Seguimento Sul - Fevereiro 2018

À primeira vista em cima dos carros parecia granizo, mas num plano mais aproximado é definitivamente graupel. Bom registo :D

Pois, eu também estava achar que havia ali qualquer coisa sólida de mais, mas há que ter em conta que já viram mais que muita malta como eu no interior norte:hmm:

Pois, eu também estava achar que havia ali qualquer coisa sólida de mais, mas há que ter em conta que já viram mais que muita malta como eu no interior norte:hmm:
A célula que originou isto em Tavira cresceu no Parque Natural do Vale do Guadiana, na zona de Mértola, provavelmente nevou nessa zona e na Serra do Caldeirão visto terem passado por lá ecos amarelos...

O sul mais animado que o norte, com flocos até no sotavento algarvio pelo segundo ano consecutivo :D
Parabéns a todos pelos humildes e bonitos registos!
Pois é, só é pena uma coisa: a seca, que não dá tréguas. :hmm:
Tenho a certeza que em muitos outros locais da região sul, onde houve células também houve surpresas. Já fiquei feliz por ver neve derretida aqui na minha santa terrinha. :D
________
Entretanto, sigo neste momento com 1,8ºC. Algum vento e nuvens vão impedindo uma descida mais rápida.

A célula que originou isto em Tavira cresceu no Parque Natural do Vale do Guadiana, na zona de Mértola, provavelmente nevou nessa zona e na Serra do Caldeirão visto terem passado por lá ecos amarelos...

Sim é possível, antes da formação do graupel, tem que existir obrigatoriamente neve. O contacto dos flocos com gotas super-arrefecidas gera um encapsulamento dos mesmos e ocorre o graupel. Resta é saber em que altitude é que foi encontrada essa zona de gotas super-arrefecidas, se acima da serra, ou em altitudes abaixo dos seus pontos mais altos. Mas é bem provável que tenha sido abaixo:D Eu disse que o melhor era fazer uma excursão ao Alentejo, é preciso ter mesmo muita sorte e muito azar como eu (que tenho sempre azar nestas coisas:sad:)

graupel-diagram.jpg

Sim é possível, antes da formação do graupel, tem que existir obrigatoriamente neve. O contacto dos flocos com gotas super-arrefecidas gera um encapsulamento dos mesmos e ocorre o graupel. Resta é saber em que altitude é que foi encontrada essa zona de gotas super-arrefecidas, se acima da serra, ou em altitudes abaixo dos seus pontos mais altos. Mas é bem provável que tenha sido abaixo:D Eu disse que o melhor era fazer uma excursão ao Alentejo, é preciso ter mesmo muita sorte e muito azar como eu (que tenho sempre azar nestas coisas:sad:)

graupel-diagram.jpg
Obrigado pela explicação, como não costumo ter neve por cá, não me interesso muito por isso. :p
Talvez para a próxima tenhas mais sorte, sei que é difícil mas pronto. A minha sorte foi estar bem atento ao que aí vinha senão nem dava por nada. Aguaceiros muito pontuais, de curta duração e em grande parte fracos. A culpa de termos esta pouca sorte não é do anticiclone mas sim das cordilheiras espanholas e até mesmo das nossas próprias serras. Hoje pude observar isso, a serra de S. Mamede serviu de barreira para os aguaceiros, aquele aguaceiro que passou por aqui, perdeu a intensidade assim que a atravessou. E pronto, é assim, infelizmente não podemos fazer nada quanto a isso, de qualquer das maneiras, já fiquei muito contente pois tal como já disse, ter mais que isto abaixo dos 300m por cá é quase impossível.

Rapaziada de Portalegre @Davidmpb @SpiderVV @Nuno Pimenta @joralentejano @talingas estejam com atenção à evolução do tempo nas próximas horas. É clara a circulação do núcleo da depressão no centro da Península e, quer o IPMA, quer o AEMET, aumentaram as probabilidades de precipitação para esta tarde. ;)
Digam-me se a evolução do dia não se assemelhe aos dias de Verão com as trovoadas: manhã com algumas nuvens por Espanha, depois limpa e incrementa-se o vento, durante a tarde há novamente muita nebulosidade e alguma precipitação. ;)
Agora, em Arronches, está mesmo frio, incrementado com o vento gélido de NE-E... A temperatura deve estar perto dos 5ºC mas o vento deverá pôr a sensação térmica perto ou abaixo dos 0ºC... :cold:

A circulação contrária deste núcleo depressionário é perfeita. Nota-se algum desenvolvimento vertical, a surgir na Faixa que vai da Malcata até Sul de Portalegre.
As próximas horas prometem, os níveis de humidade actuais inferiores a 50% também são prometedores para a queda do elemento branco.