Seguimento Sul - Agosto 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Ago 2019 às 11:12.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    O sol já vai espreitando.
    21,4mm.

2. JPAG

JPAG
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Fev 2016
    Local:
    Vila Viçosa (400 m)
    Bem, depois de me queixar que nunca apareciam trovoadas por aqui, S.Pedro respondeu-me com uma :lol:

Há cerca de 1 hora, trovões, vento forte, grande arrefecimento e nos últimos minutos alguns aguaceiros.

Grande linha de instabilidade, de Beja a Portalegre. Pelo que tenho visto descarregou bem na zona Borba-Estremoz, com relatos de granizo.

Em Vila Viçosa cada vez mais escuro e trovões cada vez mais fortes. Vem nesta direção, mas perdeu alguma intensidade. Mas mesmo assim é com cada estrondo.. :bombar::trovao:

3. JPAG

JPAG
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Fev 2016
    Local:
    Vila Viçosa (400 m)
    Video junto a Brinches (Serpa):

4. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Que loucura, tanta água que se vai embora, e amanhã está tudo seco de novo, pois nem uma gota de água entra no solo.
    Parece uma ribeira, em pleno inverno, que decidiu invadir a estrada.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Miguel96

Miguel96
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    13 Fev 2011
    Local:
    Cidade de Espinho (alt:450mts)
    Agora

Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk

6. vamm

vamm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Set 2014
    Local:
    Ourique
  7. JPAG

JPAG
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Fev 2016
    Local:
    Vila Viçosa (400 m)
    Bem, passada a animação é tempo de fazer um balanço. :D

O evento aqui deu para animar um pouco já que houve trovoada aqui nas redondezas por mais do que 1h. A nível de chuva foi bastante mau. Apenas uns aguaceiros que assentaram o pó, mas que aqui em Vila Viçosa nem chegou a ser suficiente para molhar por baixo das maiores árvores. Na aldeia dos meus avós, perto do Alandroal, na zona raiana, nem sequer chegou a chover. Em Elvas, a 20 km da aldeia, até inundações e cortes de luz houve, o que evidencia bem o curto alcance destes fenómenos.

Deixo aqui também um vídeo da situação em que se encontra a Barragem do Lucefecit (a barragem mais perto de Vila Viçosa). É verdade que não é uma barragem muito grande e que basta um ano "normal" de precipitação para voltar ao normal, mas é sempre triste ver estas imagens. Pelo que me foi dito já há constrangimentos na agricultura (pois a barragem é usada sobretudo na irrigação) e já foram (ou vão ser) retirados peixes de forma a salvaguardar a pouca água existente.
    De acordo com o Snirh, em Julho estava a 16%, agora deve estar a rondar os 10%. A Barragem da Vigia, também aqui perto, está ainda numa situação ainda pior, correndo o risco de secar (por completo!!) no próximo mês. :(

8. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    Essa Barragem esteve a 100% antes do verão do ano passado começar. Tal como a do Abrilongo, rapidamente enche, mas nestas situações perdem também muita água, pois, praticamente só servem para rega. E por falar em situações hidrológicas, a Barragem do Caia deve terminar este mês já bem abaixo dos 20%.
    O próximo ano hidrológico será sem dúvida, decisivo e não sei o que será disto caso seja igual aos anteriores.

9. AndréGM22

AndréGM22
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Set 2014
    Local:
    Alhandra
    Ilha da Armona, vista de hoje à tarde [​IMG]

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

10. Prof BioGeo

Prof BioGeo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    19 Dez 2006
    Local:
    Moura, Alentejo
    Por Moura, também tivemos chuva e trovoada durante a tarde, mas sem, digamos, extravagâncias! Choveu moderadamente durante uns 10 a 15 minutos. Depois continuou a chover fraco durante cerca de 1 hora. Alguns raios e um ou outro trovão mais forte, mas nada de muito significativo.
    O que destaco disto tudo? A frescura que está na rua, absolutamente revigorante e o cheiro intenso a "Campo Alentejano Ressequido que Foi Abençoado com Uma Bela Rega". Não sei como descrever isto melhor, mas o cheiro é tão agradável e tão vincado que mesmo dentro de casa se faz sentir (claro que as janelas estão todas escancaradas!). Como alguém disse há pouco: parece que a natureza, que estava morta de sede, renasceu e libertou um fogo de artifício de moléculas voláteis para comemorar!

#220 Prof BioGeo, 26 Ago 2019 às 22:16
    Última edição: 26 Ago 2019 às 22:22
  11. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    MSantos, Manmarlopes e joralentejano gostaram disto.
  12. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches | Leiria
    A prova de como estas situações são demasiado localizadas está aí. O IPMA tem estações fora das localidades e algumas a uma distância significativa e por vezes não apanham aquilo que muitas vezes se passa dentro das mesmas, principalmente nestes casos. A de Elvas está algures na zona industrial, aparentemente.
    Para além das notícias, uma pessoa conhecida que reside em Elvas disse o mesmo e que também houve vários cortes de luz.
    Enquanto que a EMA acumulou 5,4mm (2,7mm em 2 horas) durante a passagem dessa célula, a netatmo a Norte da cidade, acumulou 11.1mm entre as 8 e as 9h.

13. Manuel Amador

Manuel Amador
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    1 Mar 2018
    Local:
    Samora Correia
    Boa noite

Em modo vacances a reportar desde a Foz do Mira em Vila Nova de Milfontes.

Sem chuva ou trovoadas, mas eram visiveis os cumulos a leste[​IMG][​IMG][​IMG]

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

14. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)

[​IMG] Cúmulo-nimbo próximo a atingir o estado maduro, com início de precipitação.
    Fonte: Wikipédia

O melhor exemplo das precipitações induzidas por convecção (vertical) foi o que sucedeu em Elvas: inundações em algumas artérias da cidade (concerteza ampliadas pelo grande desnível de uns locais para outros) e a algumas centenas de metros pode nem ter chovido.

Manmarlopes e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  15. Maria Flor

Maria Flor
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    14 Jun 2015
    Local:
    Natal
    Então!!..
    Essa festança toda, super cheia de animação por aí a fora e os Algarves não foi convidado?
    Mau, mau....

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página