Seguimento Sul - Fevereiro 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.
Chegou a Lagos. Vamos com uns 20 minutos de trovoada e chuva muito intensa.
Prováveis inundações urbanas:

iFxqvBN.jpg
00wV4cD.jpg


Ft1151B.jpg
Wfw6UCd.jpg


P2HpUCR.jpg
CPMENVN.jpg


I9HrJdw.jpg
hXMIGoS.jpg
 
Última edição:
22,1 mm na primeira hora de hoje em Portimão, centro, e ainda vai durar mais pois a frente vai para Leste e vai voltar mais tarde para trás.
24,1 mm também em Portimão (perto do IC4).
21,1 mm perto do Arena de Portimão.
17,5 mm no Porto de Portimão.

Quatro estações a prestarem um bom serviço público.

Sinceramente gostava de saber que dados recebem em tempo real (ou pelo menos útil) os serviços de protecção civil, e de quem os recebem.
 
Última edição:
O Arome tinha actualizado as previsões e tinha carregado na precipitação para o Barlavento. Se o Arome acertar deverá chover em quase todo o Algarve mas muito menos para lá do Cabo de Santa Maria.
Precisamente, o ARPEGE também tinha visto essa intensificação, chegando a prever 50 mm para Portimão. Pelo evoluir dos acumulados não andará longe.

O mapa IPMA mostra o que pode:

M1tISU0.jpg
tnuDXND.jpg
 
A EMA da Praia da Rocha lá enviou mais um lote de registos, mas só até às 00:40.
Confirmam perfeitamente os registos das estações amadoras situadas um pouco mais a norte, excedendo-os até: tem 22,7 mm acumulados até àquela hora, dos quais 16,2 mm em 30 minutos (23:50-00:20).

Entretanto, a análise frontal do MetOffice mostra que havia uma linha de instabilidade antes da frente propriamente dita:

xpqId35.gif


(nota: as cartas de previsão tinham uma situação completamente diferente, quer na posição da frente, quer na do centro da cut-off).
 
Última edição:
Alvalade do Sado e como sempre nada de nada. Aqui não vai chover. É o que digo sempre, se as tempestades entram pelo sul a precipitação fica toda no Algarve. Se entram pelo oeste ou norte fica tudo no norte e centro.

Estamos seriamente condenados. Sem água nas barragens os solos cada vez mais secos. E as geadas das últimas semanas queimaram o verde que existia.
A agricultura está a ficar mesmo condenada. Regadio não existe e os animais sem comida. E aqui não há nada a fazer, nem ajudas de governo resolvem.
É a zona pior de Portugal.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.