Seguimento Sul - Fevereiro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Acumulados brutais no sotavento Algarvio ás 19h :eek::eek:
Castro Marim (RN Sapal): 57.8mm
Vila Real de St. António: 31.1mm

E continuam a surgir fortes células naquela zona...isto equivale a um aviso vermelho...

E continuam a surgir fortes células naquela zona...isto equivale a um aviso vermelho...
O IPMA continua a ter medo de lançar avisos. Estamos em aviso amarelo... A ocorrências já são significativas, as previsões são tremendas e cá se está em aviso amarelo... enfim

O IPMA continua a ter medo de lançar avisos. Estamos em aviso amarelo... A ocorrências já são significativas, as previsões são tremendas e cá se está em aviso amarelo... enfim
Vi as imagens aqui publicadas e fez bastantes problemas em VRSA, imaginemos em Castro Marim, bastante desastroso, praticamente esse acumulado deve ser quase a média do mês nesses locais. Fiquei estupefacto, os modelos valem o que valem nesta situações, mas o IPMA não eleva o aviso, enfim. :facepalm::wacko: À pouco passou outra célula potente naquela zona, veremos o acumulado das 20h.

57.8 mms numa hora? Não é recorde?

Isso é acumulado ao estilo do equador/zonas tropicais. Não será um erro da estação?

Já o acumulado de 31.1 mms é-me mais realista (para situação 'extrema').

Isso é acumulado ao estilo do equador/zonas tropicais. Não será um erro da estação?

Já o acumulado de 31.1 mms é-me mais realista.
Também achei exagerado, isso é completamente extremo e a célula mais forte passou entre a fronteira. Mas a estação não tem estado a registar valores absurdos de precipitação portanto não sei...

• Gosto
Reactions: joselamego
Ayamonte teve 27,3 mm.

Também achei exagerado, isso é completamente extremo e a célula mais forte passou entre a fronteira. Mas a estação não tem estado a registar valores absurdos de precipitação portanto não sei...
Conhecendo como conheço os eventos pela minha terra não me surpreende se for verdade... É possível... A 3 de novembro de 2006 foi semelhante... Não me recordo dos valores mas recordo-me do dia.. vejam aqui se encontram os valores, estou no telefone não consigo.

https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-novembro-2006.434/page-6

Boas, por aqui, a tarde foi calma, mas há pouco caiu uma valente chuvada. Ao final da manhã, foi de muita chuva, por aqui. só há pouco é que ouvi uma trovoadazita. :D

Acumulado, até ao momento: 32 mm

O valor de Castro Marim, não surpreende-me, a diferença de 26 mm, entre uns 5 kms não é extraordinário, às vezes, eu em relação a Faro já tive situações com diferenças nessa ordem ou superiores.

Ui, que estrondo agora. :shocking:

Conhecendo como conheço os eventos pela minha terra não me surpreende se for verdade... É possível... A 3 de novembro de 2006 foi semelhante... Não me recordo dos valores mas recordo-me do dia.. vejam aqui se encontram os valores, estou no telefone não consigo.

https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-novembro-2006.434/page-6
Sim, fala-se sobre as inundações no concelho de VRSA, até se fala que tinham caído mais de 100mm.
Entretanto a célula mais intensa foi esta:
pStoTsl.png

Tal como disse num post atrás, passou na fronteira e não mesmo por cima de Castro Marim portanto não sei se esse acumulado será real, veremos se é lançado algum comunicado pois se for mesmo verdade é um recorde e se não for deve andar lá perto.

Já o acumulado de 31.1 mms é-me mais realista (para situação 'extrema').

A estação de Merelim aqui em Braga acumulou 45mm em +/- 30min no dia 8 de Outubro de 2014 por isso não acho estranho.

Sim, fala-se sobre as inundações no concelho de VRSA, até se fala que tinham caído mais de 100mm.
Entretanto a célula mais intensa foi esta:
pStoTsl.png

Tal como disse num post atrás, passou na fronteira e não mesmo por cima de Castro Marim portanto não sei se esse acumulado será real, veremos se é lançado algum comunicado pois se for mesmo verdade é um recorde e se não for deve andar lá perto.
Claro. Mas a Estação está no sapal bastante perto do rio, mais ou menos uns 100/200 metros do rio
Mais ou menos a meio caminho entre Vila Real e Castro Marim

Última edição:
A estação de Castro Marim, penso que esteja a leste de Castro Marim, na Reserva Natural, por isso, é mesmo na zona aonde passou a maior actividade.

A estação de Merelim aqui em Braga acumulou 45mm em +/- 30min no dia 8 de Outubro de 2014 por isso não acho estranho.

Não digo que isso seja impossível mas não se deve fazer comparações assim. Quais foram as condições ambientais nesse dia? E em que é que as mesmas diferem do dia de hoje?

Infelizmente o radar de Loulé não mostra a refletividade. A AP está nos 25 mms. A célula foi intensa com um topo nos 10/11 kms de altitude.

ngTo6AG.jpg

VRSA e Ayamonte tiveram resultados semelhantes por isso o primeiro é credível. CM teve quase o dobro de VRSA. Mas vá, antes que seja linchado :D, vou escrever que foi um registo bastante afortunado. Decerto será validado pelo IPMA (já houve algum que não foi?)

Chuva diluviana e rajadas fortes de vento em Olhão e acompanhada com trovoada forte. :eek: