Seguimento Sul - Agosto 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bem, depois de me queixar que nunca apareciam trovoadas por aqui, S.Pedro respondeu-me com uma :lol:

Há cerca de 1 hora, trovões, vento forte, grande arrefecimento e nos últimos minutos alguns aguaceiros.

Grande linha de instabilidade, de Beja a Portalegre. Pelo que tenho visto descarregou bem na zona Borba-Estremoz, com relatos de granizo.

Em Vila Viçosa cada vez mais escuro e trovões cada vez mais fortes. Vem nesta direção, mas perdeu alguma intensidade. Mas mesmo assim é com cada estrondo.. :bombar::trovao:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Video junto a Orada (Borba):


Que loucura, tanta água que se vai embora, e amanhã está tudo seco de novo, pois nem uma gota de água entra no solo.
Parece uma ribeira, em pleno inverno, que decidiu invadir a estrada.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Agora
4be5593c33548b59ac853be348c83e87.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bem, passada a animação é tempo de fazer um balanço. :D

O evento aqui deu para animar um pouco já que houve trovoada aqui nas redondezas por mais do que 1h. A nível de chuva foi bastante mau. Apenas uns aguaceiros que assentaram o pó, mas que aqui em Vila Viçosa nem chegou a ser suficiente para molhar por baixo das maiores árvores. Na aldeia dos meus avós, perto do Alandroal, na zona raiana, nem sequer chegou a chover. Em Elvas, a 20 km da aldeia, até inundações e cortes de luz houve, o que evidencia bem o curto alcance destes fenómenos.

Deixo aqui também um vídeo da situação em que se encontra a Barragem do Lucefecit (a barragem mais perto de Vila Viçosa). É verdade que não é uma barragem muito grande e que basta um ano "normal" de precipitação para voltar ao normal, mas é sempre triste ver estas imagens. Pelo que me foi dito já há constrangimentos na agricultura (pois a barragem é usada sobretudo na irrigação) e já foram (ou vão ser) retirados peixes de forma a salvaguardar a pouca água existente.
De acordo com o Snirh, em Julho estava a 16%, agora deve estar a rondar os 10%. A Barragem da Vigia, também aqui perto, está ainda numa situação ainda pior, correndo o risco de secar (por completo!!) no próximo mês. :(

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Bem, passada a animação é tempo de fazer um balanço. :D

O evento aqui deu para animar um pouco já que houve trovoada aqui nas redondezas por mais do que 1h. A nível de chuva foi bastante mau. Apenas uns aguaceiros que assentaram o pó, mas que aqui em Vila Viçosa nem chegou a ser suficiente para molhar por baixo das maiores árvores. Na aldeia dos meus avós, perto do Alandroal, na zona raiana, nem sequer chegou a chover. Em Elvas, a 20 km da aldeia, até inundações e cortes de luz houve, o que evidencia bem o curto alcance destes fenómenos.

Deixo aqui também um vídeo da situação em que se encontra a Barragem do Lucefecit (a barragem mais perto de Vila Viçosa). É verdade que não é uma barragem muito grande e que basta um ano "normal" de precipitação para voltar ao normal, mas é sempre triste ver estas imagens. Pelo que me foi dito já há constrangimentos na agricultura (pois a barragem é usada sobretudo na irrigação) e já foram (ou vão ser) retirados peixes de forma a salvaguardar a pouca água existente.
De acordo com o Snirh, em Julho estava a 16%, agora deve estar a rondar os 10%. A Barragem da Vigia, também aqui perto, está ainda numa situação ainda pior, correndo o risco de secar (por completo!!) no próximo mês. :(


Essa Barragem esteve a 100% antes do verão do ano passado começar. Tal como a do Abrilongo, rapidamente enche, mas nestas situações perdem também muita água, pois, praticamente só servem para rega. E por falar em situações hidrológicas, a Barragem do Caia deve terminar este mês já bem abaixo dos 20%.
O próximo ano hidrológico será sem dúvida, decisivo e não sei o que será disto caso seja igual aos anteriores.
_____________
A noite segue muito agradável com 21,1ºC.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Por Moura, também tivemos chuva e trovoada durante a tarde, mas sem, digamos, extravagâncias! Choveu moderadamente durante uns 10 a 15 minutos. Depois continuou a chover fraco durante cerca de 1 hora. Alguns raios e um ou outro trovão mais forte, mas nada de muito significativo.
O que destaco disto tudo? A frescura que está na rua, absolutamente revigorante e o cheiro intenso a "Campo Alentejano Ressequido que Foi Abençoado com Uma Bela Rega". Não sei como descrever isto melhor, mas o cheiro é tão agradável e tão vincado que mesmo dentro de casa se faz sentir (claro que as janelas estão todas escancaradas!). Como alguém disse há pouco: parece que a natureza, que estava morta de sede, renasceu e libertou um fogo de artifício de moléculas voláteis para comemorar!
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Chuva forte provocou mais de 20 inundações e desalojou uma idosa em Elvas

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...-20-inundacoes-e-desalojou-uma-idosa-em-elvas

Olhando, para os acumulados da estação de Elvas, não vejo nada que justifique ter mais de 20 inundações,só se não passou o pior pela estação, de manhã numa hora caíram 2.7 mm e à tarde numa hora caíram 7.7 mm. :wacko:
A prova de como estas situações são demasiado localizadas está aí. O IPMA tem estações fora das localidades e algumas a uma distância significativa e por vezes não apanham aquilo que muitas vezes se passa dentro das mesmas, principalmente nestes casos. A de Elvas está algures na zona industrial, aparentemente.
Para além das notícias, uma pessoa conhecida que reside em Elvas disse o mesmo e que também houve vários cortes de luz.
Enquanto que a EMA acumulou 5,4mm (2,7mm em 2 horas) durante a passagem dessa célula, a netatmo a Norte da cidade, acumulou 11.1mm entre as 8 e as 9h.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Chuva forte provocou mais de 20 inundações e desalojou uma idosa em Elvas

Olhando, para os acumulados da estação de Elvas, não vejo nada que justifique ter mais de 20 inundações,só se não passou o pior pela estação, de manhã numa hora caíram 2.7 mm e à tarde numa hora caíram 7.7 mm. :wacko:


220px-Cumulonimbus_seen_from_Milano-Malpensa_airport%2C_2010_08.JPG
Cúmulo-nimbo próximo a atingir o estado maduro, com início de precipitação.
Fonte: Wikipédia

O melhor exemplo das precipitações induzidas por convecção (vertical) foi o que sucedeu em Elvas: inundações em algumas artérias da cidade (concerteza ampliadas pelo grande desnível de uns locais para outros) e a algumas centenas de metros pode nem ter chovido.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.