Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Há aí uns ângulos onde parece mesmo um rio e uma ponte
Por cima dos arcos que aparecem no vídeo passa a linha ferroviária do Leste. Num dos arcos é a estrada que liga Arronches a Elvas e no outro passa a ribeira do Torrão.
A situação esteve assim de manhã porque a ribeira transbordou:

Rio Caia ao chegar a Arronches:

O vídeo realizado pelo Sr. Caíadas surgiu nas notícias da RTP3
Eu vi o vídeo no Primeiro Jornal da SIC. Tal como o Sr. Caiadas diz e muito bem, a água vem sempre buscar aquilo que é dela. Assim dissemos adeus aos passadiços. Um projeto bonito sim e que deixa muita pena, mas já se sabia até demais que mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer. Agora esperemos que não voltem a colocar lá nada porque já houve prejuízo suficiente.

Eu vi o vídeo no Primeiro Jornal da SIC. Tal como o Sr. Caiadas diz e muito bem, a água vem sempre buscar aquilo que é dela. Assim dissemos adeus aos passadiços. Um projeto bonito sim e que deixa muita pena, mas já se sabia até demais que mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer. Agora esperemos que não voltem a colocar lá nada porque já houve prejuízo suficiente.
Gostei muito de ouvir o Sr. Caiadas. Falou como um verdadeiro homem do campo. Mostrava alegria pelas cheias, apesar dos prejuízos pessoais que estava a ter. Recordei-me de pessoas do campo e da serra algarvia que conheci quando era miúdo, de outra geração, que já partiram.

Muita chuva novamente e uma linha a dirigir-se para aqui. Aquilo que precisávamos era que o rio descesse, mas se chover de forma persistente vai acontecer precisamente o contrário.

103mm acumulados. Surreal.
Para o tempo que esteve sem chuva na sua região, 103mm é pouco, tem de chover mais

Onde tem de chover verdadeiramente mais é no Barlavento Algarvio e no Vale do Sado. Hoje até choveu bem no vale do Sado durante esta manhã, mas no Barlavento até ao momento népias (talvez com os aguaceiros amanhã haja um bocadinho mais de sorte)! :)

Em Faro e Tavira caíram 160 a 180 mm apenas num dia em Outubro de 1989. Os meus pais e avós falavam muito desse dia, em que se levantou uma nuvem negra e baixa do mar e durante algum tempo a visibilidade ficou nula com o vento e a chuva.

Lembro-me uma vez quando estava na escola secundária de VRSA, em Novembro de 2006, salvo erro dia 3 de Novembro de 2006.
Tinha já chovido muito durante a madrugada, estava VRSA inundado, mas pelas 11h, o céu ficou escuro como nunca mais vi! Vende escuro, visibilidade quase nula... e tanta chuva vento e trovoada.. sai da escola com agua acima do joelho.