Seguimento Sul - Dezembro 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Tempo muito húmido mas com algum sol e temperatura bastante agradável! No dia de ontem as estradas nem chegaram a secar por completo muito por culpa da chuva da madrugada/ínicio da manhã e da total ausência de vento. Já está assim há mais de uma semana, sem vento, húmido e ameno. Muito bom para o verde que se vai instalando a toda a força.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 13,6 ºC (13h39)
Temperatura mínima = 9,7 ºC (02h24)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 12,8 ºC
Pressão atmosférica = 1025 hPa

Períodos de céu muito nublado por nuvens baixas; chuviscos :rain: durante a tarde.

Este mês: Temp. máxima = 16,2 ºC (dia 18); Temp. mínima = 2,1 ºC (dia 1).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Aqui só posso dizer que é um apocalipse de nevoeiro :lmao: Não desapareceu desde ontem à noite. Máxima de 12,9ºC ás 15:43 e mínima de 10,7ºC ás 0:11. Agora estão 12,8ºC.
Vento fraco. (Máximo de 27 km/h à 1:23)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas,

Por aqui predomina também o nevoeiro intenso, que esteve presente durante quase todo o dia nas zonas junto ao mar, e entrou depois por terra durante a tarde e, às 18h, já era cerrado em Lagoa e Silves.

A temperatura está nos 13,8ºC, com 98% de humidade e sem vento. A máxima do dia foi de 18,9ºC e a mínima foi de 8,1ºC.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Bom tive a consultar os dados do nosso colega ecobcg e o Sítio das Fontes segue o mês com 25,8mm. Almancil segue com 24,38mm. Quanto a estações meteorológicas mais a Norte devem andar à volta dos 40mm, talvez...(alguém com mais dados que dê uma ajudinha)
Escusado será dizer que pouco mais irá mexer. Estimo que até final do mês caiam mais uns 10mm e já é pedir muito. Já só resta a frente de dia 24/25.
Resumindo temos um mês abaixo de metade da média.
Bom pessoalmente não me posso queixar pois aqui a minha zona andou perto dos 300mm o mês passado, no entanto continuo a achar que estamos em seca hídrica (acho que há muita falta de água em profundidade, nos aquíferos). A ver vamos o mês de Janeiro.

Quanto ao dia de hoje só posso dizer que foi excelente!
Algumas nuvens no céu que ainda incomodaram ao fim da manhã/inicio da tarde mas que depois praticamente desapareceram dando lugar a uma bela tarde de sol com temperaturas próximo dos 20ºc:cool:. Quanto a Vento, nem sinal dele.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, foi um excelente dia de sol, com temperatura acima dos 20ºC. :hehe:

Máxima: 20.5ºC
mínima: 11.2ºC
actual: 13.5ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Bom tive a consultar os dados do nosso colega ecobcg e o Sítio das Fontes segue o mês com 25,8mm. Almancil segue com 24,38mm. Quanto a estações meteorológicas mais a Norte devem andar à volta dos 40mm, talvez...(alguém com mais dados que dê uma ajudinha)
Escusado será dizer que pouco mais irá mexer. Estimo que até final do mês caiam mais uns 10mm e já é pedir muito. Já só resta a frente de dia 24/25.
Resumindo temos um mês abaixo de metade da média.
Bom pessoalmente não me posso queixar pois aqui a minha zona andou perto dos 300mm o mês passado, no entanto continuo a achar que estamos em seca hídrica (acho que há muita falta de água em profundidade, nos aquíferos). A ver vamos o mês de Janeiro.

Os dados que tenho da semana de 10/12 a 16/12 mais no interior algarvio são os seguintes:

Alte - 11.4 mm
Messines - 17.6 mm

Faltando o período entre 1 a 9 de Dezembro, é capaz de Alte e Messines andar perto dos 40 mm tal como tu referes.

A frente de 24/25 segundo o GFS não é nada de significativo, onde o GFS dá 1 mm a 2 mm, pelo menos aqui pelo litoral e penso que na serra algarvia também não será nada de especial, dificilmente choverá mais de 5 mm.

Os campos têem uma paisagem verdejante, devido à elevada humidade que se tem sentido que tem mantido os terrenos mais ou menos húmidos, se fosse um tempo mais seco, com a quantidade de precipitação baixa já era capaz de notar-se alguma secura mais superficialmente, mais em sementeiras de favas, griséus e ervilhas. Com, este calorzinho já tenho as favilhas em flor, a ver se não vem alguma geada para queimar a flor e que venha também uma chuvinha para elas não ficarem murchas.

trovoadas, em relação aos aquíferos, a chuva que tivemos em Novembro foi mais superficial e a maior parte escorreu para as ribeiras e pouco infiltrou-se e com este tempo mais seco, os ribeiros aqui por esta zona, já não corre nenhum e pegos de água já são quase um achado.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Os dados que tenho da semana de 10/12 a 16/12 mais no interior algarvio são os seguintes:

Alte - 11.4 mm
Messines - 17.6 mm

Faltando o período entre 1 a 9 de Dezembro, é capaz de Alte e Messines andar perto dos 40 mm tal como tu referes.

A frente de 24/25 segundo o GFS não é nada de significativo, onde o GFS dá 1 mm a 2 mm, pelo menos aqui pelo litoral e penso que na serra algarvia também não será nada de especial, dificilmente choverá mais de 5 mm.

