Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aldeia Nova de S.Bento tem um acumulado difícil de verificar, pelo isolamento: 120,7 mm.

Meteo Alentejo de Vila Verde de Ficalho fica na linha ao longo da qual têm passado os maiores acumulados. Mesmo assim não chega àquele valor de A.N.S.Bento: 80,5 mm.

Mais a sul, mas distante, há uma estação com acumulado até maior: Santana de Cambas com 131,8 mm.

@RedeMeteo, quando puderes faz um apanhado dos acumulados MeteoAlentejo. ;)
A minha estação de vila Nova de Sao Bento tem 60 e tal mm essa tem o dobro mas os Perditos ainda ficam longe de aldeia nova por isso ate pode ser real esse valor. Logo à noite vou postar todos os acumulados

Boas, por aqui, dia de céu nublado, aguaceiros fortes, trovoadas e muito vento até ao final da manhã..

O acumulado foi de 39 mm, a EMA ficou com 34.9 mm.

.

:huhlmao:

Boa noite,
Pausa na chuva entre as 18h e as 20h, mas de resto, tem estado sempre a chover desde as 6 da manhã. Maioritariamente fraca, mas com alguns de maior intensidade.
Agora já vai cessando, o acumulado é de 21.6mm.

Acumulados das redondezas:
Esperança (Arronches): 29.2mm
Elvas (IPMA): 24.9mm
Elvas (netatmo): 23.4mm
S. Vicente e Ventosa (entre Arronches e Elvas): 22.8mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 15.2mm
Campo Maior (netatmo): 14.8mm
Camping Puro Alentejo (Barbacena): 13.7mm
Portalegre: 12.3mm

12,0ºC
atuais.

Conceição, Faro

Para comparação, imagem street view de junho 2020

xMflTQU.png

Engraçado voltamos a ter cheia no rio seco...o ano passado não sei como foi aí nessa ponte mas a montante galgou as pontes quando houve uma trovoada forte em São Brás de Alportel. A região de São Brás de Alportel tem levado com temporais fortes apesar da seca generalizada ;)
Também a avaliar pelo que vi da ribeira de Alportel tudo indica que o temporal subiu pelo caldeirão afetando as bacias de Beliche, Odeleite e Foupana o que resultará num aumento significativo das respectivas barragens. As Bacias do Sotavento a operarem milagres !

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA ESTA 2°FEIRA NA REDE METEOALENTEJO
Screenshot_20221205-231131_Chrome.webp
Screenshot_20221205-231138_Chrome.webp
Screenshot_20221205-231146_Chrome.webp
Screenshot_20221205-231153_Chrome.webp
FB_IMG_1670281724478.webp

Como é que a estação de Martinlongo teve ontem 0 mm? E a de Mértola? Que aconteceu em Castro Marim que parou de reportar dados? Em anos recentes em dias de precipitação muito elevada isto tem acontecido em estações do Sul é depois no relatório mensal não veio a indicação de que faltavam dados nas estações em causa é que o acumulado para o ano hidrologico estava errado.

Bom dia,
O radar não mostra, mas a chuva continua a cair por aqui. Morrinha, o que não tem grande expressão nos acumulados, mas encharca tudo.

O acumulado do dia de ontem ainda subiu até aos 22.5mm.

1.8mm hoje.

12,0ºC atuais.

Bom dia,
O radar não mostra, mas a chuva continua a cair por aqui. Morrinha, o que não tem grande expressão nos acumulados, mas encharca tudo.

O acumulado do dia de ontem ainda subiu até aos 22.5mm.

1.8mm hoje.

12,0ºC atuais.

Fiquei muito impressionado com a barragem do Maranhão, ver se tem alguma recuperação.
Já agora, sabes qual é a percentagem actual dessa barragem? Obrigado

Eu fiquei impressionado, pela negativa, com o deficit de água desde a serra Algarvia até Alcácer do Sal! Não há praticamente escorrência nenhuma apesar de se começar a ver bastante verde. Não consegui ver ao certo mas pareceu-me que o Rio Mira ía quase seco e já no Algarve não há grandes indícios de muita água em Odelouca e no Arade. Mais a baixo a ribeira de Quarteira contínua sequinha!
Foi um evento forte apenas de Albufeira para leste num sentido sudoeste/nordeste.

O boletim do snirh ainda não contempla subidas em Odeleite e Beliche mas de certeza que subiram razoavelmente! A Barlavento deverá estar tudo na mesma.

Ribeira da Foupana (ontem)

Ribeira de Odeleite (ontem):

Fiquei muito impressionado com a barragem do Maranhão, ver se tem alguma recuperação.
Já agora, sabes qual é a percentagem actual dessa barragem? Obrigado
De acordo com o boletim semanal do SNIRH divulgado ontem, está a 21%. A Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia não atualiza os dados das albufeiras desde dia 21 de novembro, mas nessa data estava a 19%. Certamente ao longo dos próximos dias já haverá uma recuperação mais significativa.

Eu fiquei impressionado, pela negativa, com o deficit de água desde a serra Algarvia até Alcácer do Sal! Não há praticamente escorrência nenhuma apesar de se começar a ver bastante verde. Não consegui ver ao certo mas pareceu-me que o Rio Mira ía quase seco e já no Algarve não há grandes indícios de muita água em Odelouca e no Arade. Mais a baixo a ribeira de Quarteira contínua sequinha!
Foi um evento forte apenas de Albufeira para leste num sentido sudoeste/nordeste.

O boletim do snirh ainda não contempla subidas em Odeleite e Beliche mas de certeza que subiram razoavelmente! A Barlavento deverá estar tudo na mesma.
Aqui em Arronches, desde setembro até agora, já se registaram cerca de 320mm e todos os meses foram acima da média, mas escorrência mais significativa só se começou a evidenciar com as chuvas do dia de ontem. Por aqui se pode ver o quão grave a situação estava com apenas 160mm caídos até agosto. Nessas zonas mais a sul onde os últimos meses continuaram a ser abaixo da média, acredito que a situação esteja mesmo muito complicada, mas certamente que os próximos dias irão mudar o cenário para melhor.

Não choveu muito mais desde o meu último post, o acumulado de hoje fica assim em 1.8mm.

Rio Caia hoje de manhã:
hPOX5BF.jpg

11,4ºC atuais.