ecobcg
Super Célula
Começou a chover por aqui agora! E com força! Belo aguaceiro
! 90,8mm/h no Sitio das Fontes...para já!


]ToRnAdO[;201209 disse:V.R.S.A.
Boas noites,
Aguaceiro Forte neste momento... e tambem assim foi marcado o dia, com aguaceiros moderados e 2 ou 3 mais fortes...
Neste momento vento forte!!![]()
]ToRnAdO[;201212 disse:E já parou... Hoje não passou disto mesmo...![]()
Este aguaceiro que passou por aqui ainda vai na tua direcção! Pode ser que chegue ai com alguma força ainda!![]()
Recebi agora informação de que ocorreu um tornado na zona da Praia do Vau e Praia da Rocha, com danos de pequena monta ( CDOS Faro). Presumo que tenha ocorrido perto das 22h30, quando passou aquela célula muito activa aqui na zona!
Pessoal do Sotavento, esta célula está a chegar a VRS António, de acordo com o radar!
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=437101Portimão: Mini tornado provoca estragos em restaurantes
Um mini tornado registado na terça-feira à noite na zona costeira de Portimão provocou estragos em quatro restaurantes de praia e diversos empreendimentos turísticos, derrubou árvores e postes de electricidade, mas não fez qualquer vítima.
A zona mais afectada, constatou a Lusa no local, foi a Praia do Vau, onde telhados, esplanadas e montras de quatro restaurantes de praia ficaram parcialmente destruídos, devido ao vento forte que se fez sentir cerca das 22:44 naquele local.
O fenómeno meteorológico foi descrito pelo Comando Distrital de Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Faro como sendo «um mini tornado», que afectou também «um apartamento e derrubou várias árvores e postes de eletricidade», disse fonte oficial à Lusa.
Diário Digital / Lusa
Mini tornado em Portimão provoca estragos em restaurantes de praia e empreendimentos turísticos
Um mini tornado registado esta terça-feira à noite na zona costeira de Portimão provocou estragos em quatro restaurantes de praia e diversos empreendimentos turísticos, derrubou árvores e postes de electricidade, mas não fez qualquer vítima.
A zona mais afectada, constatou a Lusa no local, foi a Praia do Vau, onde telhados, esplanadas e montras de quatro restaurantes de praia ficaram parcialmente destruídos, devido ao vento forte que se fez sentir cerca das 22:44 naquele local.
O fenómeno meteorológico foi descrito pelo Comando Distrital de Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Faro como sendo “um mini tornado”, que afectou também “um apartamento e derrubou várias árvores e postes de eletricidade”, disse fonte oficial à Lusa.
A área afetada estende-se da Praia dos Três Irmãos (Alvor) à Praia da Rocha, onde houve registo de estragos em diversos empreendimentos turísticos.
Junto à Praia dos Careanos, no empreendimento “Presidente”, “o vento partiu a porta do bar e varreu por completo a sala de uma ponta a outra”, relatou um dos funcionários, apontando danos em mobiliário e em equipamento frigorífico.
A 500 metros, no Edifício “Amarilis”, uma moradora contou ter assistido a “montras de lojas a partir e a um cabeleireiro a ficar quase destruído”.
Mesas, cadeiras e até um aquecedor a gás da esplanada do Empreendimento “Os Arcos”, também na Praia da Rocha, “voaram de súbito para o jardim e para dentro da piscina”, testemunhou a “barmaid” do estabelecimento, que teve que se abrigar atrás do balcão para não ser atingida pelos fragmentos de vidro de uma montra que não resistiu à força do vento.
Estacionada num parque próximo, uma auto-caravana acabou danificada, depois de ter sido arrastada alguns metros.
Segundo fonte do CDOS, “apesar do aparato, não se verificou qualquer vítima, havendo apenas registo de danos materiais”.
A Protecção Civil Municipal, auxiliada por máquinas da autarquia, procedeu à remoção de estruturas caídas ao longo da Avenida V3, ainda durante a madrugada, mas só hoje irá avaliar em pormenor os estragos.
24 de Fevereiro de 2010 | 08:21
http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=39995
Não foi só um apartamento que foi afectado...
Existem 5 casas em linha que foram afectadas por se encontrarem na passagem do tornado deixando o bloco de apartamentos ao lado sem danos.
Numa casa a porta foi arronbada por uma chapa e o vento entrou na casa levantando o telhado quase na sua totalidade.
As chapas dos restaurantes da Praia do Vau voaram até ao Hotel Presidente onde caiu um dentro do próprio hotel.
Segundo a minha Mãe, que assistiu a tudo da janela da nossa sala, "parecia uma bola grande branca... e depois começou a disparar para todos os lados..." "apanhei o maior susto da minha vida".
Nós somos dos poucos residentes da Praia do Vau e vivenmos numa das casas a que me referi.
Fonte: Comentário de Luzia Campeão - 24 Fev 2010 | 09: 12 in tvi24