Seguimento Sul - Fevereiro 2010

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
POr cá tenho pouco mais de 1,6mm, ou seja nada de chuva de jeito. E fazia falta aguinha.

A temperatura é de 6,5ºC e lá vai anoitecendo.

Pressão nos 994hPa e o vento tem vindo a intensificar-se, quase sempre do quadrante N.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Assunto para discussão, não tenho bem a certeza se é assim. Um exemplo é o pós frontal de uma frente fria, com temperaturas a 850 hpa negativas, e onde muitas vezes ocorrem trovoadas. As condições necessárias para conveccão, entre outras, é a existência de grandes diferenças de temperatura entre os vários níveis da atmosfera. E isso consegue-se com um par +20, -15 no Verão, mas temos a mesma diferença com 0, -35. Uma das causas pode ser a falta de ar suficientemente frio a 500 hpa. Mas visto os valores de CAPE e de LI não serem muito maus, acho que a principal causa para o apagão das células ao entrarem em terra pode-se dever ao diferente sentido dos ventos nos diferentes níveis da atmosfera, temos lestes perto da superfície e sudoeste em níveis mais altos, o que pode acabar por desorganizar e destruir as torres.


Está muito frio em terra David, CAPE só no mar[/URL],

gfspicape003.png


em Terra a atmosfera está muito estável com estas temperaturas, na água estão uns 16 ou 17 e em terra cai para os 7 ou 8ºC. Dá uma olhadela nos mapas do Lightining Wizard. O vento que referes até poderia era beneficiar a convecção ajudando a manter as células mais tempo. Para compensar este frio em terra só tendo mesmo muito frio nos níveis altos, mas esta depressão é um tanto ou quanto estranha com calor nos níveis médios, não é daquelas clássicas depressões isoladas de sudoeste. Uma ou outra célula resistirá mas não por muito tempo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado, chuva fraca e frio.

Máxima: 11.3ºC
mínima: 8.3ºC
actual: 9.3ºC

Precipitação: 10 mm

Qual é o mal de ter 100 mm num dia, a Madeira teve este mês, o Norte volta e maia tem, Lisboa não há muito tempo que teve, só o Algarve é que não tem porquê? Gostava de registar no meu pluviómetro 100 mm.:D Não se preocupem para chover 100 mm no Algarve só com gotas frias e eu não vejo nenhuma, se chovesse 100 mm o Algarve não ficava afogado, mais depressa o mar afoga o Algarve do que os 100 mm.:lol::D

Realmente, hoje a previsão um bocado estranha, chuva forte não vi, trovoadas essas há muito que desapareceram e vento só moderado.:unsure: Chover forte no Algarve com vento de norte nunca na vida, nem hoje nem nunca.:lol: Domingo também não vejo precipitação por aí além aqui no Algarve, se chover uns 20 mm já será bom, vento esse sim vai soprar forte e a ondulação vai causar mais estragos na costa Algarvia.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
David, seguindo a tua analogia de gradientes verticais, neste momento temos bom gradiente no mar, com uns 15º a -20º, mas em terra nem perto, gradiente insuficiente. Só se aos 500hPa tivessemos uns -30º ou menos, mas isso não temos, neste momento a temperatura aos 500hPa é mesmo próxima dos -20º, com uma temperatura nos níveis baixos a rondar uns 5º (portanto apenas cerca de 15º de diferença, muito pouco..). Aliás, o sítio ideal para veres isso é como disse o Vince os mapas do Lightning Wizard do Estofex, e veres os "lapse rates" em que vez tons vermelhos no mar e azuis logo em terra. Isso explica basicamente tudo que falaste!
:)

Mas sim, penso que também os ventos contrários naturalmente matam toda a organização das células formadas no mar. Isso sem dúvida! Mas atenção, isto não será talvez causa directa, mas sim este "wind-shear assassino" de células na verdade é já por si também em grande parte uma consequência dos gradientes térmicos terra-mar.

Penso que a persistência de ventos de E/NE normalmente acima do esperado pelos modelos em situações como temos visto este Inverno, será em boa parte explicado por brisas de terra constantes, devido à península estar muito mais fria que o mar, na verdade como que o "oposto" da Nortada no Verão, e neste caso não totalmente apanhado pelos modelos..
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom, pelas várias explicações dadas, compreende-se o facto de o evento de hoje ter ficado um pouco aquém do esperado. Houve algumas variáveis com comportamento diferente do modelado pelos vários modelos!

Para já, fiquei com um acumulado de 10mm:rain: no Sitio das Fontes. A temperatura máxima foi de 11,1ºC e a minima de 6,3ºC. Neste momento estão 9.8ºC. A pressão atmosférica já está a subir, registando-se neste momento 993,5hPa. O vento esteve moderado, com uma rajada máxima de 46,7km/h.

Agora serão dois dias mais calmos, e Domingo se verá o que irá ocorrer! É acompanhar os modelos até lá...e depois ver se estes acertam ou não!;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Fazer apenas um parêntesis para trazer a excelente fotoreportagem do expresso sobre as "demolições" na ilha da Fuzeta...

http://clix.expresso.pt/grafico-animado-veja-o-que-o-mar-destruiu-na-ilha-da-fuzeta=f565734

Não sei se será um erro meu mas escreve-se Fuzeta ou Fuseta... será o mesmo caso de Almancil e Almansil?

Uns escrevem Fuzeta, outros Fuseta, até no site da Câmara Municipal de Olhão está nas duas maneiras:

Freguesia da Fuseta
2007-3-20
A Fuzeta, segundo os relatos históricos mais antigos datados de 1572...

http://www.cm-olhao.pt/portal_autarquico/olhao/v_pt-PT/menu_turista/concelho/freguesias/fuseta/

Por isso, essa também é a minha dúvida Agreste.:huh:

Parabéns ao Expresso pela magnífica foto-reportagem da ilha da Fuzeta:thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Fazer apenas um parêntesis para trazer a excelente fotoreportagem do expresso sobre as "demolições" na ilha da Fuzeta...

http://clix.expresso.pt/grafico-animado-veja-o-que-o-mar-destruiu-na-ilha-da-fuzeta=f565734

Não sei se será um erro meu mas escreve-se Fuzeta ou Fuseta... será o mesmo caso de Almancil e Almansil?

Eu julgo que o correcto será "Fuzeta"! Mas já vi escrito das duas formas em vários locais. No site da Câmara de Olhão, aparece Fuzeta!
(PS: Não reparei que no site da Câmara estava das duas maneiras!!).

E será também "Almancil"!:D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Depois de uma noite sem chuva, o dia amanheceu com um aguaceiro que me acompanhou desde Silves até Lagoa. No Sitio das Fontes rendeu 0,8mm:rain:, aqui por Lagoa pareceu-me que a intensidade da precipitação terá sido um pouco maior.

A temperatura minima foi de 9,6ºC registados às 0h39, e neste momento marca novamente os mesmos 9,6ºC! Às 4h56 marcava 11,0ºC!

O vento está fraco e a pressão atmosférica está nos 1008,4hPa e a subir.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, céu pouco nublado temporiamente nublado e aguaceiros.

Máxima: 15.6ºC
mínima: 7.3ºC

Precipitação: 2 mm
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas noites,

Fotos do unico aguaceiro que me surpreendeu-me entre 14:15 e as 14:40 +- quando saia para o trabalho...

img1403d.jpg


img1404y.jpg


Depois quando passou o ceu manteve-se parcialmente nublado limpando para o fim do dia...

Neste momento noite fria com 9.4ºC e céu limpo...:cold:

Esta noite é olhos postos na Madeira :eek: (outra vez)