Seguimento Sul - Dezembro 2012



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estação IM de Aljezur

011220121436.jpg


Cumulus atlanticus do tipo tramonto...

011220121458.jpg

A estação fica no fundo desse vale? esse vale é o da ribeira de ALjezur certo? a montante ou a juzante de aljezur?

Eu tinha ideia que a EMA estava no fundo do vale naquele ponto a jusante de Aljezur em que a ribeira faz a curva brusca á volta da colina do castelo..

Esses vales são absurdos...em desniveis de menos de 100m podem haver diferenças de mais de 8ºC...e tenho curiosidade se a massa de ar fria que se forma é capaz de ir avançando para o mar até á praia da Amoreira...imagino aquilo como um enorme rio de ar frio que depois despeja ali para o mar..até deve fazer nevoeiro hehe.

Outro caso que deve ser brutal é o do vale de Odeceixe..


Bom, na 1a foto até se ve os Platanos ( n tenho a certeza se são platanos ou choupo branco), já sem folhas...o que indica que as temperaturas por aqueles locais devem ter andado já bem baixas...devem haver outros exemplares noutras zonas onde não chega a inversão que ainda estão verdes...confirmas?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
O dito do vento já fez a temperatura ir aos 6,3ºC tal como já a fez ir aos 5,4ºC... Agora tenho 5,9ºC com vento variável mas predominante de Oeste neste momento.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A estação fica no fundo desse vale? esse vale é o da ribeira de ALjezur certo? a montante ou a juzante de aljezur?

Eu tinha ideia que a EMA estava no fundo do vale naquele ponto a jusante de Aljezur em que a ribeira faz a curva brusca á volta da colina do castelo..

É mesmo onde estás a pensar, mesmo antes de começar a curva... o monte terá uns 98m e dai para norte começa uma espécie de planalto agrícola. A EMA deve estar a uns 10-15m.


Esses vales são absurdos...em desniveis de menos de 100m podem haver diferenças de mais de 8ºC...e tenho curiosidade se a massa de ar fria que se forma é capaz de ir avançando para o mar até á praia da Amoreira...imagino aquilo como um enorme rio de ar frio que depois despeja ali para o mar..até deve fazer nevoeiro hehe.

Outro caso que deve ser brutal é o do vale de Odeceixe..

Também acontece isso que estás a pensar... Em Odeceixe penso que não funciona tão bem porque o vale é mais estreito. Em contrapartida, a ribeira não está tão açoreada e a água das marés sobe mais.

Bom, na 1a foto até se ve os Platanos ( n tenho a certeza se são platanos ou choupo branco), já sem folhas...o que indica que as temperaturas por aqueles locais devem ter andado já bem baixas...devem haver outros exemplares noutras zonas onde não chega a inversão que ainda estão verdes...confirmas?

São choupos brancos. Têm algumas folhas nas pontas que ainda não caíram. Já são de 2ª geração. Antes existiam uns ainda maiores do que estes que foram cortados ai por finais dos anos 90. Estão todos despidos.
 

Happy

Cumulus
Registo
23 Jan 2011
Mensagens
119
Local
Portimão
A caminho do trabalho hoje o carro marcava 2.5º às 7.45 na zona de Odiaxere..Na Penina marcava 4º..Notei que alguns carros na Penina pareciam ter algum gelo, e os campos de golf estavam cheios de geada..:cold:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)