Seguimento Sul - Dezembro 2010

Então, como vão as coisas por ai pelo Algarve?

Parece estar animado!

Aqui por Lagoa a situação está "soft", com chuva fraquita.

Ali mais para o Sotavento é que deverá estar a começar a chover um pouco mais. Se bem que me parece que célula estará já a perder a sua força.

Tavira acumulou 7.51 mm.

Não sei o que se passa desde 2003 ou 2004, foge tudo para a Andaluzia. Irra, já irrita!

VRSA (61-90): ~ 490 mm
Faro (61-90): ~520 mm
Tavira (61-90): ~580 mm
Mértola (61-90): ~510 mm

Aeroporto de Sevilha (71-00): 534 mm
Jerez de la Frontera (71-00): 598 mm
Morón de la Frontera (71-00): 551 mm
Huelva (71-00): 490 mm

Caramba, a Andaluzia Ocidental não tem médias anuais muito distintas das nossas! Por que será que foge tudo do Algarve?

Mas por que raio foge tudo para a Andaluzia nos últimos dez anos?

P_AN_lay.jpg

Eles não têm médias mais elevadas que o Algarve!!!

Mas por que raio foge tudo para a Andaluzia nos últimos dez anos?

Eles não têm médias mais elevadas que o Algarve!!!

Desculpem por passar por aqui mas a choradeira:D impele-me a escrever algumas palavras.

As médias são feitas pelos valores entre os anos secos e os húmidos.
Depois de um ou outro ano húmido aparecem anos secos - tem sido sempre assim.
Basta 1 ano extremamente pluvioso para desviar a média dos restantes a tal ponto que depois são muitos os anos "aparentemente" secos.
Durante os meses iniciais do ano (Janeiro a Março) reparem se eles, na Andaluzia, terão tanta precipitação como vocês...Talvez não! Nessa altura a precipitação deve ser mais escassa tão a Sul\Sudeste. Reparem que há zonas de Espanha que vêem a precipitação concentrada no final de Verão e depois andam todo o ano a penar - zona de Valência e Almeria...
Talvez o que se veja na Andaluzia seja assim: poderá ser muito pluvioso este outono (não tenho dados), mas se assim é pensem que provavelmente eles terão o mesmo problema (ou amplificado) nos restantes anos. Se a média deles é equivalente então terão de ter anos muito secos (arrisco a dizer que piores que no Algarve) e outros húmidos.
Se o clima é tendencialmente ciclíco porque não pensar que um destes anos terão pelo Algarve "AQUELE" inverno?!

Saudações cordiais...pensem nisto.:thumbsup:

Boas, por aqui, a chuvita rendeu 3 mm. :lmao::lmao:. Olhando ao Hirlam não se vê nada de extraordinário, nas próximas horas, o mesmo cenário, todos os anos a mesma coisa, já cansa. :(:mad:

Precipitação verificada ontem na Andalucia:

7666290_wI9nf.jpeg

Precipitação verificada ontem no Algarve (Sotavento):

Olhão: 2 mm
Faro: 2.8 mm
Tavira: 6.29 mm

Só Tavira ficou mais perto, mesmo assim abaixo da de Ayamonte. :angry::angry:

A situação por aqui está calminha, vento fraco a moderado de SE/SW, chuva fraca, 14.8ºC. :calor:
A precipitação total de hoje (desde as 0h) até agora são 25mm, pressão em descida depois de ter subido durante a noite.