Seguimento Sul - Fevereiro 2010

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Vim, agora da rua e qual foi o mesmo espanto quando no vidro do carro caíram alguns farrapos de neve, já ganhei o euromilhões, já vi neve durante alguns segundos, em plana cidade de Olhão, com 4.4ºC neste momento. Caíram alguns farrapos que derretiam logo, mas dava bem para ver que não é chuva como é habitual.:w00t::shocking: Não foi só eu vi, vizinhos meus também viram que durante alguns segundos a chuva deu lugar a uns tímidos farrapos de neve.

Flocos em Olhão!!! Muito bom!!!:D:thumbsup: Também quero!!!
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Na volta que dei à serra do caldeirão pelas nove da manhã, está a chover no alto dos cavalos junto do radar do IM com 2,0 de temperatura. Mas atenção que a temperatura está a cair lentamente. Pode, penso eu começar a cair alguns farrapos misturados com a chuva... Agora estou aqui na zona de Tavira e só conto voltar lá acima ao fim da tarde.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Continua a descer 4.1ºC, e chove com mais intensidade.:D 5 mm acumulados, a estação de turismo em Faro leva 4.7ºC e 12 mm acumulados.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Tal como nesta situações (parecida com a do dia 10 de Janeiro último), os radares não parecem saber lidar com isto e voltam a apresentar "falsos-ecos",por aqui ainda nem uma pinga e estamos assim:

por100212110029.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Região Sul:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, que
poderão ser de neve no final do dia no interior do Alentejo a cotas
acima dos 300 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas
terras altas.
Descida de temperatura, mais acentuada nas regiões do interior.

Fonte: IM

Bela previsão que o IM coloca para o resto do dia. :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Região Sul:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, que
poderão ser de neve no final do dia no interior do Alentejo a cotas
acima dos 300 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando
temporariamente moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas
terras altas.
Descida de temperatura, mais acentuada nas regiões do interior.

Fonte: IM

Bela previsão que o IM coloca para o resto do dia. :D

12_02_2010_11h00.JPG


Mais que correcta esta previsão: nota-se que o ar frio começa agora a entrar na Península de Setúbal/Sines. O ar frio instável vai progredindo de oeste para leste e chegará ao interior do Alentejo nas próximas horas; é natural que a temperatura comece agora a baixar e haja condições de forte instabilidade atmosférica, dando origem então a aguaceiros de granizo ou neve.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
A temperatura continua estagnada à volta dos 2ºc na estação de cerro do negro (Almodôvar) e tomo esta estação como referência para o caldeirão.
http://http://www.meteo.pt/pt/otempo/observacoessuperficie/
Pela observação das estações do IM constata-se que o factor altitude está presente.
Esta estação e a de Portalegre são as que se apresentam mais frias.
É esperar para ver se temos a visita do elemento branco. Se não for agora pelo menos ao final da tarde.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mais que correcta esta previsão: nesta imagem nota-se que o ar frio começa agora a entrar na Península de Setúbal/Sines. O ar frio instável vai progredindo de oeste para leste e chegará ao interior do Alentejo nas próximas horas; é natural que a temperatura comece agora a baixar.

Por aqui já estou com 4,8ºC e abandono o meu local de observação. Parabéns aos contemplados! :thumbsup:

Esse ar frio quando aqui chegar, se é que chega, já será tarde e não terá a menor importância. Hoje curiosamente há mais probabilidades junto ao litoral que no interior ;).

Agora registo visuais (fotos, vídeos) precisam-se :p.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Um relato que foi deixado no meu blog pelo António
"Inacreditável, esta manhã, perto de Moncarapacho junto ao nó da Via do Infante nevou durante 2 minutos, eram 10h15m da manhã. Tenha um bom dia".

Afinal, não foi só aqui, que caíram os farrapos de neve.:D:)

O vento sopra de nordeste no Sotavento, e não de leste como sopra no Barlavento.