Seguimento Sul - Dezembro 2019

Chove copiosamente. Isto está de loucos...

JGyV5MN.jpg

mfUJIev.jpg

wDlurxe.jpg

A Serra de São Mamede está, literalmente, a transbordar de água. A maior cheia do século (até ao momento) no final de um ano em que, até final de novembro, estava a ser dos mais secos de sempre na região Sul.

JGyV5MN.jpg

mfUJIev.jpg

wDlurxe.jpg

A Serra de São Mamede está, literalmente, a transbordar de água. A maior cheia do século (até ao momento) no final de um ano em que, até final de novembro, estava a ser dos mais secos de sempre na região Sul.
Fico feliz que o alto Alentejo tenha água depois de meses de seca
Falta o baixo Alentejo e Algarve chover mais para melhorar situação
Aqui no Norte é só água a transbordar

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk

Ponte onde se cruzam as duas ribeiras:

Tinha de ficar o momento em que meti o dedo à frente da câmara como imagem...:lol:

Pelo que percebi a barragem do caia com estas chuvas, subiu só ontem para os 20% não sei como estava...

É possível que com esta chuva que está a cair e que deve durar até as 16h de hoje, seja possível entrar em 2020 com a barragem acima dos 50%

Não existem dados online para as barragens do sul, como se vê por exemplo nas barragens do Douro onde se vê a Qin qout, e cota etc etc?

Pelo que percebi a barragem do caia com estas chuvas, subiu só ontem para os 20% não sei como estava...

É possível que com esta chuva que está a cair e que deve durar até as 16h de hoje, seja possível entrar em 2020 com a barragem acima dos 50%

Não existem dados online para as barragens do sul, como se vê por exemplo nas barragens do Douro onde se vê a Qin qout, e cota etc etc?
Sim, de manhã saiu esta notícia: https://www.linhasdeelvas.pt/notici...ubiu-90-centimetros-nas-ultimas-24-horas.html

A Barragem terminou Outubro com 13% e Novembro com 14,4%. Hoje já estava nos 20%, mas há várias horas que está a entrar o triplo ou até mais daquilo que tem estado a entrar nos últimos tempos. O caudal do rio começa a descer quando a precipitação começa a enfraquecer, mas irá manter-se com um caudal elevado durante muito tempo. Quanto aos dados, infelizmente não existem, mas tal como é evidente o caudal de entrada é muito elevado.

Bom dia
Saiu o relatório do dia 20 Dezembro do Snirh, e quem olha a primeira fica um bocado desiludido achando que face ao que choveu as barragens deveriam ter mais água aqui no sul.
Só que aquilo que se passa é que os últimos dois dias e que as ribeiras e ribeiros reactivaram, as nascentes também, e neste momento embora já tenha parado de chover os cursos de água vão continuar a correr por várias semanas e vai entrar nas barragens o triplo daquilo que entrado.
Exemplo evidente e a barragem do Beliche que neste momento segue com 35.43 m de cota, valor idêntico a 9 Novembro e muita água está a entrar na Albufeira.
Portanto será expectável que no final do mês tenhamos uma cota talvez acima dos 36 m ou mais!

JGyV5MN.jpg

mfUJIev.jpg

wDlurxe.jpg

Bom dia

A Ponte do Porto de Manes continua fechada ao trânsito, mas o rio leva mesmo água que ontem à noite, pelo que vi na Ponte do Crato comparativamente às tuas fotos. Seja como for, o Rio Caia está a alimentar a albufeira do Caia com um caudal de muitos metros cúbicos por segundo...
A diferença de há uma semana atrás, é significativa. No caminho entre Portalegre e Arronches, onde se notava uma linha de separação, hoje só se vêem campos a transbordar de água, cursos de água bem nutridos e um verde musgo de tanta humidade.
Toda a noite choveu e parece-me que irá continuar durante mais umas horas. Agora que o AA irá regressar, venham as manhãs frias e as geadas, como era antigamente após um período de chuva intensa. Que se instale o frio para, caso haja alguma instabilidade, sejamos surpreendidos com o elemento branco ;)
Bom, talvez seja eu a divagar :D

Edit: Portalegre, desde a passada segunda-feira, acumulou 176,9 mm. Não sei se teremos o mês de Dezembro mais chuvoso do século XXI. :)

Última edição: