Seguimento Sul - Agosto 2013

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Confirmo! Célula de grandes dimensões a leste, bem visível mas nao audível :) deve estar a descarregar bem em barrancos, e nas espanholas ensinasola e picos de aroche

Neste momento chove fraco a moderado em Barrancos, às 18:40 h foi a hora que a precipitação atingiu maior intensidade.
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Neste momento acho que as pessoas de Portalegre já conseguem ver a trovoada a sudeste.
O radar do ipma e sat24 já indicam trovoada para esses lados( Sudeste de Portalegre).

Imagem Radar da intensidade de precipitação

tsml.png
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Ninguém de Portalegre consegue visualizar a tempestade que está a sueste e colocar algumas fotografias se as condições o permitirem?:thumbsup:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Não tenho vista suficiente para esse lado, tenho parte da serra de S. Mamede a tapar. Essa célula passou aqui já na sua fase de morte e "reacendeu" a SE daqui, evoluindo nisso. Poderias ter mais sorte na webcam MeteoElvas, mas duvido.

26,2ºC. Máxima de 32,4ºC e mínima de 17,4ºC. Vento máximo de 30,6 km/h, média (10min) máxima de 20,1 km/h. Céu maioritariamente nublado durante o dia.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ninguém de Portalegre consegue visualizar a tempestade que está a sueste e colocar algumas fotografias se as condições o permitirem?:thumbsup:

Tens alguma coisa contra os de Elvas? :p

Daqui vislumbram-se apenas os clarões a Nordeste, mas nada de raios e não há som. Mas vai passar ao lado...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
291000Z 19004KT 160V220 9999 FEW010 BKN025 23/20 Q1015=

0º é Norte portanto o vento tem variado entre SSW e SSE sendo predominante de SSE. Nublado acima dos 750 mt.

o2zt.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Vamos ver se chega cá alguma coisa! Para já a acção está demasiado a leste mas parece que a tendência é avançar para oeste/sudoeste, ou seja podemos ter uma trovoada a vir de Nordeste o que geralmente é bom para a serra do Caldeirão. Vamos ver...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a coisa vai evoluindo, o céu cobriu-se de um tecto de nuvens aqui por Faro. A trovoada de Messines dissipou-se um pouco mas está a aumentar a área...
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Eu tenho um radar que mede a intensidade de precipitação mas não mede a refletividade mas ao menos dá para saber o tamanho da célula, onde se localiza e para onde se move.

Neste momento já existe trovoada a Norte de Loulé.

Imagem Radar da Intensidade de Precipitação

f168.png
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Boa ajuda Miguel. :)

Não sei se é impressão minha mas parece estar a desenhar-se uma espécie de ligação entre essa trovada e Cádis... a oeste não acontece nada.

Depois há as trovoadas da serra de Aracena que estão a mover-se para sul/sudoeste.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,618
Local
Espinho, Aveiro
Célula desenvolvendo a Nordeste de Aljezur,a Nordeste de Serpa e a Norte de Beja a célula está a intensificar-se cada vez mais.

Imagem radar da intensidade de precipitação.
di9q.png


Editei o comentário ás 15:22h
Imagem da Reflectividade das Células- mostra muito bem o desenvolvimento duma célula a nordeste de Aljezur.

201308291410_r8se.gif