tonítruo
Nimbostratus
Mais valia não ter chovido deixando a sequência continuar que ia bem encaminhada para bater o recorde...Após 42 dias sem chuva e temperaturas altas 7mm é para assentar o pó!

Mais valia não ter chovido deixando a sequência continuar que ia bem encaminhada para bater o recorde...Após 42 dias sem chuva e temperaturas altas 7mm é para assentar o pó!
Isso é um bocado sórdidoMais valia não ter chovido deixando a sequência continuar que ia bem encaminhada para bater o recorde...![]()
Até foi um Maio bem distribuído por todo o Algarve https://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/2686-resumo-climatologico-do-mes-de-767086Deixo aqui o "Maio 2016"... A instabilidade até veio logo no ínicio do mês. Julgava que tinha sido um pouco mais tarde...
'Seguimento Sul - Maio 2016' https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-maio-2016.8739/
Face ao tempo que temos tido só penso em algo do género mas torna-se cada vez mais difícil, principalmente a sul.
A primavera de 2016 foi bastante chuvosa, aqui na minha zona tanto abril como maio tiveram acumulado mensal a rondar os 100mm. Saudades!Deixo aqui o "Maio 2016"... A instabilidade até veio logo no ínicio do mês. Julgava que tinha sido um pouco mais tarde...
'Seguimento Sul - Maio 2016' https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-sul-maio-2016.8739/
Face ao tempo que temos tido só penso em algo do género mas torna-se cada vez mais difícil, principalmente a sul.
Este ano, por este andar chegamos aos 50°C ou a sinoptica muda ou estamos "queimados", em Julho do ano passado foi infernal e este ano não sei. Desde Março que levamos com calor com alguns intervalos mas com temperaturas muito acima da média e teremos o Abril mais quente de sempre.A primavera de 2016 foi bastante chuvosa, aqui na minha zona tanto abril como maio tiveram acumulado mensal a rondar os 100mm. Saudades!
No ano seguinte, surge o abril mais seco desde que há registos, mas fevereiro e março desse ano até foram razoáveis em termos de precipitação, o que ajudou a amenizar um pouco. Este ano, fevereiro foi outra desgraça, março pouco melhor e abril tem um dia de precipitação (tal como em 2017) e uma anomalia de 5ºC na temperatura máxima em alguns locais, portanto, se maio não for diferente será péssimo.
Podemos ter a suposta primavera lá mais para a frente, não se exclui essa possibilidade, pois já se pode esperar tudo.
É das tais coisas...só não vê que algo não está bem, quem não quer.
Disse isso precisamente há uns tempos, os 50°c em Portugal é uma questão de tempo, mais ano menos ano, o ano passado só não se bateu o recorde nacional porque a trovoada apareceu, estamos em Abril e já não muito longe dos 40°c em sítios mais quentes....Este ano, por este andar chegamos aos 50°C ou a sinoptica muda ou estamos "queimados", em Julho do ano passado foi infernal e este ano não sei.
Enquanto as depressões continuarem a descer em latitude a oeste dos Açores, não saímos disto porque, em contrapartida, a dorsal é obrigada a subir em latitude. Mais tarde ou mais cedo tal padrão terá de mudar, resta é saber quando e se se mantiver nos próximos meses será, sem dúvida, para esquecer.Este ano, por este andar chegamos aos 50°C ou a sinoptica muda ou estamos "queimados", em Julho do ano passado foi infernal e este ano não sei. Desde Março que levamos com calor com alguns intervalos mas com temperaturas muito acima da média e teremos o Abril mais quente de sempre.