Seguimento Sul - Fevereiro 2017

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Acumulados brutais no sotavento Algarvio ás 19h :eek::eek:
Castro Marim (RN Sapal): 57.8mm
Vila Real de St. António: 31.1mm

E continuam a surgir fortes células naquela zona...isto equivale a um aviso vermelho...
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Acumulados brutais no sotavento Algarvio ás 19h :eek::eek:
Castro Marim (RN Sapal): 57.8mm
Vila Real de St. António: 31.1mm

E continuam a surgir fortes células naquela zona...isto equivale a um aviso vermelho...
O IPMA continua a ter medo de lançar avisos. Estamos em aviso amarelo... A ocorrências já são significativas, as previsões são tremendas e cá se está em aviso amarelo... enfim
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
O IPMA continua a ter medo de lançar avisos. Estamos em aviso amarelo... A ocorrências já são significativas, as previsões são tremendas e cá se está em aviso amarelo... enfim
Vi as imagens aqui publicadas e fez bastantes problemas em VRSA, imaginemos em Castro Marim, bastante desastroso, praticamente esse acumulado deve ser quase a média do mês nesses locais. Fiquei estupefacto, os modelos valem o que valem nesta situações, mas o IPMA não eleva o aviso, enfim. :facepalm::wacko: À pouco passou outra célula potente naquela zona, veremos o acumulado das 20h.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Acumulados brutais no sotavento Algarvio ás 19h :eek::eek:
Castro Marim (RN Sapal): 57.8mm
Vila Real de St. António: 31.1mm

E continuam a surgir fortes células naquela zona...isto equivale a um aviso vermelho...

57.8 mms numa hora? Não é recorde?

Isso é acumulado ao estilo do equador/zonas tropicais. Não será um erro da estação?

Já o acumulado de 31.1 mms é-me mais realista (para situação 'extrema').
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
57.8 mms numa hora? Não é recorde?

Isso é acumulado ao estilo do equador/zonas tropicais. Não será um erro da estação?

Já o acumulado de 31.1 mms é-me mais realista.
Também achei exagerado, isso é completamente extremo e a célula mais forte passou entre a fronteira. Mas a estação não tem estado a registar valores absurdos de precipitação portanto não sei...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Ayamonte teve 27,3 mm.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Também achei exagerado, isso é completamente extremo e a célula mais forte passou entre a fronteira. Mas a estação não tem estado a registar valores absurdos de precipitação portanto não sei...
Conhecendo como conheço os eventos pela minha terra não me surpreende se for verdade... É possível... A 3 de novembro de 2006 foi semelhante... Não me recordo dos valores mas recordo-me do dia.. vejam aqui se encontram os valores, estou no telefone não consigo.

https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-novembro-2006.434/page-6
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a tarde foi calma, mas há pouco caiu uma valente chuvada. Ao final da manhã, foi de muita chuva, por aqui. só há pouco é que ouvi uma trovoadazita. :D

Acumulado, até ao momento: 32 mm

O valor de Castro Marim, não surpreende-me, a diferença de 26 mm, entre uns 5 kms não é extraordinário, às vezes, eu em relação a Faro já tive situações com diferenças nessa ordem ou superiores.

Ui, que estrondo agora. :shocking:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Conhecendo como conheço os eventos pela minha terra não me surpreende se for verdade... É possível... A 3 de novembro de 2006 foi semelhante... Não me recordo dos valores mas recordo-me do dia.. vejam aqui se encontram os valores, estou no telefone não consigo.

https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-novembro-2006.434/page-6
Sim, fala-se sobre as inundações no concelho de VRSA, até se fala que tinham caído mais de 100mm.
Entretanto a célula mais intensa foi esta:
pStoTsl.png

Tal como disse num post atrás, passou na fronteira e não mesmo por cima de Castro Marim portanto não sei se esse acumulado será real, veremos se é lançado algum comunicado pois se for mesmo verdade é um recorde e se não for deve andar lá perto.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
57.8 mms numa hora? Não é recorde?

Isso é acumulado ao estilo do equador/zonas tropicais. Não será um erro da estação?

Já o acumulado de 31.1 mms é-me mais realista (para situação 'extrema').

A estação de Merelim aqui em Braga acumulou 45mm em +/- 30min no dia 8 de Outubro de 2014 por isso não acho estranho.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Sim, fala-se sobre as inundações no concelho de VRSA, até se fala que tinham caído mais de 100mm.
Entretanto a célula mais intensa foi esta:
pStoTsl.png

Tal como disse num post atrás, passou na fronteira e não mesmo por cima de Castro Marim portanto não sei se esse acumulado será real, veremos se é lançado algum comunicado pois se for mesmo verdade é um recorde e se não for deve andar lá perto.
Claro. Mas a Estação está no sapal bastante perto do rio, mais ou menos uns 100/200 metros do rio
Mais ou menos a meio caminho entre Vila Real e Castro Marim
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
A estação de Castro Marim, penso que esteja a leste de Castro Marim, na Reserva Natural, por isso, é mesmo na zona aonde passou a maior actividade.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
A estação de Merelim aqui em Braga acumulou 45mm em +/- 30min no dia 8 de Outubro de 2014 por isso não acho estranho.

Não digo que isso seja impossível mas não se deve fazer comparações assim. Quais foram as condições ambientais nesse dia? E em que é que as mesmas diferem do dia de hoje?

Infelizmente o radar de Loulé não mostra a refletividade. A AP está nos 25 mms. A célula foi intensa com um topo nos 10/11 kms de altitude.

ngTo6AG.jpg


VRSA e Ayamonte tiveram resultados semelhantes por isso o primeiro é credível. CM teve quase o dobro de VRSA. Mas vá, antes que seja linchado :D, vou escrever que foi um registo bastante afortunado. Decerto será validado pelo IPMA (já houve algum que não foi?)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Chuva diluviana e rajadas fortes de vento em Olhão e acompanhada com trovoada forte. :eek: