Seguimento Sul - Agosto 2012

Registo
3 Abr 2012
Mensagens
17
Local
Amadora (150m) e V.R.Sto António (15m)
Não me parece que seja a zona mais quente de Portugal e também não tenho a certeza que seja a zona mais quente no verão de Portugal ( seja continental ou insular).

Isto também porque, atenção que no Alentejo também existe a bacia e o Vale do Guadiana ( ainda que quase sem registos climáticos).

E também há outras zonas bem quentes, como algumas regiões da Beira Baixa.

Sim, claro, se reparares bem, eu disse "dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão", não digo que é o local mais quente. Já reparei, pelos mapas do IM, que algumas zonas muito restritas (tipo "nanoclima":D) dos Vales do Tejo, do Douro e do Guadiana alentejano apresentam alguns recordes de temperatura máxima e mesmo média, especialmente no Verão. Também as zonas da raia alentejana e beirã talvez ultrapassem Alcoutim e Castro Marim. Agora, quando de Junho a Setembro, as mínimas deverão rondar uma média de 18ºC e as máximas uns 32ºC, dará uma média de mais ou menos 25, o que para estes 4 meses em conjunto (estou a considerar neste caso um pouco mais do que estritamente o Verão) parece-me bastante elevada. Mas não digo que seja "o" local com o Verão mais quente, mas seguramente um dos mais quentes, realço, na temperatura média (não na máxima, obviamente). De qualquer forma já foste a Alcoutim no Verão? É tão quente quanto Mértola. Talvez com as máximas ligeiramente mais baixas e as mínimas ligeiramente mais elevadas.

PS: isto já começa a ficar fora do âmbito do seguimento meteorológico:D
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, o céu está nublado por nuvens com cara de convectivas, :lol: já que no satélite e no radar indicam algumas células a sul do Sotavento Algarvio. :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, claro, se reparares bem, eu disse "dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão", não digo que é o local mais quente. Já reparei, pelos mapas do IM, que algumas zonas muito restritas (tipo "nanoclima":D) dos Vales do Tejo, do Douro e do Guadiana alentejano apresentam alguns recordes de temperatura máxima e mesmo média, especialmente no Verão. Também as zonas da raia alentejana e beirã talvez ultrapassem Alcoutim e Castro Marim. Agora, quando de Junho a Setembro, as mínimas deverão rondar uma média de 18ºC e as máximas uns 32ºC, dará uma média de mais ou menos 25, o que para estes 4 meses em conjunto (estou a considerar neste caso um pouco mais do que estritamente o Verão) parece-me bastante elevada. Mas não digo que seja "o" local com o Verão mais quente, mas seguramente um dos mais quentes, realço, na temperatura média (não na máxima, obviamente). De qualquer forma já foste a Alcoutim no Verão? É tão quente quanto Mértola. Talvez com as máximas ligeiramente mais baixas e as mínimas ligeiramente mais elevadas.

PS: isto já começa a ficar fora do âmbito do seguimento meteorológico:D


Resposta dada:

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/local-mais-quente-de-portugal-50-c-possivel-1425-39.html
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
V.R.S.A

Por aqui ceu parcialmente nublado e vai pingando fraco e de forma inconsistente! Temp: 25.3ºC

A nuvens são de cariz convectivo...

Edit: Cai neste momento pingas grossas e quentes !!

Novo Edit: Como começa tambem acaba!! Mas ja tinha saudades de ver chover qualquer coisa!! hehe
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Boas

Por aqui céu pouco nublado. Vento fraco. 27.5ºC. Um agradável dia de praia, tirando a temperatura da água (minhas ricas praias fluviais...).

De manhã eram visíveis a SE cumulus congestus e algumas «microcélulas».
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, depois de alguma nebulosidade de manhã, o céu ficou limpo. :sono:

Máxima: 27.7ºC
mínima: 18.3ºC
actual: 24.1ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado por nuvens altas.

Máxima: 28.3ºC
mínima: 17.8ºC
actual: 23.8ºC
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Boa noite

Sigo com 23.0ºC, vento moderado, céu pouco nublado por cirrus e rastos de condensação de aeronaves. Está uma noite fantástica.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e subida da temperatura.

Máxima: 28.7ºC
mínima: 18.8ºC
actual: 26.8ºC

Aí vem novamente, o :calor: este ano não desarma. E já vai em 101 dias sem cair pinga. :shocking:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
V.R.S.A.

Actuais:25.9ºC ( Está a entrar um bafo quente..)

Max: 28.7ºC

Rica noite que etá a ficar, sem vento... á maneira!!

Em relação ao nº de dias que não cai uma pinga por aqui é muito mais reduzido que em Olhao!! :D Embora não dessem para nada!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia quente com a rotação do vento para NW a fazer disparar a temperatura.

Máxima: 33.8ºC
mínima: 18.0ºC
actual: 28.8ºC