Seguimento Sul - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Fogo essa barragem está condenada a nunca mais encher.
O problema da rocha além da falta de chuva, é o de encaixe dos seus afluentes se lhe posso chamar assim, são extremamente fracos, são 3 que eu conheça, e só um é digno de algum registo.Pode ser que hoje ao final do dia se veja algo de jeito.

Última edição:
Aqui para os lados de Lagos também continua fraquinho. Pouco mais de 1 mm hoje. É uma sensação estranha ver parte do país debaixo de água e saber que a barragem da Bravura continua praticamente igual, abaixo dos 10%.

Além da importância óbvia desta barragem, parece que não é tão cedo que poderei voltar a iniciar os meus passeios de kayak nos pontos em que outrora os começava.

Neste momento não existe água para a agricultura no Algarve! O pouco acumulado a Sotavento é para compensar a Barlavento!
Vamos ver se aparecem umas frentes interessantes nas próximas semanas ou se pelo contrário cessa a precipitação pelo sul.
Eu pessoalmente não caio em euforias até porque a dorsal anda aí....

Hoje caíu um aguaceiro forte que durou uns 5min e depois abriu e ainda apareceu o sol... Finalmente ! Também refrescou um pouco à passagem da linha de instabilidade.

Segue agora encoberto novamente.

O problema da rocha além da falta de chuva, é o de encaixe dos seus afluentes se lhe posso chamar assim, são extremamente fracos, são 3 que eu conheça, e só um é digno de algum registo.Pode ser que hoje ao final do dia se veja algo de jeito.
Vai ter que estar ligada ao Alqueva.

Como está Monte da Rocha? Se vê forte escorrencias a entrar na albufeira?
Ribeira do Cotovio ou o Rio Sado como lhe queiram chamar, já corre para a barragem, não é nada de especial, mas é alguma coisa. Estava seca há muito muito tempo mesmo. De resto pouca coisa. O que tem chovido tem sido bom para os terrenos, mas nada de excessos que dê para a barragem ganhar alguma coisa significativa.

Neste momento, autêntico diluvio entre Garvão e Ourique, acompanhado de trovoada.

Sim, normalmente a ribeira da Estação de Ourique ainda é a que consegue meter alguma coisa de jeito na barragem. O resto é para esquecer, já eram fracos, agora quase nem existem.