Seguimento Sul - Agosto 2014



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
o momento do disparo térmico... devemos andar pelos 35ºC nesta altura. Bastante calor na rua.


Bom disparo, sempre interessante ver as oscilações da temperatura consoante o quadrante do vento.

dqqkcn.jpg
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Lá está, não sei se é coicidência ou não, mas no Algarve a temperatura parece comportar-se de maneira diferente, já há muito tempo tenho observado que quando o resto do país está quente o Algarve arrefece, quando o resto do país está mais fresco o Algarve aquece. Alguma explicação?
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Lá está, não sei se é coicidência ou não, mas no Algarve a temperatura parece comportar-se de maneira diferente, já há muito tempo tenho observado que quando o resto do país está quente o Algarve arrefece, quando o resto do país está mais fresco o Algarve aquece. Alguma explicação?

O vento de Norte/Noroeste esta para o Algarve como o Este está para o Entre Douro e Minho e Beira Litoral...ou como o Oeste está para Trás Os Montes...Normalmente as entradas de Sul não são tão agressivas para o Algarve...ja para o resto do País sim...talvez o vento de Sul seja aquele que deixa o país mais "homogéneo" em termos de Tmáx.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Ah! Nada disto é indissociavel do efeito fohen...as temperaturas mais altas na costa cantábrica ocorrem com entradas de Sul devido precisamente ao efeito da cordilheira cantábrica...daí o Entre Douro e Minho aquecer tanto com as entradas de Este...aí é a cordilheira Galaico-Duriense a potenciar o fohen...
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e 1337

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado/limpo com algumas nuvens altas e mais um dia em que a temperatura disparou ao final da tarde.

Máxima: 33.6ºC
mínima: 21.8ºC
actual: 29.9ºC


Lá está, não sei se é coicidência ou não, mas no Algarve a temperatura parece comportar-se de maneira diferente, já há muito tempo tenho observado que quando o resto do país está quente o Algarve arrefece, quando o resto do país está mais fresco o Algarve aquece. Alguma explicação?

Se tu veres ao longo do dia, as temperaturas no Algarve vão variando conforme a direcção do vento, nem sempre o vento de NW/N vem quente, em Julho tivemos dias com vento de NW e o disparo não ocorreu, tem que existir calor no interior senão isto já não acontece. Mas, o vento é o principal elemento, está dependente da intensidade e direcção que ele tem no país e tem que ser minimamente capaz de quebrar a brisa marítima, senão nada feito. Nos últimos 3 dias, todo o país tem como vento dominante o NW, como a brisa marítima que afecta o litoral algarvio a partir das 13/14 horas chega sempre, esse fluxo de NW é quebrado e a temperatura desce significativamente, por vezes, existe uma quebra de 3ºC a 7ºC na temperatura, como à medida que a tarde vai passando a brisa marítima tende a enfraquecer e o resto do país está com o fluxo de NW moderado, leva a que o vento mude de SW/W para NW/N e a temperatura dispara entre 4ºC a 8ºC dependente da hora a que dá-se a respectiva mudança.

Depois, tens os dias excepcionais, em que o fluxo de NW/N é tão forte que quebra a brisa marítima por completo e faz com que a temperatura atinja valores bastante elevados, em 2012 no mês de Agosto aconteceu isso em que a máxima foi superior a 40ºC nalgumas estações no Algarve, em Maio de 2012 também houve um dia em que não aconteceu a brisa marítima e a máxima foi aos 38ºC e depois existe o caso mais importante de todos, no mês de Julho de 2004 em que a máxima chegou aos 44.3ºC e eu tive mais de 45ºC.

A entrada de sueste no Algarve, normalmente no 1º dia tende a ser mais quente do que nos dias seguintes, mas a temperatura sobe até ali ao meio-dia/13 horas e depois mantem-se constante e depois é no último dia de levante quando o fluxo de NW já afecta grande parte do país e faz com que o NW apareça e isso faz disparar as temperaturas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Enquanto, o IPMA não coloca o aviso amarelo no Algarve e nem respeita os seus critérios de emissão, porque tivemos dois dias em que a temperatura máxima esteve no intervalo do aviso amarelo e nada, devem pagar algum imposto por meterem o Algarve em aviso amarelo. :lmao:

A ARS Algarve colocou o Algarve em Alerta Amarelo para o dia de amanhã devido às temperaturas elevadas.

Já ontem, o site 112.pt, tinha o Algarve com um elevado número de ocorrências e hoje o panorama é o mesmo com muitas ocorrências devidas a doença/trauma, tenho uma amiga que trabalha no Hospital de Faro e diz que aquilo tem sido um caos devido ao aumento de casos de desidratação com o calor que tem-se feito sentir.

17278553_JwwzH.jpeg
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas
Por Quarteira - loulé dia de céu praticamente limpo apenas algumas nuvens altas dispersas!
Tmax: 32.4ºc
Tmin: 21.3ºc
Atuais: 27.5ºc
Novamente a temperatura descer bastante com a entrada de brisa marítima (vento de W/WS) por volta das 12h , que com o decorrer da tarde foi enfraquecendo fazendo com que a corrente de N/NW entre por volta das 18h e dispare as temperaturas !
 

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Manha de céu limpo com vento a soprar fraco de NW e uma temperatura actual de 25,9º! a mínima esta noite foi de 18,3º! Mais um dia deste Verão "sem graça "nehuma!Pior mesmo para quem está pelo litoral! Segundo me disse ontem quem tem um negocio de surf perto da Ericeira este esta a ser um dos piores Verões dos últimos anos!!!!!!!!!!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pior mesmo para quem está pelo litoral! Segundo me disse ontem quem tem um negocio de surf perto da Ericeira este esta a ser um dos piores Verões dos últimos anos!!!!!!!!!!

É verdade que está a ser um verão com elevado numero de dias com nebulosidade,é inegável, mas quem mora e conhece o clima Ericeirense, está relativamente habituado a tal cenário. Os verões não têm que ser forçosamente todos iguais.
 

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
É verdade que está a ser um verão com elevado numero de dias com nebulosidade,é inegável, mas quem mora e conhece o clima Ericeirense, está relativamente habituado a tal cenário. Os verões não têm que ser forçosamente todos iguais.

Pois não amigo! há o Verões maravilha e os Verões de m.....! este é um de m....!
já agora posso informar que estou no Alqueva junto á Aldeia da Luz com céu limpo vento moderado de norte e temperatura a marcar agora 33,3º!..........a agua da albufeira está a 28,2º................uma sopa!