Seguimento Sul - Dezembro 2009

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



Mais uma madrugada/manhã de inverno aqui pelo alentejo-central :thumbsup:

16mm de :rain: até ao momento (178mm mensal :p)...nada mau para esta zona.



Temperatura actual 15,8ºC; vento por vezes moderado de SSW
 


Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Boas
Já tinha escrito o post mas a luz foi-se e só agora o consegui fazer.

Tive conhecimento atraves de uma pessoa amiga que em Faro (Stand da Toyota, junto ao Forum) pelas 11.45h abateu-se lá um vento fortissimo e ficou tudo bastante escuro.
Os vidros do stand começaram a estremecer mt e a pessoa por precaução escondeu-se por detras do balcão da Toyota (Um vidro estalou).

Alguem assistiu ou sabe de algum fenomeno mais intenso que possa ter ocorrido ou tratou-se de vento forte apenas:huh:

OBG
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Bom dia,

... Ontem no Sitio das Fontes o acumulado foi de 25,4mm:rain: , o que perfaz um total neste mês, até às 12h de hoje, de 224,1mm:rain: :D



Afinal sempre chove pelo algarve :lol:
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Boas
Já tinha escrito o post mas a luz foi-se e só agora o consegui fazer.

Tive conhecimento atraves de uma pessoa amiga que em Faro (Stand da Toyota, junto ao Forum) pelas 11.45h abateu-se lá um vento fortissimo e ficou tudo bastante escuro.
Os vidros do stand começaram a estremecer mt e a pessoa por precaução escondeu-se por detras do balcão da Toyota (Um vidro estalou).

Alguem assistiu ou sabe de algum fenomeno mais intenso que possa ter ocorrido ou tratou-se de vento forte apenas:huh:

OBG

Eu estou em Faro e registei na minha estação uma rajada de 69,1km/h (média durante 15 segundos), registei também intensidades de precipitação muito elevadas, em poucos minutos choveu 6mm.
Mas penso que tenha sido apenas vento forte associado à passagem da tempestade, até porque não foi uma rajada isolada, minutos antes registei outra de 65,5km/h.
De qualquer forma esta frente está com um grande potencial, vamos a ver o que a tarde nos reserva. O IM já colocou alerta laranja para o Algarve.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A essa hora, estava na universidade de saída, demorei 15 minutos a fazer da Penha à rotunda do hospital, a carga de água enorme acompanhada por um vento muito fortíssimo, e granizo com algum tamanho considerável e depressa a Estrada da Penha virou um autêntico rio, em 5 minutos Faro virou um caos no trânsito, junto ao Teatro Municipal e o Fórum não sei o que se passou mas vi ramos com algum tamanho a dificultarem o trânsito e só água, um verdadeiro caos.
Em Olhão choveu mas sem qualquer problema.

No concelho de Faro, tive informações agora, que há árvores caídas, algumas casas ficaram sem telhado, muros derrubados, informação recebida via e-mail, mas sem confirmação, ocorreu entre 11h45m e as 12h00m.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
[ame="http://videos.sapo.pt/6rjM5UHKElSilfFzA1AB"]Subida das águas provoca sustos no Algarve - Sapo Vídeos[/ame]
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mau Tempo: aeroporto de Faro alagado
Inundação obrigou ao encerramento de alguns balcões, mas não afectou o tráfego aéreo


O temporal registado esta manhã no Algarve inundou o interior do Aeroporto de Faro obrigando ao encerramento de alguns balcões, mas não afectou o tráfego aéreo, disse à Lusa fonte da empresa que gere o aeroporto.

Segundo constatou a Lusa no local, a forte chuvada que se abateu sobre aquela zona ao final da manhã inundou parte do aeroporto, obrigando ao encerramento de diversos balcões de companhias aéreas e de aluguer de automóveis.

Contudo, apesar do temporal, que também derrubou alguns painéis publicitários, o aeroporto está a funcionar normalmente, não se tendo registado atrasos ou cancelamentos de voos, disse fonte da ANA.

Uma funcionária da «Portway», que descreveu a situação como tendo sido um verdadeiro «dilúvio», contou à Lusa que o balcão onde trabalha ficou «totalmente alagado», à semelhança de outros situados no interior do aeroporto.

O director do Aeroporto de Faro confirmou à Lusa que o sistema de drenagem de águas da infra-estrutura «colapsou» devido à forte chuvada e à queda de granizo, registada durante poucos minutos.

No local estão várias equipas a tentar retirar a água que se acumulou no interior do aeroporto, situação agravada pelo facto de a maré ter atingido o seu ponto máximo perto do final da manhã.

O director do aeroporto, António Correia Mendes, disse prever que a normalidade seja resposta o mais depressa possível, acrescentando que o vento forte também derrubou alguns painéis publicitários.

