Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A6 deve ser a pior AE para se fazer neste momento... espero que não haja grandes acidentes:

cDQaKge.png

Estamos em cima do evento e ainda assim as previsões ficaram muito indefinidas. O "comboio de chuva" parece ir a acontecer mais a sul do que alguns modelos como o Arome esperavam, o ECMWF acertou mais nesta situação. Pelo Arome, já estava um dilúvio aqui. :D

Entretanto, depois daquele aguaceiro forte sigo com 16.5ºC (que subiu e bem!) com 100% HR e 8.6mm. Vento com rajadas fortes, vamos ver o que traz o resto da madrugada e a manhã...

O dia de ontem (12) acabou com 20.4mm acumulados.

Neste momento tem estado a chover com intensidade e sigo com 7.6mm. Dezembro acaba de ultrapassar os 200mm, estando agora nos 203mm.

Ambiente bem tropical, 17,0ºC com 96% de hr.

É com cada chuvada, vai lá vai. :rain: 21mm acumulados até ao momento e o evento já vai nos 41mm. E ainda há muito para cair...

Que chuvada descomunal tem estado a cair, sem palavras para descrever isto :eek:
O Rio Caia já está a transbordar e o que ainda lá vem….

32.5mm e a subir rapidamente. Impressionante!

40mm e um pouco mais calmo agora.

Chuva tão forte e persistente, incrível! 61mm acumulados e não pára.

Cheia brutal na bacia do Rio Caia, como ainda nunca vi na minha vida. :eek:

64mm e continuar sem abrandar.

Portalegre em aviso vermelho.

70mm
acumulados. De loucos…

@Aspvl como está a ribeira de Arronches? Espero que esteja tudo bem por aí.

Imagens inéditas do Rio Caia a passar por cima da ponte dos arcos, algo que se aconteceu uma vez na vida foi muito e eu nunca vi tal coisa. Estou chocado.
A ponte é esta:
PBfqlPw.jpg

Às 5 da manhã, já galgava esta ponte:

Neste momento, só se entra na vila por dois lados. Duas pontes submersas.

78mm e não abranda.

Se repararem há aviso vermelho em Portalegre mas meia hora depois ainda não houve um único órgão de comunicação social a publicar isso
Estou a ver noticias e na RTP3 já falaram nisso.

BsfzRK1.png

Edit: não me recordo de ver Portalegre com aviso vermelho para precipitação

Última edição: