Seguimento Sul - Fevereiro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por Arronches, o dia começou frio e com algumas nuvens altas. O vento de Leste durante a noite não foi muito intenso, mas o suficiente para impedir a temperatura de descer mais. Valores de humidade baixos.

Mínima de 2,4ºC.

Há pouco em Portalegre, céu limpo para o quadrante leste e as nuvens altas vindas de oeste. A temperatura ronda os 6ºC.
hQEUnBp.jpg

VfDR3Rm.png
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Estive no passado fim-de-semana no Sul e, para ser bastante honesto, fiquei extremamente surpreendido, pela negativa, pelo facto de os terrenos estarem tão secos nesta altura do ano no Algarve e Baixo Alentejo. De facto, comparando com abril do ano passado, os terrenos este ano estão muito mais secos (e o fim-de-semana de 23/24 de abril de 2022 veio literalmente depois de uma Páscoa de verão e um inverno excecionalmente seco em quase todo o país).
As ribeiras praticamente não correm neste momento, há muitos sobreiros e azinheiras em estado moribundo e em certas zonas os terrenos até estão com um ar amarelado. Na zona entre Almodôvar e Aljustrel há mesmo terrenos que quase parecem que estamos em maio e não em fevereiro! :surprise:
Do outro lado da fronteira, na região de Huelva, a coisa ainda é pior. Há zonas de Doñana neste momento quase que parecem o Sahel... :dry:

Como já esperava, de sexta a segunda não caiu nem uma pinga por Cabanas de Tavira. O único aguaceiro relevante que apanhei foi um em Lagos no sábado, associado a uma linha de instabilidade, e também caíram umas pingas irrelevantes no domingo em Tavira. :rain: Na sexta-feira até esteve céu limpo e um tempo agradável em locais abrigados do vento norte gelado, e na segunda esteve um tempo bem frio e enevoado desde o Algarve até à zona de Grândola (quando o céu abriu, mas o vento continuou). :cold:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
As nuvens altas que havia de manhã rapidamente se dissiparam, dando lugar ao céu limpo.

A máxima foi de 12,4ºC.

Fevereiro termina com 6.3mm. 2º fevereiro consecutivo com acumulado mensal típico de verão.

6,1ºC atuais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado com algumas nuvens altas, á noite está frio durante o dia está frio à sombra, calor ao sol e dentro do carro parece Primavera.

Máxima: 15.5ºC
mínima. 6.9ºC

Fevereiro acaba com apenas 26 mm.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.