Boa Noite, Tarde de céu muito nublado, ameaçador por vezes, mas não passou disso. Tem sido mais o vento que outra coisa, mas já está mais calmo também. Aqui, se chegar a chover alguma coisa é só de madrugada, mas não será nada de especial como tem sido sempre previsto. 13,3ºC atuais.
O vento aumentou significativamente na última hora, com alguma rajadas bem fortes mesmo. Foi uma constante ao longo do dia, mas agora muito mais intenso
A frente finalmente parece estar a querer progredir para o Interior, no Sul. Neste momento já chove um pouco por toda a costa ocidental e a chuva já chegou inclusive a Lagos.
Por aqui, algum vento mas o que tem sido mais estranho, é o barulho que faz o mar, parece que está levante mas não.
Lá vem a frente dar uma "vassourada" rápida na região sul e mesmo assim não sei se é geral. Ainda não tinha reparado na humidade hoje, mas o ar está realmente um pouco seco, nem parece que tem havido uma frente a descarregar muitos litros de água junto à costa. Contraste Litoral/Interior bem vincado. 11,1ºC e 62% de hr por aqui. Portalegre tinha 49% ás 22h. Na estação da Amareleja até desceu na última hora.
Belas rajadas por aqui de novo. Ainda à espera da chuva mas deve estar quase. Rajadas na ordem dos 50 km/h, com 13.7ºC.
Time-lapse de uma das mais inesperadas frentes, ou como se juntam uma massa de ar polar, um rio atmosférico e uma intrusão de ar seco poeirento (ainda não acabou, terá continuação).
No final do vídeo vê-se claramente a massa de ar pós-frontal frio a atingir a costa atlântica de Marrocos.
2mm. Intrusão de ar seco... choveu barro. Prefiro que tenha sido um fiasco do que ter um enxurrada sem aviso.
tinha escrito que após aquela chuvada de dia 6 andaria todo o mês sem chover... e assim se vai dar. a posição das massas de ar é completamente desfavorável. o inverno vai com 106mm... um inverno seco.
Eu não deitaria ainda o mês para o lixo. Parece-me que dia 25 terão uma segunda oportunidade aí pela zona. Veremos se a segunda é de vez!