"Charneca" Mundial
Super Célula
Parece que hoje tem chovido bem por todo o Baixo Alentejo vendo pelo radar, incluindo no vale do Sado. Ainda bem, essa zona merece bastante precipitação! 

Também passou por aqui e deixou chuva forte e rajadas fortes, rendeu 4 mm, subiu para 14 mm.Houve um fenómeno de vento forte por aqui há cerca de uma hora, não sei se foi um "squall" ou um "microburst" mas estava calmo e do nada começou chuva torrencial e rajadas fortes que duraram 2-3min e depois acalmou logo...
Calma, desta vez há de chover bem. Os modelos não podem falhar assim tan
Parece que hoje tem chovido bem por todo o Baixo Alentejo vendo pelo radar, incluindo no vale do Sado. Ainda bem, essa zona merece bastante precipitação!![]()
Isto parece-me uma formação que pode originar fenómenos extremos de vento, talvez mesmo um tornado.
@ecobcg o que achas?
![]()
![]()
Sim, uma formação relativamente "Agressiva". Não sei se tornado seria o mais provável, mas não descarto que pudesse originar algo do género, pelo menos numa fase mais inicial, em que estivesse mais organizado. Depois, pela evolução no radar, parece-me que rapidamente passou a "outflow dominant", possivelmente até teria uma bela estrutura tipo "shelfcloud". E com rajadas fortes, do tipo "downburst", à sua passagem.
Deve estar a chegar esta celula que está a passar por Faro, 7mm em +/- 10 minutos, total do dia 22,0mmGostava tanto que chovesse 20/30 mm em 1 hora para experimentar a bomba nova que tem o túnel, custou 19 mil € e ainda não foi experimentada a sério, querem lá ver que acabou-se a piscina.
Por aqui, algum vento e a lua vai espreitando entre as nuvens, está uma noite amena na rua.
Valente chuvada neste momento!
14mm acumulados.
Parece estar a descer, mas de forma lenta. Linha bastante agressiva aquela a sudoeste, a estação meteoAlentejo de Estremoz vai com 45mm, quase 30mm em 1 hora.Que bela rega está a ser nesta faixa do Alentejo! Há estações já com mais de 30 mm. Agora podia era descer um pouco mais em latitude para apanhar ali certas zonas ainda necessitadas.
![]()