Seguimento Sul - Dezembro 2010

Começa a chover torrencialmente em Olhão sem trovoada.:D Durou 1 minuto, mais um 1 mm acumulado.

Como prometi, cá está o video da trovoada desta manhã. Espero que gostem, vale apena ver;)

Editado por um moderador:
A página do IM tem cerca de 118 mm em Faro, e Faro neste momento deve andar com cerca de 25 mm neste mês, mas não fiz as contas ainda ...

Até às 0h de hoje, ia com 22,7mm.
Entretanto hoje deve andar à volta de 13mm o que dá um total mensal até ao momento de ~35mm.

Neste momento, o total mensal de algumas estações algarvias:

103,3mm - Benafim, Alto fica
~90mm - Sagres
76,7mm - Almancil
66,1mm - São Brás de Alportel
55,6mm - Sítio das Fontes, Lagoa
45,8mm - Albufeira
37,5mm - Tavira (até às 10:20)

Parece que a animação se foi, o céu continua nublado e ainda pode chuviscar mas pelas imagens de satelite nao há formaçao de celula por enquanto, ou seja nao há animação por enquanto.

Neste momento:

17ºc
Céu muito nublado
Vento fraco a 8km/h SSE
Humidade: 94%

Parece que a animação se foi, o céu continua nublado e ainda pode chuviscar mas pelas imagens de satelite nao há formaçao de celula por enquanto, ou seja nao há animação por enquanto.

Neste momento:

17ºc
Céu muito nublado
Vento fraco a 8km/h SSE
Humidade: 94%

Dentro de uma hora vão chegar uma nova vaga de células que trará novamente chuva moderada aqui para o Algarve, podendo caso intensifique a ser algo mais forte no Sotavento

Dentro de uma hora vão chegar uma nova vaga de células que trará novamente chuva moderada aqui para o Algarve, podendo caso intensifique a ser algo mais forte no Sotavento

Como chegaste a essa conclusão?

De repente, do 'nada', nevoeiro... fui ver a temperatura e o termómetro + abrigo já não lá está :angry: deve ter sido vento :(

Sigo com 15.6 °C(máxima de hoje), e cada vez mais nevoeiro. 24.4mm acumulados desde as 6:30.

também me pareceu que viesse aí mais alguma coisa pelo Sat, se bem que poderá ir para espanha...

De repente, do 'nada', nevoeiro... fui ver a temperatura e o termómetro + abrigo já não lá está :angry: deve ter sido vento :(

Sigo com 15.6 °C(máxima de hoje), e cada vez mais nevoeiro. 24.4mm acumulados desde as 6:30.

também me pareceu que viesse aí mais alguma coisa pelo Sat, se bem que poderá ir para espanha...

Sim é possivel que perdeu alguma intensidade (espessura) na parte que vinha em direcção ao Barlavento, e a parte com maior actividade é bem provável que vá parar ao sitio do costume (Andaluzia ocidental)

Tavira acumulou 46.28 mm e eu levo 39 mm. :D

Sim, de facto no Sat24 indica isso mas como sempre e na minha opinião, não vai chegar cá nada de especial e irá afectar provavelmente a zona de Andaluzia.
Só há possibilidade de haver "festa" se se formarem células que venham na direcção sotavento ou entao que se formem cá em cima no seu ponto máximo de força, como foi o caso desta manhã, atingiu a nossa zona no seu ponto máximo de força, assim sim poderá haver animação, de outra forma duvido um pouco, no entanto é ver. :rolleyes:

Tavira acumulou 46.28 mm e eu levo 39 mm. :D

Tavira leva o mês com 70 mm, já não está longe da média, contudo as coisas não são assim tão risonhas quanto isso:

- a região leva um défice hídrico, pois Outubro e Novembro não chegaram às médias do mês;

- este evento que ainda está a decorrer tem provocado uma distribuição heterogénea da precipitação, há locais que levam já bons valores acumulados, como Tavira ou Sagres, outros nem por isso, como Faro ou Castro Marim.

Espero bem que a partir dia 20 volte a chover bem, senão...