Seguimento Sul - Dezembro 2016

Bem, está a ser uma tarde de chuva como há muito não via! O facto de a deslocação da mancha de precipitação (aproximadamente SE-NW) ser coincidente com o seu eixo maior, faz com que estejamos a "levar" com muita chuva! Lindo!
TIIojYP.jpg
 
Boas,
Por aqui já chove bem à mais de meia hora, entretanto não é geral, pois a estação do Assumar nem sequer acumula.
O dia começou com sol mas durante a tarde manteve-se nublado.
Máx: 17,2ºC
Min: 10,7ºC

Tatual: 13,4ºC
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Boas, por aqui, dia de céu nublado, com chuva moderada. Nada de especial, vento forte não se viu no fim de semana, chuva forte nem vi nada e trovoada ainda menos, ou seja, um belo fiasco para quem gosta de uma bela chuvada e com trovoada. :buh:

Já lá vão 27 anos, desde do fantástico fabuloso e soberbo Outono de 1989, que saudades das valentes chuvadas desse ano.

Aqui, ficam as imagens da RTP do dia 4 de Dezembro de 1989, para sempre recordar as cheias que fizeram ruir a ponte romana em Tavira.

http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=4016&tm=32&visual=4

Nunca mais tivemos um Outono desse nível, agora existe mais formas de comunicar e circular informação do que no final da década de 80 e isso parece que existe mais fenómenos extremos, mas o que existe é uma panóplia de tecnologia que faz com que se tenha uma percepção diferente e que existe fenómenos extremos mais frequentes. Só, no ano passado tivemos 1 dia que foi parecido, só 1 dia, já imaginaram se no conjunto de 3 meses tivéssemos o dobro da precipitação anual em Faro como aconteceu em 1989, se um dia vier uma situação idêntica vai haver muitos prejuízos e muita tragédia por esse Algarve fora e a culpa será da natureza ou do Homem que constróí em tudo o lado, tapando e desviando cursos de água.
 
Bom dia,
O dia por aqui começou com algum vento mas pouco frio. Hoje havia uma nuvem lenticular por cima da serra mas não consegui fotografar. É raro, mas já não é a primeira vez que vejo esse fenómeno.

Agora céu limpo e vento fraco.
Tatual: 14,7°C
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
o inverno de 1989 terá um período de retorno à volta de 500 anos. Aliás, outono de 1989 porque depois em janeiro-fevereiro-março praticamente não caiu pinga de água.

Faro terminou o ano hidrológico com 1177mm quando o normal são pouco mais de 500.

tudo baixas pressões relativas e muita água precipitável.

Deve ser 500 anos, a contar do ano hidrológico 1996/97, já que no ano hidrológico 1995/1996, Faro também teve mais de 1000 mm. Aliás, o final da década de 80, teve 3 anos extremamente chuvosos e que agora são quase uma miragem, tal como Dezembro de 1992 com 400 mm numa cut-off na semana do Natal. :rolleyes: Lá se foi o retorno de 500 anos em apenas 6 anos depois. :D
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego
Comparação de acumulados na precipitação (Algarve - Andaluzia)
1 dez - 4 dez:

Algarve:

Sagres - 51,6 mm
Aljezur - 71,4 mm
Fóia - 85,6 mm
Faro (Aeroporto) - 77,7 mm
Martimlongo - 73,7 mm (sem dados dia 4/12)
Olhão - 58 mm

Andaluzia.

Ayamonte (Província de Huelva) - 57,4 mm
Cartaya (Província de Huelva) - 204,6 mm
Huelva (Ronda Este) - 130 mm
Moguer, El Arenosillo (Província de Huelva) - 127,5 mm
Cádiz - 78,2 mm
Estepona (Província de Málaga) - 332,7 mm
Manilva (Província de Málaga) - 309,6 mm
Marbella Puerto - 293,4 mm

Fora, os acumulados de hoje:
Vejer de La Frontera (Cádiz) - 103,9 mm
Manilva - 62,4 mm
Estepona - 28,4 mm
Cádiz. 11,4 mm

Resumindo, os valores não andaram muito distantes das previsões dos modelos, embora no sábado os modelos falharam redondamente no Algarve. Na Andaluzia, os modelos falharam e nenhum modelo previu antecipadamente, o dilúvio que aconteceu ontem na província de Málaga.

A Andaluzia teve mais precipitação do que o Algarve, só Ayamonte e Cádiz aproximou-se mais da precipitação ocorrida no Algarve, no Algarve nem a Fóia superou os 100 mm, só a estação de Martimlongo poderá ter-se aproximado só que ontem teve falha e não há registo de precipitação no dia de ontem. Na Andaluzia, a precipitação superou os 100 mm em quase todas excepto em Ayamonte e Cádiz e depois foi o dilúvio com mais de 300 mm em Estepona e Manilva e Cartaya superou os 200 mm.
 
Na serra de Tavira deve ter chovido bem. Vi a noticia no canal CM de alguns problemas na ribeira do Almargem, Rio Seco e em Alcoutim.

Ontem a descer para Sul pelo IC1 vi bastante água nos campos e as ribeiras com bom caudal. Não consegui ver bem o Sado mas parecia que ia bem composto. Ainda nada de especial mas o cenário já está bem diferente mesmo na zona de Ourique. O verde já vem a despontar com muita força e os terrenos com alguma acumulação de água. Apanhei chuva:rain: diluviana na zona da Mimosa à passagem daquela última linha de instabilidade. Na serra Algarvia os cursos iam suaves inclusive o Rio Mira mas de certo ainda não tinham respondido à última carga de água, no entanto parece que a linha de instabilidade despejou mais para leste.

A "lagoa" de Tunes já tem alguma água mas muito substancial. Tem de chover mais! O inverno não pode ser seco, assim esperamos...

Hoje já um dia calmo! Já fazia falta:D Não estamos habituados a tanta humidade:rain:
 
Última edição: