Maio 2016' https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-maio-2016.8739/

Face ao tempo que temos tido só penso em algo do género mas torna-se cada vez mais difícil, principalmente a sul.

Em 10 dias o dia mais fresco foi hoje...
Nem se sabe quando é que a máxima vai descer dos 28°c, vá para não ser muito mau...
É uma sequência muito má e acho que tem tudo para piorar! Normalmente nestas situações existe tendência para uma revisão em alta dos valores de temperatura à medida que vamos entrando no evento.

Deixo aqui o "Maio 2016"... A instabilidade até veio logo no ínicio do mês. Julgava que tinha sido um pouco mais tarde...
'Seguimento Sul - Maio 2016' https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-maio-2016.8739/

Face ao tempo que temos tido só penso em algo do género mas torna-se cada vez mais difícil, principalmente a sul.
Até foi um Maio bem distribuído por todo o Algarve https://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/2686-resumo-climatologico-do-mes-de-767086

Boas, por aqui, dia de céu limpo e calor.

Máxima: 28.0ºC
mínima: 16.8ºC

Às 2 h da manhã tinha 22.2ºC.

A primavera de 2016 foi bastante chuvosa, aqui na minha zona tanto abril como maio tiveram acumulado mensal a rondar os 100mm. Saudades! :rolleyes:
No ano seguinte, surge o abril mais seco desde que há registos, mas fevereiro e março desse ano até foram razoáveis em termos de precipitação, o que ajudou a amenizar um pouco. Este ano, fevereiro foi outra desgraça, março pouco melhor e abril tem um dia de precipitação (tal como em 2017) e uma anomalia de 5ºC na temperatura máxima em alguns locais, portanto, se maio não for diferente será péssimo.
Podemos ter a suposta primavera lá mais para a frente, não se exclui essa possibilidade, pois já se pode esperar tudo.
É das tais coisas...só não vê que algo não está bem, quem não quer.

Máx: 28,5ºC
Min: 10,9ºC

Noite de verão, 18,8ºC atuais.

Última edição:
A primavera de 2016 foi bastante chuvosa, aqui na minha zona tanto abril como maio tiveram acumulado mensal a rondar os 100mm. Saudades! :rolleyes:
No ano seguinte, surge o abril mais seco desde que há registos, mas fevereiro e março desse ano até foram razoáveis em termos de precipitação, o que ajudou a amenizar um pouco. Este ano, fevereiro foi outra desgraça, março pouco melhor e abril tem um dia de precipitação (tal como em 2017) e uma anomalia de 5ºC na temperatura máxima em alguns locais, portanto, se maio não for diferente será péssimo.
Podemos ter a suposta primavera lá mais para a frente, não se exclui essa possibilidade, pois já se pode esperar tudo.
É das tais coisas...só não vê que algo não está bem, quem não quer.

Máx: 28,5ºC
Min: 10,9ºC

Noite de verão, 18,8ºC atuais.
Este ano, por este andar chegamos aos 50°C ou a sinoptica muda ou estamos "queimados", em Julho do ano passado foi infernal e este ano não sei. Desde Março que levamos com calor com alguns intervalos mas com temperaturas muito acima da média e teremos o Abril mais quente de sempre.

Este ano, por este andar chegamos aos 50°C ou a sinoptica muda ou estamos "queimados", em Julho do ano passado foi infernal e este ano não sei.
Disse isso precisamente há uns tempos, os 50°c em Portugal é uma questão de tempo, mais ano menos ano, o ano passado só não se bateu o recorde nacional porque a trovoada apareceu, estamos em Abril e já não muito longe dos 40°c em sítios mais quentes....
Não aguro nada de positivo para este verão, mas espero estar redondamente enganado..

Última edição:
Este ano, por este andar chegamos aos 50°C ou a sinoptica muda ou estamos "queimados", em Julho do ano passado foi infernal e este ano não sei. Desde Março que levamos com calor com alguns intervalos mas com temperaturas muito acima da média e teremos o Abril mais quente de sempre.
Enquanto as depressões continuarem a descer em latitude a oeste dos Açores, não saímos disto porque, em contrapartida, a dorsal é obrigada a subir em latitude. Mais tarde ou mais cedo tal padrão terá de mudar, resta é saber quando e se se mantiver nos próximos meses será, sem dúvida, para esquecer.
Até ao momento, 12 dias de abril tiveram máxima acima dos 25ºC aqui por Arronches e tendo em conta as previsões até ao final do mês, acabarão por ser mais de metade dos dias.

Impensável para mim voltar à seca severa 4 meses depois de ver cheias com dimensões que nunca tinha presenciado e por este andar, voltamos à seca extrema rapidamente. Só prejuízos por todo o lado, é uma tristeza.

Durante as 6h estavam 6°C em Aljezur e 21°C na Fóia, diferença interessante. Estou curioso para ver se Aljezur terá uma subida drástica de temperatura até vir a brisa marinha.

O quê que se passou em Portalegre, o efeito Föhen não acontecia apenas com vento de nordeste, como é que ficou ~10h parado nos 19°C?