Seguimento Sul - Fevereiro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Alguém invejoso, fez macumba contra Olhão (cidade). :sad:

Em Moncarapacho e Fuseta choveu cerca de 20 mm, em Faro ainda choveu mais e eu aqui só com 2 mm, ninguém merece. :D

"Bonita" formação, a passar aqui em frente a Carvoeiro ainda há pouco. ;)
Shelf.webp

20230209_141152.webp

Estranhamente estas células que produziram estes acumulados não mais tiveram trovoada desde cerca das 4h. :intrigante:

Os 20,6 mm do aeroporto de Faro tiveram origem numa célula que passou de raspão nessa costa.
No entanto a essa hora nem aparece precipitação significativa nas estações WU mais próximas.
Poderá ter havido um fenómeno muito local, de downburst?

Infelizmente as melhores projeções dos modelos não se concretizaram e a depressão vai partir mais cedo que o previsto alguns dias atrás. Devido à lotaria das células alguns locais no Algarve já terão feito metade da média do mês e outros não tiveram precipitação. Seria necessário que a depressão se aguentasse mais tempo para termos um evento mais democrático.

Consta que o rio de Tavira trouxe cheia o que bate certo com o radar. Na bacia hidrográfica do Gilão caíram em alguns locais mais de 30 mm neste evento.

Agora é esperar pelo próximo evento, na próxima semana. Há muita discrepância nos modelos. Na pior das hipóteses não chove nada, na melhor das hipóteses poderemos ter mais de 20 ou 30 mm no Algarve e Alentejo.

O mês está encaminhado para ser seco, mas ainda assim bem melhor que o Fevereiro do ano passado.

Para se chegar à média faltam neste momento cerca de 200 mm no sotavento e bem mais no Barlavento. É rezar para que Março e Abril sigam o padrão da última década.

Infelizmente as melhores projeções dos modelos não se concretizaram e a depressão vai partir mais cedo que o previsto alguns dias atrás. Devido à lotaria das células alguns locais no Algarve já terão feito metade da média do mês e outros não tiveram precipitação. Seria necessário que a depressão se aguentasse mais tempo para termos um evento mais democrático.

Consta que o rio de Tavira trouxe cheia o que bate certo com o radar. Na bacia hidrográfica do Gilão caíram em alguns locais mais de 30 mm neste evento.

Agora é esperar pelo próximo evento, na próxima semana. Há muita discrepância nos modelos. Na pior das hipóteses não chove nada, na melhor das hipóteses poderemos ter mais de 20 ou 30 mm no Algarve e Alentejo.

O mês está encaminhado para ser seco, mas ainda assim bem melhor que o Fevereiro do ano passado.

Para se chegar à média faltam neste momento cerca de 200 mm no sotavento e bem mais no Barlavento. É rezar para que Março e Abril sigam o padrão da última década.
O Sotavento essencialmente o litoral e o barrocal, em particular a serra de Monte Figo até ao ínicio da serra do Caldeirão não se podem queixar fazendo o apanhado geral desde Setembro 2022.
Resta saber se este evento chegou às bacias de Odeleite e Beliche. Talvez tenha rendido qualquer coisa a Beliche e menos a Odeleite.
Para a bacia do Alportel/Gilão foi bom certamente mas não existem aí barragens. Daqui a pouco começam os defensores das mesmas a evocar a construção da barragem do Alportel(novamente).

Eu estou muito preocupado é com o Querença-Silves mas devo ser o único...
A fonte de Paderne acho que está seca e as fontes de Estômbar idem
O Algarve não se safa sem este aquífero!

O Sotavento essencialmente o litoral e o barrocal, em particular a serra de Monte Figo até ao ínicio da serra do Caldeirão não se podem queixar fazendo o apanhado geral desde Setembro 2022.
Resta saber se este evento chegou às bacias de Odeleite e Beliche. Talvez tenha rendido qualquer coisa a Beliche e menos a Odeleite.
Para a bacia do Alportel/Gilão foi bom certamente mas não existem aí barragens. Daqui a pouco começam os defensores das mesmas a evocar a construção da barragem do Alportel(novamente).

Eu estou muito preocupado é com o Querença-Silves mas devo ser o único...
A fonte de Paderne acho que está seca e as fontes de Estômbar idem
O Algarve não se safa sem este aquífero!
Segundo o radar a bacia destas ribeiras foi bem abastecida. Mas vou lá este fim-de-semana. Posso fazer uma reportagem em tempo real aqui para o o fórum.

Boas, por aqui, dia de céu nublado e um valente vendaval.

Máxima: 14.8ºC
mínima: 9.6ºC

A bóia de Faro Costeira tem uma ondulação de 4.6 mts e ondulação máxima de 7.1 mts, a roçar quase o aviso vermelho, a Oceânica 5.2 mts de ondulação e a máxima de 7.7 mts. :eek:

Estão 5 barras fechadas no Algarve: Lagos, Alvor, Faro/Olhão, Tavira e VRSA.

Boa noite,
Por aqui, dia com sol, mas ao longo da tarde foi ficando mais nublado por nuvens altas. Vento moderado de Leste com algumas rajadas mais intensas que tornavam a sensação desagradável.
Um bonito final de dia:
hNrFlN9.jpg

Máx: 12,5ºC
Min: 4,9ºC

Rajada máxima de 40,4km/h.

Neste momento estão 8,8ºC com vento fraco a moderado de leste.

Boas, ontem, isto mais parecia a Irlanda ou Escócia: céu muito nublado e o vento não estava para brincadeiras.
Felizmente, segui o conselho do @algarvio1980 e saí de casa com uns pedregulhos nos bolsos. :D

O vento médio, em 24 horas, nalgumas estações do Algarve durante o dia de ontem:
Fóia​
Faro (Aeródromo)​
Sagres​
57km/h
38km/h
35km/h

As rajadas máximas:
Fóia​
102km/h
Portimão (Praia da Rocha)​
96km/h
Faro (Aeródromo)​
71km/h
Sagres​
70km/h
Olhão, EPPO​
63km/h
Albufeira​
63km/h
Aljezur​
58km/h
Portimão (Aeródromo)​
58km/h

O mar fazia um barulho que até parecia uma cascata.
266305486447221.jpg

Bom dia,
Estes últimos dias têm sido marcados por céu com períodos de muito nublado e vento moderado de Leste. Entretanto, depois de um fim de semana mais fresco, os próximos dias prometem ser bem amenos.

Neste momento, por Portalegre a temperatura ronda os 13ºC e o vento é fraco a moderado. Céu com nuvens altas e algumas poeiras, algo que marcará presença também os próximos dias.

Estado
Fechado para novas mensagens.