Seguimento Sul - Dezembro 2010

Boas, inicio de manhã com chuva torrencial e trovoes fortissimos! Há muitos anos que não ouvia trovoes tao fortes! Até os relampagos se vêm como se fosse de noite!:surprise:
Impressionante, faz valer pelos dias em que não houve festa!

É possivel que aquelas células que se avizinham entrando pelo algarve sentido SE sejam convectivas como ontem?:sad:

Bem, trovoes que até assustam, vale mil vezes pelos dias em que não houve nada de jeito.
Até raios se vêm:thumbsup:

É possivel que aquelas células que se avizinham entrando pelo algarve sentido SE sejam convectivas como ontem?:sad:

Sentido SE ou SW?!
São convectivas claro, se fossem estratiformes não eram trovoada...

Trovoada breve mas bastante forte. A Subestação de Estoi está a aguentar-se bem às descargas. Devem ter ocorrido 3 ou 4 por perto porque a tensão oscilou...

LOL ou isso... ainda estou a pensar no dia de ontem que fiquei sem telhado de casa :sad:

Ui.... Mas isso foi outro tipo de fenomeno de convecção... Anenas se pode prever a muito curto espaço de tempo e com base no radar.

E diste temos de falar no tópico de previsão e modelos deste mês.

Bom dia a todos.:D Há muitos anos, mas mesmo muitos que não via o que se passou a partir das 10 horas, o dia virou noite, a iluminação pública acendeu e a trovoada bastante forte, caíram 4 raios a menos de 200 metros da minha casa. Parecia ser noite que os raios viam-se nitidamente bem. A chuva que durante a madrugada já teria sido forte, pelas 4h30 5 horas, por volta das 10 horas foi torrencialmente. Agora sigo com 15.8ºC e um acumulado impressionante de 35 mm. :)

Bom dia a todos.:D Há muitos anos, mas mesmo muitos que não via o que se passou a partir das 10 horas, o dia virou noite, a iluminação pública acendeu e a trovoada bastante forte, caíram 4 raios a menos de 200 metros da minha casa. Parecia ser noite que os raios viam-se nitidamente bem. A chuva que durante a madrugada já teria sido forte, pelas 4h30 5 horas, por volta das 10 horas foi torrencialmente. Agora sigo com 15.8ºC e um acumulado impressionante de 35 mm. :)

Pois eu não posso dizer o mesmo ... trovoada sim existiu mas a chuva foi sempre moderada, eu diria que entre as 08h e as 10h cairam uns 12 mm !!
O que se passou aí foi que passou uma célula extremamente potente com pico de actividade entre as 09h45 e as 10h30 que passou a Sueste de Faro e provavelmente atingiu em cheio Olhão, e era bem vermelha olhando no radar do IM !!
Sortudo !!

Já estou a passar o video das trovoadas fortes que se fizeram sentir esta manha por cá, no video dá para ouvir o maior trovao de todos desta manhã, mas com muita pena minha só consegui filmar 1 porque tinha a janela do quarto aberta e estava a entrar muita água, por isso só deu para filmar 1trovão bastante forte. Neste momento a sul estão a aproximar-se nuvens muito escuras que pode ser sinal de que a festa por aqui ainda nao acabou! Vamos ver o que sucede;)

A sul as nuvens cada vez estão mais negras, parece que a festa ainda não acabou, no Sat está a entrar uma nova célula mais pequena mas que se pode desenvolver á medida que se vai aproximando, assim espero:D
No entanto, máquina fotografica, telemovél e computador tudo a postos para o que der e vier:lol:

Vamos ver quem vai levar o bilhete... Ou desaba o céu numa boa trovoada ou salpica a rua com uma chuvinha inconsequente...

far101208110030.jpg

imageashx.gif

201012081100r79g.gif