Seguimento Sul - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas, por aqui, está assim:

Extremos:

Máxima: 38.9°C :calor:
mínima: 25.2°C
actual: 36.8°C

Bom dia, estou a caminho de Quarteira e será uma semana de trovoadas em Marrocos e em Espanha, espero conseguir observar relâmpagos noturnos ao longe no mar de Marrocos.

Enviado do meu BV4900Pro através do Tapatalk
A Costa de Marrocos dista, no mínimo, 300km de Quarteira. Duvido que vejas algo.

Neste momento desenvolvimento de nuvens na zona sul do país e uma grande tempestade se forma a sul da Quarteira em Marrocos.

254548af34d7eb612357cbcf0649196f.jpg

Bom dia, estou a caminho de Quarteira e será uma semana de trovoadas em Marrocos e em Espanha, espero conseguir observar relâmpagos noturnos ao longe no mar de Marrocos.

Neste tipo de eventos é possível observar as nuvens convectivas lá muito ao longe, mas ver relâmpagos noturnos desde o Algarve? Diria que é muito improvável, Tânger fica literalmente a 202 km em linha reta da foz do Guadiana em Vila Real de Santo António e é a zona mais próxima do continente africano no Algarve e em Portugal. :hmm:

Nos anos 80 avistei várias vezes actividade eléctrica notável a distâncias que calculei na altura atingirem no máximo 150 km, não mais do que isso. As células eram isoladas no mar e sem quaisquer nuvens entre elas e a costa do Sotavento (ilha da Armona/Fuzeta), condições ideais.

Neste momento desenvolvimento de nuvens na zona sul do país e uma grande tempestade se forma a sul da Quarteira em Marrocos.

Será preciso que as células se movam ou propaguem para o mar para haver avistamento nocturno da actividade eléctrica. Também é necessária atmosfera limpa nos níveis baixos na costa e ao largo até pelo menos uma centena de quilómetros.

Neste tipo de eventos é possível observar as nuvens convectivas lá muito ao longe, mas ver relâmpagos noturnos desde o Algarve? Diria que é muito improvável, Tânger fica literalmente a 202 km em linha reta da foz do Guadiana em Vila Real de Santo António e é a zona mais próxima do continente africano no Algarve e em Portugal. :hmm:
Mais depressa, se vê os holofotes da PM atrás das lanchas voadoras. :D

Boas,
Por aqui, os dias têm começado com nevoeiro e frescos. Temperaturas máximas finalmente mais agradáveis, tanto ontem como hoje. Algumas nuvens altas têm marcado presença.

Extremos de ontem:
Máx: 33,2ºC
Min: 14,6ºC

Extremos de hoje:
Máx: 33,0ºC
Min: 13,6ºC

Neste momento estão 30,5ºC.

Boas,
Por aqui, mais um dia que começou com nevoeiro e fresco. Cenário desde Portalegre para as zonas mais baixas de manhã:
qFFib6u.jpg

Máx: 32,2ºC
Min: 15,5ºC

31,8ºC
neste momento.

Por aqui, mais um dia que começou com nevoeiro e fresco. Cenário desde Portalegre para as zon.s mais baixas de manhã
Frescura matinal que deve saber muito bem, é aproveitar antes da nova onda de calor (não tão agreste como as anteriores, esperemos). Começa no dia 20

Frescura matinal que deve saber muito bem, é aproveitar antes da nova onda de calor (não tão agreste como as anteriores, esperemos). Começa no dia 20
Sem dúvida que sabe muito bem, oxalá que fosse sempre assim.
Tendo em conta as previsões atuais, as temperaturas deverão andar a rondar os 40ºC. Veremos a duração, pois é sempre o que mais me preocupa.

26,1ºC atuais.

Por Portimão (Praia da Rocha) a semana toda, o cenário tem sido muito regular diariamente, NE/SW até ao almoço, NW pela tarde a intensificar. Apenas na terça-feira era tão intenso (comer areia) que deu um êxodo da praia pelas 17h.

Temperaturas sempre acima dos 30°C, hoje o meu Auriol foi aos 31,2°C. Pena a estação do IPMA nunca mais voltar à vida. Alguém sabe onde estava? Acho que vi uma na fortaleza de Santa Catarina.

O final da semana promete no interior do Algarve, mais 40s... Este ano a região está no alvo.