Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Parece que hoje tem chovido bem por todo o Baixo Alentejo vendo pelo radar, incluindo no vale do Sado. Ainda bem, essa zona merece bastante precipitação! :rain:

Houve um fenómeno de vento forte por aqui há cerca de uma hora, não sei se foi um "squall" ou um "microburst" mas estava calmo e do nada começou chuva torrencial e rajadas fortes que duraram 2-3min e depois acalmou logo...
Também passou por aqui e deixou chuva forte e rajadas fortes, rendeu 4 mm, subiu para 14 mm.

Calma, desta vez há de chover bem. Os modelos não podem falhar assim tan

Parece que hoje tem chovido bem por todo o Baixo Alentejo vendo pelo radar, incluindo no vale do Sado. Ainda bem, essa zona merece bastante precipitação! :rain:

Só parece! Mas infelizmente ainda não foi desta. Alvalade do Sado com 5,0 mm de hoje e 4,0 mm de ontem. Continua a ser a Zona onde tem chovido menos. Acho que se tornou mesmo normal ser assim.

Boas,
Por aqui não tem chovido tanto como noutras zonas, mas também não faz falta vir tudo de uma vez. Destaque para uma célula que descarregou bem depois das 6 da manhã em cerca de 15 minutos.
MMbI0Wj.png

Por volta da hora de almoço caiu um aguaceiro fraco e o acumulado de hoje segue nos 10.2mm.

Restos de uma célula e uns tímidos mammatus, há pouco:
dEzprJN.jpg

ZrtultK.jpg

n6LOipt.jpg

YAb1uub.jpg

Por agora o sol vai espreitando e estão 15,0ºC.

Isto parece-me uma formação que pode originar fenómenos extremos de vento, talvez mesmo um tornado.
@ecobcg o que achas?

1iKHDnb.jpg

jSLIYE0.jpg

Sim, uma formação relativamente "Agressiva". Não sei se tornado seria o mais provável, mas não descarto que pudesse originar algo do género, pelo menos numa fase mais inicial, em que estivesse mais organizado. Depois, pela evolução no radar, parece-me que rapidamente passou a "outflow dominant", possivelmente até teria uma bela estrutura tipo "shelfcloud". E com rajadas fortes, do tipo "downburst", à sua passagem.

Sim, uma formação relativamente "Agressiva". Não sei se tornado seria o mais provável, mas não descarto que pudesse originar algo do género, pelo menos numa fase mais inicial, em que estivesse mais organizado. Depois, pela evolução no radar, parece-me que rapidamente passou a "outflow dominant", possivelmente até teria uma bela estrutura tipo "shelfcloud". E com rajadas fortes, do tipo "downburst", à sua passagem.

Obrigado, boa identificação! :thumbsup:

Ao passar na estação MeteoAlentejo de Alter do Chão produziu entre as 3:34 e as 3:44 um curto aguaceiro violento com 11,7 mm de acumulado em menos dos 10 minutos, com algumas rajadas de 48 Km/h.
O rasto dessa formação tem várias estações por onde pôde ser seguido, desde a zona a sul de Ponte de Sôr até Portalegre.
Crato (MeteoAlentejo) teve um acumulado de 9,7 mm em 5 minutos, confirmado por outra estação perto.

Boas, por aqui, dia de céu nublado e pautado pelos aguaceiros.

Máxima: 18.3ºC
mínima: 14.3ºC

Precipitação: 16 mm

Gostava tanto que chovesse 20/30 mm em 1 hora para experimentar a bomba nova que tem o túnel, custou 19 mil € e ainda não foi experimentada a sério, querem lá ver que acabou-se a piscina. :D

Por aqui, algum vento e a lua vai espreitando entre as nuvens, está uma noite amena na rua.

Boas,
Por Arronches caíram alguns aguaceiros durante a tarde e início de noite, um deles bastante intenso por volta das 16h.

Acumulado de hoje é de 16.2mm.
Dezembro segue com 47.1mm e 2022 lá ultrapassou os 500mm, estando nos 500.4mm. Com o previsto deve chegar e talvez ultrapassar os 600mm, mais ou menos o valor anual normal para esta zona (meio termo entre Portalegre e Elvas).

Acumulados de hoje nos arredores:
Esperança (Arronches): 14.5mm
Portalegre (IPMA): 18.9mm
Portalegre (MeteoAlentejo): 23.1mm
Elvas (netatmo): 23.6mm
Elvas (MeteoAlentejo): 18mm
Elvas (IPMA): 18.4mm
S. Vicente e Ventosa (entre Arronches e Elvas): 16.3mm
Campo Maior (netatmo): 17mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 17.8mm

Por agora, tudo calmo e nada de frio, estão 11,8ºC.

Última edição:
Gostava tanto que chovesse 20/30 mm em 1 hora para experimentar a bomba nova que tem o túnel, custou 19 mil € e ainda não foi experimentada a sério, querem lá ver que acabou-se a piscina. :D

Por aqui, algum vento e a lua vai espreitando entre as nuvens, está uma noite amena na rua.
Deve estar a chegar esta celula que está a passar por Faro, 7mm em +/- 10 minutos, total do dia 22,0mm

Vai chovendo bem :rain:, 3.6mm acumulados até ao momento.

Pressão nos 1000hpa.

Valente chuvada neste momento! :rain:

14mm acumulados.

Que bela rega está a ser nesta faixa do Alentejo! Há estações já com mais de 30 mm. Agora podia era descer um pouco mais em latitude para apanhar ali certas zonas ainda necessitadas.
SpPvkfm.jpg
Parece estar a descer, mas de forma lenta. Linha bastante agressiva aquela a sudoeste, a estação meteoAlentejo de Estremoz vai com 45mm, quase 30mm em 1 hora.

Entretanto, relâmpago e trovão para minha grande surpresa. :rolleyes: Continua a chover com bastante intensidade.
18mm e a somar. A Barragem do Caia e a região agradecem!