Seguimento Sul - Fevereiro 2018

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
À primeira vista em cima dos carros parecia granizo, mas num plano mais aproximado é definitivamente graupel. Bom registo :D

Pois, eu também estava achar que havia ali qualquer coisa sólida de mais, mas há que ter em conta que já viram mais que muita malta como eu no interior norte:hmm:
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Pois, eu também estava achar que havia ali qualquer coisa sólida de mais, mas há que ter em conta que já viram mais que muita malta como eu no interior norte:hmm:
A célula que originou isto em Tavira cresceu no Parque Natural do Vale do Guadiana, na zona de Mértola, provavelmente nevou nessa zona e na Serra do Caldeirão visto terem passado por lá ecos amarelos...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
O sul mais animado que o norte, com flocos até no sotavento algarvio pelo segundo ano consecutivo :D
Parabéns a todos pelos humildes e bonitos registos!
Pois é, só é pena uma coisa: a seca, que não dá tréguas. :hmm:
Tenho a certeza que em muitos outros locais da região sul, onde houve células também houve surpresas. Já fiquei feliz por ver neve derretida aqui na minha santa terrinha. :D
________
Entretanto, sigo neste momento com 1,8ºC. Algum vento e nuvens vão impedindo uma descida mais rápida.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A célula que originou isto em Tavira cresceu no Parque Natural do Vale do Guadiana, na zona de Mértola, provavelmente nevou nessa zona e na Serra do Caldeirão visto terem passado por lá ecos amarelos...

Sim é possível, antes da formação do graupel, tem que existir obrigatoriamente neve. O contacto dos flocos com gotas super-arrefecidas gera um encapsulamento dos mesmos e ocorre o graupel. Resta é saber em que altitude é que foi encontrada essa zona de gotas super-arrefecidas, se acima da serra, ou em altitudes abaixo dos seus pontos mais altos. Mas é bem provável que tenha sido abaixo:D Eu disse que o melhor era fazer uma excursão ao Alentejo, é preciso ter mesmo muita sorte e muito azar como eu (que tenho sempre azar nestas coisas:sad:)

graupel-diagram.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Sim é possível, antes da formação do graupel, tem que existir obrigatoriamente neve. O contacto dos flocos com gotas super-arrefecidas gera um encapsulamento dos mesmos e ocorre o graupel. Resta é saber em que altitude é que foi encontrada essa zona de gotas super-arrefecidas, se acima da serra, ou em altitudes abaixo dos seus pontos mais altos. Mas é bem provável que tenha sido abaixo:D Eu disse que o melhor era fazer uma excursão ao Alentejo, é preciso ter mesmo muita sorte e muito azar como eu (que tenho sempre azar nestas coisas:sad:)

graupel-diagram.jpg
Obrigado pela explicação, como não costumo ter neve por cá, não me interesso muito por isso. :p
Talvez para a próxima tenhas mais sorte, sei que é difícil mas pronto. A minha sorte foi estar bem atento ao que aí vinha senão nem dava por nada. Aguaceiros muito pontuais, de curta duração e em grande parte fracos. A culpa de termos esta pouca sorte não é do anticiclone mas sim das cordilheiras espanholas e até mesmo das nossas próprias serras. Hoje pude observar isso, a serra de S. Mamede serviu de barreira para os aguaceiros, aquele aguaceiro que passou por aqui, perdeu a intensidade assim que a atravessou. E pronto, é assim, infelizmente não podemos fazer nada quanto a isso, de qualquer das maneiras, já fiquei muito contente pois tal como já disse, ter mais que isto abaixo dos 300m por cá é quase impossível.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Rapaziada de Portalegre @Davidmpb @SpiderVV @Nuno Pimenta @joralentejano @talingas estejam com atenção à evolução do tempo nas próximas horas. É clara a circulação do núcleo da depressão no centro da Península e, quer o IPMA, quer o AEMET, aumentaram as probabilidades de precipitação para esta tarde. ;)
Digam-me se a evolução do dia não se assemelhe aos dias de Verão com as trovoadas: manhã com algumas nuvens por Espanha, depois limpa e incrementa-se o vento, durante a tarde há novamente muita nebulosidade e alguma precipitação. ;)
Agora, em Arronches, está mesmo frio, incrementado com o vento gélido de NE-E... A temperatura deve estar perto dos 5ºC mas o vento deverá pôr a sensação térmica perto ou abaixo dos 0ºC... :cold:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
gEaSxHc.jpg

Incremento para os 60% na probabilidade de precipitação para esta tarde em Valência de Alcântara, quando às 9h eram de 45% :viva:
Final do dia e precipitação, são um cocktail excelente para a neve em cotas médias da nossa serra de S. Mamede :thumbsup:
3,3 ºC em Portalegre às 10 h é bom sinal, pois o congelador está ligado :D
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A circulação contrária deste núcleo depressionário é perfeita. Nota-se algum desenvolvimento vertical, a surgir na Faixa que vai da Malcata até Sul de Portalegre.
As próximas horas prometem, os níveis de humidade actuais inferiores a 50% também são prometedores para a queda do elemento branco.