Seguimento Sul - Fevereiro 2012



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Aljezur está mais uma vez com uma potentíssima inversão térmica que não sei onde vai parar...-4,7ºc às 23h. De resto um pouco por todo o lado as temperaturas estão a descer bem! Vai ser uma madrugada gelada!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

A mínima foi bem gelada no Sitio das Fontes, com -3,2ºC :cold: registados às 02h40 UTC (mais uma mínima muito baixa por cá!). A partir dessa hora, o vento aumentou de intensidade e a temperatura subiu para valores positivos, não mais descendo dos zero graus.

Neste momento sigo com 5,2ºC e vento fraco de NNE, com 40% de humidade.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Sigo com 9.8ºC e vento moderado a forte de nordeste, até arrepia os ossos. :cold::cold:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Não há a hipótese de haver algum erro com os valores desta estação:huh::huh:

Não, a estação não tem erro nenhum. Sempre foi um local com grandes inversões térmicas, não é a primeira vez que chega a valores deste tipo. A minha avó é de lá, e já passei lá de carro com temperaturas de -5ºC por volta das 23h/00h. Mesmo em conversa com pessoas que moram lá, dizem que Aljezur é um local muito frio de noite e têm quase sempre valores negativos nos carros de manhã cedo. As fotos que o Agreste colocou aqui anteontem são outra prova do frio que realmente se faz por lá à noite.

Quem está mais atento, vê que este tipo de temperaturas só acontece em noites de céu limpo e sem vento. Caso contrário, as temperaturas equivalem-se às restantes estações da região. O mesmo acontece durante o dia. Logo, fora de hipótese o termómetro estar estragado!! ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Estação de Aljezur em Agosto de 2010 e Agosto de 2011...

34io4xt.jpg


ac2zc0.jpg


2rnwygi.jpg


c2hc.jpg


Dia de Natal de 2010 para dar uma perspectiva do vale onde as 3 ribeiras se juntam, vista do Castelo. Daqui estamos a olhar para leste.

1y1qnk.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É a que o IM disponibiliza. Há uma outra do SNIRH no lugar do Serominheiro mas ainda não dei com ela. Não regista temperaturas.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Essa estação é esclusiva do IM? há uma em Vales, Aljezur, no wunderground mas não regista valores tão baixos... o sistema do IM limita um bocado os registos que dá para ver.

Essa estação é mesmo junto à Praia da Arrifana... normal não registar valores tão baixos, tendo o mar a uma ou duas escassas centenas de metros e situando-se num planalto muito ventoso.

A do Serominheiro regista temperaturas, Agreste. Escreve EMA Aljezur no google e a primeira coisa que aparece é essa estação, que é gerida pela DRAPALG (Min. Agricultura). Fica perto do Rogil, mais para o interior, também num planalto. Tem temperaturas mínimas menos baixas que Aljezur, mas ainda assim de respeito. Tem dados desde 2006 para todos os meses:

http://www.drapalg.min-agricultura.pt/ema/alj.htm