Seguimento Sul - Dezembro 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite !!
Por aqui estamos em tempo de bonança :D

Ora bem o IM acaba de decretar o Alerta Laranja para o Centro e Sul de Portugal, prevendo desde as 21h de hoje até as 9h00 de amanhã chuva forte, acompanhada de trovoada e vento forte a muito forte até 75 km com rajadas de 100 km/h e nas terras altas com rajadas da ordem dos 120 km/h !!

De facto esta noite promete :thumbsup:
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Quando eu estou cá em cima é que há acção no Algarve. Não é justo :lmao:

Bem, a verdade é que no sotavento os ribeiro já têm água e a média do mês já está quase feita, penso, na maioria das estações. Esperemos que esta noite seja feita a média do mês e que, com sorte, se recupere pelo menos parte da água que não caiu nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, ah, e já agora, que isto normalize e que até Junho vá caindo alguma coisa, e que não se instale o anticiclone até ao Verão agora em Janeiro.

Quando eu era mais novo, podia não se fazer a média de um mês ou apenas metade, mas em Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio havia sempre vários dias de instabilidade e frio, nem que fosse fenómenos convectivos na serra. A acalmia desta década não pode continuar.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boa noite !!
Por aqui estamos em tempo de bonança :D

Ora bem o IM acaba de decretar o Alerta Laranja para o Centro e Sul de Portugal, prevendo desde as 21h de hoje até as 9h00 de amanhã chuva forte, acompanhada de trovoada e vento forte a muito forte até 75 km com rajadas de 100 km/h e nas terras altas com rajadas da ordem dos 120 km/h !!

De facto esta noite promete :thumbsup:



Tens toda a razao Aurelio, tudo indica para que esta noite/madrugada haja festival! De facto esta noite promete:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Boa noite !!
Por aqui estamos em tempo de bonança :D

Ora bem o IM acaba de decretar o Alerta Laranja para o Centro e Sul de Portugal, prevendo desde as 21h de hoje até as 9h00 de amanhã chuva forte, acompanhada de trovoada e vento forte a muito forte até 75 km com rajadas de 100 km/h e nas terras altas com rajadas da ordem dos 120 km/h !!

De facto esta noite promete :thumbsup:

E a noite seguinte deverá ser parecida. Não me lembro nos últimos tempos, de alertas laranja por precipitação, exceptuando em dias quentes com convecção, mas esses são alertas de curta duração e pouco abrangentes no território.
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
já construí um abrigo para a maquina fotográfica :D
Se houver trovoada já tenho tudo pronto para fotografar, o problema poderá ser o vento, porque o tripé abana e as fotos podem ficar desfocadas, mas como o relâmpago é muito rápido não deve notar-se se se notar alguma coisa é nas luzes da cidade.
Agora que venha a trovoada :thumbsup:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Sinceramente estou bastante preocupado pessoal!
Aqui onde vivo é mais fustigado do que em Faro.
E com o vento que vai fazer acredito mesmo que alguns ramos de árvore caiam e que a chuva volte a inundar o meu caminho de terra que liga á estrada.
Vai ser bonito vai. O ultimo mostro muito parecido a este fez muito estrago aqui e foi á 2 anos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bom, vamos lá ver se é esta noite que o túnel enche este ano, ainda não encheu.:D

Boas, por aqui, a lua brilha, a calma reina, vejamos nas próximas horas como a coisa corre.:D

Máxima: 18.2ºC
mínima: 12.7ºC

Precipitação : 22 mm

Neste momento, a minha estação toca o alarme de tempestade.:D
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Bom, vamos lá ver se é esta noite que o túnel enche este ano, ainda não encheu.:D

Boas, por aqui, a lua brilha, a calma reina, vejamos nas próximas horas como a coisa corre.:D

Máxima: 18.2ºC
mínima: 12.7ºC

Precipitação : 22 mm

Neste momento, a minha estação toca o alarme de tempestade.:D

Metam baldes e alguidares na rua, pode não chover mais depois disto. :lmao:

Ao pessoal que parece que anda aí preocupado aqui no Sul, tomem as medidas de protecção normais, este evento não é nada por ai além... é perigoso devido às condições do nosso País ( tudo sujo, mau planeamento das cidades e vilas, etc ) por isso e quem mora nesses locais é estar atento à possivel subida da água.

Pessoal com varandas e outros que tais, é guardar estendais, vasos e tudo o que possa ser arrastado ( cães também contam :D ).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 13,7 ºC (14h55)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 9,2 ºC
Pressão atmosférica = 1006 hPa

O dia de hoje teve em destaque o vento forte com rajadas e alguns aguaceiros por volta das horas centrais do dia; depois tudo acalmou com a subida da pressão atmosférica de 999 hPa para os 1006 hPa.

Este mês: Temp. máxima = 16,5 ºC (dia 12); Temp. mínima = - 1,3 ºC (dia 20).