Seguimento Sul - Agosto 2022

Registo
14 Jun 2015
Mensagens
96
Local
Aspen
IMG_20220830_193035.jpg

Loulé
 


tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Noite fresca e com algum vento.
Céu limpo durante a manhã e durante o início da tarde até uma linha de instabilidade, vinda de sul, passar de rasante a este. Consequentemente, não choveu mas ainda vi uns 3 relâmpagos e ouvi uns 10 trovões :D

w_ic_d_01.svg
w_ic_d_19.svg

Noite: 17ºCmin, ↘19km/h (37)max, 93%max
Dia: 26ºCmax, ↑15km/h
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite,
Em Arronches, o dia foi de céu limpo e agradável. De manhã estava bastante fresquinho, o que é ótimo.
Ao final do dia, nuvens altas para Sul e Sudeste provenientes da linha de instabilidade que afetou o Algarve.
krmjWRA.jpg

kgTJpKC.jpg



O último dia de agosto é amanhã, mas já se pode dizer que o mês acaba com 0mm. O acumulado anual não passa dos desastrosos 160mm há 2 meses.

A média das máximas este mês, até ao dia de hoje, é de 34,7ºC. Considerando a média de Elvas nas normais 71/2000 ficará cerca de 1ºC acima da média.

Extremos de hoje:
Máx: 30,2ºC
Min: 13,4ºC

24,7ºC
atuais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, sol de manhã e depois uma chuvinha que molhou o chão e 3 trovões. :D

Máxima: 25.9ºC
mínima: 17.5ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas, por aqui, sol de manhã e depois uma chuvinha que molhou o chão e 3 trovões. :D

Máxima: 25.9ºC
mínima: 17.5ºC

Eheh, esses trovões bem contadinhos, mas a chuvinha deu para contar mais do que pingos, pouco, que o "São Pedro" quando abre a torneira também está em poupança :rolleyes:


Loulé: 1,0 mm
Faro (aeródromo): 1,2 mm
Olhão: 0,1 mm
Tavira: 0,6 mm
Castro Marim: 0,7 mm
V.R.S.A: 0,7 mm
Alcoutim: 0,1 mm
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
O dia começou bem fresco e com nevoeiro, mas rapidamente se dissipou. De resto, dia de céu limpo, mas estava-se bem na rua desde que se estivesse à sombra.
Tal como disse o @SpiderVV, só é pena não chover e infelizmente, com a cut-off cada vez mais para norte deverá continuar a ser uma miragem por estas bandas. No dia em que vir chover de forma significativa até digo que é mentira. :p

Máx: 30,5ºC
Min: 12,5ºC

27,8ºC
neste momento.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e com algumas nuvens altas a sul.

Máxima: 27.3ºC
mínima: 15.5ºC

Olhão (Esta Tarde)


1068.jpg
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
Boa noite, por Albufeira:
Noite fresca e com vento.
Dia mais quente e com céu limpo.

w_ic_d_01.svg

Noite: 16ºCmin, ↓23km/h (42)max
Dia: 29ºCmax, ↗18km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por razões pessoais não pude fazer o típico seguimento meteorológico nos últimos dias de agosto, no entanto posso dizer que foram dias claramente instáveis e "fresquinhos". :eek: O 28 de agosto, domingo, mais pareceu um dia de outubro algarvio do que propriamente um dia de verão, com sol de trovoada, céu maioritariamente nublado, alguma brisa de sudoeste, uma temperatura máxima a rondar os 23-24ºC e bastante humidade relativa. Dadas estas condições, decidi deslocar-me até à Tapada Grande na Mina de São Domingos, onde estava algum sol e a temperatura rondava os 30ºC. Ao final da tarde formou-se uma trovoada a poucos quilómetros de distância da praia fluvial e até se ouviram vários trovões ao longe. Depois da paragem para jantar em Santana de Cambas, cheguei inclusive a ver um relâmpago e a chuva acompanhou por vezes o trajeto de Mértola até à zona de Castro Marim. Ao que parece as tais células fracas ainda conseguiram pingar alguma coisa no litoral, visto que a praia costeira no dia seguinte estava cheia de marcas de chuva e os carros estavam cheios de lama ao sair da urbanização. :buh:

Na terça passada, dia 30, vi em várias previsões sobre o facto de poder ocorrer trovoada no Sotavento, e a manhã parecia exatamente corresponder a esse prognóstico: tempo extremamente calmo, alguma nebulosidade negra no mar e o típico sol de trovoada, intensificado pela humidade relativa. Decidi ir até à zona da Praia da Falésia para fugir da nublosidade e da possível precipitação, mas infelizmente foi uma má escolha pois a trovoada atingiu toda a região a leste dos Olhos de Água e não muito depois de pousar as coisas na areia. Antes de chegar à praia ainda estive para ir até à Senhora da Rocha, o que teria sido uma opção muito melhor (mas na altura não sabia). :trovao: Com a chuva e o arrefecimento da temperatura, fui obrigado a sair da praia mais cedo - mas talvez o melhor do dia tenha sido a vista maravilhosa da Ponta das Silvas, com o contraste entre a escuridão das nuvens de trovoada a leste, os mammatus e o sol escaldante em cima. Infelizmente agora não tenho aqui as imagens dessa vista, porque posso já garantir que foi algo impressionante e extremamente bonito... :nicephoto:
No regresso a casa a chuva acompanhou todo o trajeto da Via do Infante entre Loulé e casa. De facto, ainda chegou a chover bem, e a estação do Clube Náutico de Tavira acumulou 0,5 mm. Houve estações que acumularam mais de 1 mm de chuva. Tendo em conta que na maioria dos últimos anos não tem chovido nada no Algarve durante meses a fio no verão, estas são sem dúvidas boas notícias, ainda que obviamente não serão a solução para o grave problema de seca que a região enfrenta! :rain:

O último dia de agosto foi o regresso à "normalidade" de verão, mas o forte vento durante o dia fez-me novamente "obrigar" a viajar de novo um bom bocado, desta vez à Senhora da Rocha. Mesmo com as arribas elevadas, a praia ainda chegou a levar com algum vento e houve momentos mais "frescos". :)