Seguimento Sul - Fevereiro 2012

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Bem altas... Tmax. 10.6ºC (15.27h) Tmin. - 0.4ºC (7.48h)
Seguimos com 5.9ºC - 1022 hPa - 29% hRel - N fraco

:mad:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e noite fria.

Máxima: 15.2ºC
mínima: 1.7ºC
actual: 7.0ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 12,7 ºC (15h29)
Temperatura mínima = - 0,3 ºC (07h29)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 3,6 ºC
Pressão atmosférica = 1021 hPa

Sem vento a noite até está relativamente agradável com uma temperatura de 3,6 ºC,
bem mais quente que nas últimas noites. Pelo contrário, a última madrugada foi de geada generalizada e de gelo.


Este mês: Temp. máxima = 15,4 ºC (dia 6); temp. mínima = - 2,4 ºC (dia 4).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Bom dia!
É engraçado observar as minímas entre o barlavento e o sotavento e o interior e o litoral. No passado Domingo com valores de temperatura miníma não muito distantes dos actuais nos lugares mais frios(propensos a inversões térmicas) como é Aljezur, Portimão, o próprio sítio das fontes do nosso colega ecobcg aqui tivémos geada fortíssima agora estes dias temos escapado. A temperatura não tem descido muito aqui para estes lados mas nos sítios do costume continua a descer bem. O que quero dizer é que em comparação por exemplo Aljezur, nestes dias devia ter minímas nos -2º/-3º e Portimão na ordem dos 0º, mas as coisas não são tão lineares assim. Em 2005 por exemplo lembro-me de muitos dias de geada por aqui, sem querer mentir uns 10 dias à vontade acordando de manhã com tudo gelado mesmo dentro de Loulé. Quais seriam as temperaturas em Aljezur nesses dias? -10ºc não?
As potentíssimas inversões térmicas de Aljezur ainda me atrofiam todo, ainda mais quando a há uma enorme discrepância em relação ao resto do Algarve.
Aljezur dá a dose a quase todas as estações nacionais! Às 8h apenas Mirandela estava à sua frente com -5,5ºc e Aljezur com os astronómicos -5,2ºc.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Em alguns dias Janeiro de 2005 lembro-me de ver valores de -8ºC, ou próximos disso, na estação de Aljezur, mas também na de Alvalade e na da Amareleja. No relatório do IM, de Janeiro de 2005, há referência a um valor de -8,3ºC na estação de Alvalade, no dia 22. É pena esse relatório não ter também dados de Aljezur.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Bom dia!
É engraçado observar as minímas entre o barlavento e o sotavento e o interior e o litoral. No passado Domingo com valores de temperatura miníma não muito distantes dos actuais nos lugares mais frios(propensos a inversões térmicas) como é Aljezur, Portimão, o próprio sítio das fontes do nosso colega ecobcg aqui tivémos geada fortíssima agora estes dias temos escapado. A temperatura não tem descido muito aqui para estes lados mas nos sítios do costume continua a descer bem. O que quero dizer é que em comparação por exemplo Aljezur, nestes dias devia ter minímas nos -2º/-3º e Portimão na ordem dos 0º, mas as coisas não são tão lineares assim. Em 2005 por exemplo lembro-me de muitos dias de geada por aqui, sem querer mentir uns 10 dias à vontade acordando de manhã com tudo gelado mesmo dentro de Loulé. Quais seriam as temperaturas em Aljezur nesses dias? -10ºc não?
As potentíssimas inversões térmicas de Aljezur ainda me atrofiam todo, ainda mais quando a há uma enorme discrepância em relação ao resto do Algarve.
Aljezur dá a dose a quase todas as estações nacionais! Às 8h apenas Mirandela estava à sua frente com -5,5ºc e Aljezur com os astronómicos -5,2ºc.

É um caso bastante curioso, já por vezes também tenho reparado que Aljezur é num determinado momento, a estação mais fria de Portugal! Estando situada a 2 km do mar, no sudoeste Português, ou seja, o suposto lugar mais distante do frio possível! Mesmo sabendo que está num vale, propício a inversões, acho que daria um case-study fabuloso. Não sei se alguém já se entreteu a tentar explicar o porquê dessas inversões térmicas mesmo fora do normal.

O que é certo é que acontece. Eu vou de vez em quando a Aljezur no Inverno e o termómetro do carro regista à noite essa inversão muito forte quando passa por Aljezur. Nestes últimos dias, a minha avó disse-me que numa aldeia a 2 km de Aljezur e que já fica num planalto, só tiveram água às 10h da manhã porque a água tinha congelado nos canos! Em pleno sudoeste Algarvio...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As noites por Aljezur tem sido assim: Fotos tiradas por Jorge Gonçalves pelas 10 da manhã de hoje - Geada na zona de sombra do relvado anexo à câmara municipal e algum gelo pendurado nas árvores que ladeam a EN120 que a atravessa a vila.

2qwh105.jpg


2eap84y.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
As noites por Aljezur tem sido assim: Fotos tiradas por Jorge Gonçalves pelas 10 da manhã de hoje - Geada na zona de sombra do relvado anexo à câmara municipal e algum gelo pendurado nas árvores que ladeam a EN120 que a atravessa a vila.

2qwh105.jpg


2eap84y.jpg

Muito bom, note-se que o Sol já vai bem alto e as temperaturas a subir em flecha. Por volta das 8/9 da manhã o cenário devia ser espectacular, tudo branco. Eu já o assisti em Dezembro de 2006!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e noite fria.

Máxima: 14.3ºC
mínima: 3.1ºC
atual: 8.0ºC