Seguimento Sul - Dezembro 2012

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
No algarve central não sei se o #trovoadas vai postar alguma coisa esta noite, aqui na costa vicentina nem chuva nem frio, tudo tranquilo. Ainda falta bastante tempo...

Há 25 dias atrás apareceram por aqui temperaturas ligeiramente negativas. Hoje estivemos perto dos 21ºC.

241220121732.jpg
 


Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Por aqui registei no meu cabeçómetro 5 gotas... :lmao:
Ui ui fartura. Tudo na mesma, sem vento, sem frio e sem chuva... Enfim.
11.8ºc e 95%HR.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
3 estruturas em analise.

M6sRV.jpg


Um segmento em arco a aproximar-se de Sagres, poderá trazer vento e chuva, algumas rajadas, poderá intensificar-se nos proximos 30-60min.

Uma estrutura linear a precorrer o vale do Sado para NE...provavelmente vai enfraquecer apesar de haver alguma energia nos niveis médios...poderá haver granizo intenso em alguns pontos tal como rajadas de vento.

Uma estrutura linear a S de Lagos, alinhada com a que vai no vale do Sado ( genese identica), que poderá fortalecer-se nos proximos 30-60minutos.
É mesmo provavel que se intensifique pois a estrutura em arco a SW de Sagres indica o fortalecimento do fluxo de WSW nos niveis médios atraz da mesma, que induz convergencia naquela faixa entre Sagres e Albufeira.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Não chove por ai? Parece que a linha está prestes a passar por essa zona.

Bem se choveu... Somente 5.6mm com um rate máximo de 167.0 mm pela 1h10. A trovoada foi brutal, fortíssima como à muito não via, apanhei um cagaço quando ia fumar um cigarro, desisti logo. Durou uns 15 minutos. Agora ficou só um pouco de vento, registei uma rajada de 29 Km/h, e agora tenho 15.4 Km/h de média dos ultimos 10 minutos.
11.5ºc e 95%HR.
Cumprimentos Jonas.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Avisto clarões intensos a W/SW de Silves e ouve-se a trovoada ao longe. Existe uma camada mais baixa de nuvens a deslocar-se de N para S, e uma outra camada a uma altura superior, a deslocar-se de SW para NE. Curioso.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Fico com a ideia que ainda vai chegar algo mais à zona onde me encontro. Toda essa linha ao largo do Algarve parece-me vir nesta direcção. Corrijam-me se estiver enganado. Sigo com o vento a soprar moderado de NW.
10.5ºc e 93%HR.
A temperatura registou uma subida de cerca de 2ºc durante o evento e voltou a descer cerca de 2ºC desde aí.
Vou continuar por aqui se a net permitir, visto que o Kanguru tá cheio de falhas hoje.
Cumps.
 

LRamos

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
28
Local
Seixal
Odeceixe - Após um período de cerca de 1 hora com vento nulo e temperatura amena, pelas 00h30 abateu-se uma forte chuvada, com intensas rajadas de vento e trovoada que deixou esta Vila e localidades algarvias limítrofes em apagão, que perdura por esta hora.
Neste sector da estrada nacional 120, foram vários os eucaliptos que soltaram cascas e galhos, por acção das fortes rajadas. A cerca de 500m Norte do parque de campismo de S. Miguel, um possante ramo tombou sobre a estrada (N120), tendo a obstruido parcialmente.

Zambujeira do Mar - Neste momento, sobe intensa trovoada
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aquilo em Beja tem pinta de ser uma supercelula....não faço ideia onde foi buscar a força, mas as assinaturas na reflectividade ( V notch+hail core extenso na vertical) apontam para isso.



A entrar por sagres está um segmento linear em arco, bastante interessante, e que se encontra num ambiente teoricamente mais energetico.
Esse pormenor do fluxo de NE á sfc e SW em altura é importante...pois dá indicação de um forte shear direccional, que pode suportar estruturas mesociclonicas..

Veremos...

( A azul o V notch, a vermelho está a célula a individualizar-se a S de Sagres e a linha de convergencia a SSW de Albufeira, com condições para reactivar)
xdR5T.jpg