Os campos têem uma paisagem verdejante, devido à elevada humidade que se tem sentido que tem mantido os terrenos mais ou menos húmidos, se fosse um tempo mais seco, com a quantidade de precipitação baixa já era capaz de notar-se alguma secura mais superficialmente, mais em sementeiras de favas, griséus e ervilhas. Com, este calorzinho já tenho as favilhas em flor, a ver se não vem alguma geada para queimar a flor e que venha também uma chuvinha para elas não ficarem murchas.

trovoadas, em relação aos aquíferos, a chuva que tivemos em Novembro foi mais superficial e a maior parte escorreu para as ribeiras e pouco infiltrou-se e com este tempo mais seco, os ribeiros aqui por esta zona, já não corre nenhum e pegos de água já são quase um achado.

Pois é isso que tenho constatado e como gosto de natureza e sou muito observador, vou sempre observando aqui e acolá. Agora não tenho dado umas voltas de bike e não tenho ido ver alguns cursos de água aqui da região. Normalmente nesta altura fazia sempre a ronda por alguns nascentes cársicos os chamados "olhos de água", que temos aqui perto de Loulé e que são deveras espectaculares quando se tomam de água. Este ano não sei como estão mas um nascente que tenho aqui ao pé de casa e que à uns dias referenciei aqui neste tópico já praticamente não corre, a ribeira do cadoiço que nasce a Norte de Loulé logo aqui perto de onde estou também vai seca. Este é o mês tradicional em que estes cursos de água começam a correr e que numa ano normal só secam lá para Junho/Julho.
Algo que também me chamou à atenção, foi na semana passada em que fui a Aljezur, e à vinda para cá passando ali por Marmelete, antes desta localidade estavam cortando e arrancando as raízes de uns eucaliptos e qual o meu espanto quando vejo a terra toda seca e quase empoeirada à volta das mesmas. Bom só vi de longe mas notava-se bem a terra seca!

Em relação ao dia de hoje tive a notícia que se levantou um nevoeiro nas zonas baixas, para a zona de Quarteira/Quatro Estradas, ao final do dia, em que o pessoal pensava que já vinha aí o fim do mundo:lmao: ou às tantas era o D.Sebastião:D
Como estive o dia todo na zona da serra não dei pelo fenómeno. Por lá dia solarengo e apenas bastante humidade ao final do dia. Acho que às 6 da noite já tinha o carro completamente molhado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui continua o nevoeiro cerrado. Está tudo húmido lá fora.

Sim trovoadas, este mês ainda vou com 25,8mm acumulados no Sitio das Fontes, muito longe ainda da média deste mês. Mas pelas perspectivas, não deve subir muito mais que isto. As pequenas ribeiras que por aqui existem estão secas, e os terrenos só não estão mais secos porque os dias têm sido muito húmidos e tem caído de vez em quando 1 a 2mm de precipitação, que vão mantendo a superfície mais húmida.

Mas de resto, se isto continua assim por mais tempo, vamos sentir falta de chuva a sério por cá...
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite malta.
Estou de regresso ao Alentejo para gozar a quadra natalícia. Fiz a viagem desde Corroios entre as 21h30 e as 23h00 quase sempre acompanhado pelo nevoeiro, totalmente cerrado em alguns pontos da Auto-Estrada. Pela meia noite e com a estação instalada à perto de 1 hora registei 9.2ºc e por esta hora já sigo com 10.2ºc. A humidade está nos 97% e bastante nevoeiro. Hora de dormir, e vamos ver o que o dia nos reserva para amanhã.
Que tempo mais enfadonho. :angry:
Até amanhã pessoal.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Por aqui continua o nevoeiro cerrado. Está tudo húmido lá fora.

Sim trovoadas, este mês ainda vou com 25,8mm acumulados no Sitio das Fontes, muito longe ainda da média deste mês. Mas pelas perspectivas, não deve subir muito mais que isto. As pequenas ribeiras que por aqui existem estão secas, e os terrenos só não estão mais secos porque os dias têm sido muito húmidos e tem caído de vez em quando 1 a 2mm de precipitação, que vão mantendo a superfície mais húmida.

Mas de resto, se isto continua assim por mais tempo, vamos sentir falta de chuva a sério por cá...

Longe vão os problemas com o abastecimento público mas agora estamos a braços com um outro problema só que aí ninguém ou quase ninguém se preocupa. Estamos a perder floresta a um ritmo impressionante! Sinceramente não sei onde isto vai parar! e ninguém faz nada! mas pronto isso é outra guerra.

Hoje temos sol, outra vez! e sem vento, outra vez !:)
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Hoje registei uma mínima de 6.6ºc pelas 5h37, sendo que a máxima atingiu os 18.3ºc pelas 16h06. Desde o meio dia que a temperatura anda por volta dos 17/18 graus. Vento segue nulo, obtive um registo máximo de 8 Km/h.
Neste momento sigo com 17.2ºc e 79% HR, a pressão está a descer, registo agora 1023.3 hPa.
Abraço malta
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Forte descida da temperatura, já sigo neste momento com 12.2ºc e 90% HR, uma queda de quase 5 graus no espaço de 1 hora. :shocking: