Seguimento Sul - Dezembro 2010

nunessimoes

Cumulus
Registo
2 Out 2010
Mensagens
124
Local
Leiria
Boas, inicio de manhã com chuva torrencial e trovoes fortissimos! Há muitos anos que não ouvia trovoes tao fortes! Até os relampagos se vêm como se fosse de noite!:surprise:
Impressionante, faz valer pelos dias em que não houve festa!

É possivel que aquelas células que se avizinham entrando pelo algarve sentido SE sejam convectivas como ontem?:sad:
 


Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Bem, trovoes que até assustam, vale mil vezes pelos dias em que não houve nada de jeito.
Até raios se vêm:thumbsup:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
É possivel que aquelas células que se avizinham entrando pelo algarve sentido SE sejam convectivas como ontem?:sad:

Sentido SE ou SW?!
São convectivas claro, se fossem estratiformes não eram trovoada...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Trovoada breve mas bastante forte. A Subestação de Estoi está a aguentar-se bem às descargas. Devem ter ocorrido 3 ou 4 por perto porque a tensão oscilou...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
LOL ou isso... ainda estou a pensar no dia de ontem que fiquei sem telhado de casa :sad:

Ui.... Mas isso foi outro tipo de fenomeno de convecção... Anenas se pode prever a muito curto espaço de tempo e com base no radar.

E diste temos de falar no tópico de previsão e modelos deste mês.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Bom dia a todos.:D Há muitos anos, mas mesmo muitos que não via o que se passou a partir das 10 horas, o dia virou noite, a iluminação pública acendeu e a trovoada bastante forte, caíram 4 raios a menos de 200 metros da minha casa. Parecia ser noite que os raios viam-se nitidamente bem. A chuva que durante a madrugada já teria sido forte, pelas 4h30 5 horas, por volta das 10 horas foi torrencialmente. Agora sigo com 15.8ºC e um acumulado impressionante de 35 mm. :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia a todos.:D Há muitos anos, mas mesmo muitos que não via o que se passou a partir das 10 horas, o dia virou noite, a iluminação pública acendeu e a trovoada bastante forte, caíram 4 raios a menos de 200 metros da minha casa. Parecia ser noite que os raios viam-se nitidamente bem. A chuva que durante a madrugada já teria sido forte, pelas 4h30 5 horas, por volta das 10 horas foi torrencialmente. Agora sigo com 15.8ºC e um acumulado impressionante de 35 mm. :)

Pois eu não posso dizer o mesmo ... trovoada sim existiu mas a chuva foi sempre moderada, eu diria que entre as 08h e as 10h cairam uns 12 mm !!
O que se passou aí foi que passou uma célula extremamente potente com pico de actividade entre as 09h45 e as 10h30 que passou a Sueste de Faro e provavelmente atingiu em cheio Olhão, e era bem vermelha olhando no radar do IM !!
Sortudo !!
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Já estou a passar o video das trovoadas fortes que se fizeram sentir esta manha por cá, no video dá para ouvir o maior trovao de todos desta manhã, mas com muita pena minha só consegui filmar 1 porque tinha a janela do quarto aberta e estava a entrar muita água, por isso só deu para filmar 1trovão bastante forte. Neste momento a sul estão a aproximar-se nuvens muito escuras que pode ser sinal de que a festa por aqui ainda nao acabou! Vamos ver o que sucede;)
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
A sul as nuvens cada vez estão mais negras, parece que a festa ainda não acabou, no Sat está a entrar uma nova célula mais pequena mas que se pode desenvolver á medida que se vai aproximando, assim espero:D
No entanto, máquina fotografica, telemovél e computador tudo a postos para o que der e vier:lol:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vamos ver quem vai levar o bilhete... Ou desaba o céu numa boa trovoada ou salpica a rua com uma chuvinha inconsequente...

far101208110030.jpg


imageashx.gif


201012081100r79g.gif