Segundo contou à Lusa um passageiro do aeroporto, José Condado, o cenário ali vivido lembra «uma piscina», o que, diz, «só acontece no nosso País», devido ao facto de as obras serem quase sempre mal feitas.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-r...faro-tvi24-ultimas-noticias/1112913-4556.html
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
29 Dezembro 2009 - 13h23

Painéis de informação não funcionam
Aeroporto de Faro inundado
O aeroporto internacional de Faro está inundado. Esta manhã o temporal que se fez sentir perto das 11h30 e que durou mais de meia hora, conduziu ao encerramento de várias ruas nas imediações do aeroporto, local onde caíram diversos painéis publicitários.

Dentro do aeroporto os painéis de informação sobre a partida e chegada de voos avariaram e neste momento alguns voos foram cancelados. Dezenas de passageiros encontram-se dentro do recinto à espera de informações.

Fonte Correio da manhã
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Oh meus amigos, especialmente os jornalistas e espero que sejam muitos os que aqui venham:

1) Nenhum voo foi cancelado.
2) Existiram 3 a 4 escalas técnicas e logo na altura de maior intempérie.
3) Antes de dizer asneiradas informem-se, é para isso que o site da ANA serve.

Já mete um bocado de nojo assuntos relacionados com a aeronáutica serem tão mau tratados pelos serviços noticiosos.

Quanto ao tempo, esse realmente não está nada famoso, muitas rajadas de 80km/h, trovoadas localmente fortes, chegou inclusive a cair granizo!

Fiquem bem e os jornalistas do CM já levaram com este mesmo comentário.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Oh meus amigos, especialmente os jornalistas e espero que sejam muitos os que aqui venham:

1) Nenhum voo foi cancelado.
2) Existiram 3 a 4 escalas técnicas e logo na altura de maior intempérie.
3) Antes de dizer asneiradas informem-se, é para isso que o site da ANA serve.

Bom serviço público:thumbsup::D
Vamos esperar pela correcção da notícia do CM.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Dia de muita chuva pela Manta Rota e por Tavira. Desde o princípio da manhã que chove, ora temos chuva fraca ora temos períodos de chuva muito forte. Tudo isto com fortes rajadas de vento e trovoada pelo meio.

Suspeito que esta tarde haja cheias fortes na Ribeira do Almargem e no Rio Gilão.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Esta imagem de radar às 11h30m é bem explicativa do que passou-se esta manhã.

5596147_oSWFS.jpeg


Já foi retirado o alerta laranja para precipitação.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A essa hora, estava na universidade de saída, demorei 15 minutos a fazer da Penha à rotunda do hospital, a carga de água enorme acompanhada por um vento muito fortíssimo, e granizo com algum tamanho considerável e depressa a Estrada da Penha virou um autêntico rio, em 5 minutos Faro virou um caos no trânsito, junto ao Teatro Municipal e o Fórum não sei o que se passou mas vi ramos com algum tamanho a dificultarem o trânsito e só água, um verdadeiro caos.
Em Olhão choveu mas sem qualquer problema.

No concelho de Faro, tive informações agora, que há árvores caídas, algumas casas ficaram sem telhado, muros derrubados, informação recebida via e-mail, mas sem confirmação, ocorreu entre 11h45m e as 12h00m.

Eu posso testemunhar o que ocorreu porque o meu local de trabalho ficou completamente inundado ... sendo que colegas meus já tinham as calças molhadas até aos joelhos !!
Os servidores foram abaixo levando a minha loja ao caos completo, com os funcionários de balde e esfregona na mão.
A trovoada, o vento fortissimo, sinais de transito completamente derubados, grandes inundações na cidade de faro e arredores, os campos completamente alagados.
O pluviómetro do Aeroporto de Faro avariou e mesmo de os dados fornecidos hoje certamente não estão correctos porque garanto que choveu bem mais do que os dados da EMA (Aeroporto de Faro) mostra até ás 11h pois avariou exctamente a essa hora, mas não me admirava nada que tivesse caido 50 mm em meia hora ....
É que nem fazem a minima ideia da carga de água que caia ...
A chuva era o dilúvio como acho que nunca ouvi, dado que não vi o que estava chovendo mas simplesmente era deveras assustador ... e olhem que me assustar é preciso muito pelo menos em meteorologia.
Acho que se durasse mais meia hora assim ..... Faro ficava literalmente debaixo de água !!!
Eu nem faço ideia do que choveu pois não me lembro de ouvir nada igual .... parecia que o céu tinha desabado e fiquei estupectado quando encontrei aqui em Faro em poucos metros todos os sinais de transito derrubados literalmente dobrados.
Para terem a minima ideia do que choveu digo-vos que duas pessoas desmaiaram ao assustarem-se com a enorme chuvada e granizo que fazia estremecer o telhado.
Em relação á minha loja, local onde trabalho os canos rebentaram devido á enorme pressão da água, a água veio do cais quase até ás caixas .....
Esta manhã foi a loucura completa na minha loja ......

Se quiserem mais informações é só perguntarem !!!