Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Não vais ter a barragem do caia a 70% ainda a vais é ver a descarregar
Sim, tendo em conta a situação atual e se os próximos meses continuarem com chuva, poderá fazer descargas. Hoje está a entrar imensa água, vamos lá ver onde chega. Níveis recorde diria até.
Impressionante!

Entretanto chove novamente. Disseram-me há pouco que a estrada para Elvas já foi cortada.
Acredito, deve haver água a correr por todo o lado tendo em conta os acumulados que estão a ser registados.

Nunca na minha vida tinha visto o Rio Caia assim:

Tu não te recordas, mas recordo-me em tempos do "ciclo" de enchentes dessa monta, em que entrava no antigo lagar (CEIRA) e na piscina... Mas arrisco-me a dizer que hoje deverá pior do que nessas alturas.
Infelizmente aconteceu aqui que referi há uns anos no fórum, por causa da construção do percurso em redor da ribeira de Arronches e do Rio Caia. Apesar do mérito e da beleza que permite percorrer em momentos de bom tempo, em situações como a presente, vai tudo (literalmente) por água abaixo...
É verdade que estamos perante uma situação excepcional, mas estas situações excepcionais correm o risco de serem um triste hábito nos próximos anos, com o agravamento dos extremos meteorológicos...

Bom dia para todos

Tive muita vontade de tirar fotos pelo percurso entre Portalegre e Arronches, o qual facilmente se fazia de barco, mas como dá para perceber, o risco não compensava... O video postado pelo @joralentejano é o exemplo perfeito da situação gravosa que estamos a viver. 112 mm em nove horas e quase 300 mm em 12 dias e meio, são mais do que razão para estas inundações...

Várias estradas do Alto Alentejo cortadas. As imagens impressionantes da ribeira que galgou o IP2​

Por:Redacção
13 Dezembro, 2022 - 08:38

água no ip2

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho o distrito de Portalegre, devido à chuva forte e persistente que ainda se prevê.
Para já é o distrito de Portalegre, uma das regiões do Alentejo mais afetada pelo forte temporal que se regista em Portugal
- Pub -
Neste momento há várias estradas cortadas no Alto Alentejo, nomeadamente nos concelhos de Monforte, Castelo de Vide e Fronteira. Registam-se ainda ocorrências nos concelhos de Arronches e Avis.
Uma das imagens que está a marcar a manhã desta terça-feira é no IP2, entre Estremoz e Monforte, onde a uma ribeira galgou a estrada e está a impedir a passagem dos automobilistas, como mostra o vídeo amador captado por Bruno Jacinto:

Fonte: https://odigital.sapo.pt/varias-est...-impressionantes-da-ribeira-que-galgou-o-ip2/

Comparação do caudal da ribeira de Arronches no evento de hoje vs. 9 de Dezembro.
IMG_20221213_073825.jpg
IMG_20221209_080013.jpg

Última edição:
Chegou o eco amarelo aqui, chuva muito forte com rajadas significativas. Televisão por satélite já com muitas falhas. É esperar que nada se estrague por aí…

Chegou o eco amarelo aqui, chuva muito forte com rajadas significativas. Televisão por satélite já com muitas falhas. É esperar que nada se estrague por aí…
Confirmo. Também por aqui está complicado. Chuva muito intensa com rajadas à mistura. Impressionante! Se continuar assim, vai haver problemas nas zonas do costume. Bairro do Pelame e Quinta del Rei...

Tu não te recordas, mas recordo-me em tempos do "ciclo" de enchentes dessa monta, em que entrava no antigo lagar (CEIRA) e na piscina... Mas arrisco-me a dizer que hoje deverá pior do que nessas alturas.
Infelizmente aconteceu aqui que referi há uns anos no fórum, por causa da construção do percurso em redor da ribeira de Arronches e do Rio Caia. Apesar do mérito e da beleza que permite percorrer em momentos de bom tempo, em situações como a presente, vai tudo (literalmente) por água abaixo...
É verdade que estamos perante uma situação excepcional, mas estas situações excepcionais correm o risco de serem um triste hábito nos próximos anos, com o agravamento dos extremos meteorológicos...

Bom dia para todos

Tive muita vontade de tirar fotos pelo percurso entre Portalegre e Arronches, o qual facilmente se fazia de barco, mas como dá para perceber, o risco não compensava... O video postado pelo @joralentejano é o exemplo perfeito da situação gravosa que estamos a viver. 112 mm em nove horas e quase 300 mm em 12 dias e meio, são mais do que razão para estas inundações...
Uma cheia deste calibre penso que apenas ocorreu uma vez e sei da ocorrência da mesma porque os meus pais e avós contaram-me, pois ainda não era nascido. Nunca presenciei tal coisa e estou chocado com o que está a acontecer.
Os passadiços foram todos pelo rio abaixo, logo aqui há um prejuízo enorme. Fora outras situações que provavelmente só se irão perceber quando o caudal descer. Na estrada da quinta dos meus avós há derrocadas por todo o lado. Enfim…

Caudal da ribeira de Arronches a diminuir ligeiramente com a pausa na chuva.

Algés, Alcântara, Oeiras, Loures, Corroios, Cascais. Parece que não há mais Portugal para além da AML. Directos de cariz sensacionalista que em pouco ou nada ajudam a população. 4 principais canais dão programas da manhã. Onde está o serviço público? RTP3 via TDT é mesmo o único canal onde se pode ter noção do que se está a passar. O sentimento é apenas um: vergonha alheia.

Quem não tenha internet ou ligue o rádio numa estação local não tem como saber dos cortes de estradas no distrito de Portalegre. O rodapé da SIC Notícias diz Alerta Vermelho - Edição Especial em loop. Não poderia passar as estradas que estão cortadas, por exemplo? Aviltante no mínimo.

Algés, Alcântara, Oeiras, Loures, Corroios, Cascais. Parece que não há mais Portugal para além da AML.
Boas,
Qual é a admiração? Sempre assim foi e sempre assim será, agora é mais meia dúzia de dias os noticiários todos a falarem das inundações na AML, o resto do país que se "lixe" .
Por aqui a noite também trouxe bastante chuva, por agora já não chove .