Seguimento Sul - Janeiro 2010

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Na estrada nacional 4, entre Borba e Estremoz (à passagem pelos Arcos), por volta das 15h00:

[ame="http://www.dailymotion.com/video/xbtado_neve-no-alentejo_tech"]Dailymotion - Neve no Alentejo - um video do canal Tecnologia & Ciências@@AMEPARAM@@http://www.dailymotion.com/swf/xbtado@@AMEPARAM@@xbtado[/ame]
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A partir de agora a massa de ar quente começa a instalar-se e a cota começará a aumentar. Para a tarde acho que só nevará no interior norte e centro acima dos 600 m.

Pegando no que o David sf posto no tópico dos "Seguimento e Discussão das Previsões do Tempo":

David o que tu dizes está muito certo e se eu não estivesse aqui para ver o que vi, diria que estavas no certo Mas a realidade foi e é bem diferente. Nevou bastante e por todo o lado, custou a pegar, porque entretanto até choveu, mas ainda assim por volta das 12:30h começou a cair de tal forma que ficou tudo branco e intransitável, isto dentro da mesma cidade de Elvas. Há estradas condicionadas e nem sei mesmo se já se circula nelas, que são a que liga Campo Maior a Arronches e Elvas a Barbacena.
Pode-se então afirmar que nevou a cotas de 250m com acumulação e que durou até ao fim da passagem da frente, por volta das 16h. Foram 3 horas sempre a dar-lhe, Acumulações dentro da cidade entre os 3 e os 6 cm. E fora dela em especial na zona de Arronches alcançaram-se certamente mais de 10cm. A temperatura rondou sempre os 0,5ºC, mais décima menos décima.

Aqui lhes deixo um "lamiré" do que isto foi, eu ainda estou sem palavras!!! :surprise::shocking:


Esta é dedicada ao user que hoje pedia neve no Ribatejo para ver os touros com os cornos nevados! :lmao:

P1106462Medium.jpg



Estrada Arronches Elvas quase intransitável:

P1106479Medium.jpg



As benditas das oliveiras com um aspecto um pouco raro por aqui:

P1106498Medium.jpg



Auto-Estrada A6 junto a Elvas:

P1106500Medium.jpg



P1106508Medium.jpg



O Aqueduto das Amoreiras, Ex-Libris da cidade:

P1106519Medium.jpg


P1106522Medium.jpg



A típica foto do caixote do lixo :p:

P1106563Medium.jpg


P1106582Medium.jpg



Aspecto de algumas artérias da cidade:

P1106583Medium.jpg


P1106586Medium.jpg



Portas de Olivença:

P1106591Medium.jpg


P1106593Medium.jpg



Monumento aos Ex-combatentes do Ultramar:

P1106595Medium.jpg



Uma avenida de palmeiras vestidas do insólito branco:

P1106600Medium.jpg



Um pobre cavalito a pastar no mato branco:

P1106603Medium.jpg



Uns 3cm :w00t::

P1106606Medium.jpg



P1106679Medium.jpg



E claro a marca da praxe, que diz a quem passa o MeteoPT esteve presente!

P1106501Medium.jpg


Um abraço companheiros! :amigos:
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E eu à cota 300, nada. A massa nebulosa que deixou neve forte em Elvas deixou aqui chuva com cerca de 2 graus. E estou em linha recta a cerca de 50 km a sul. Morri na praia, se a depressão estivesse uns km a sul tinha tido um nevão histórico. E parece que o frio se vai aguentar mais tempo, dado que o IM manteve o aviso por neve até amanhã ao meio dia.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
E eu à cota 300, nada. A massa nebulosa que deixou neve forte em Elvas deixou aqui chuva com cerca de 2 graus. E estou em linha recta a cerca de 50 km a sul. Morri na praia, se a depressão estivesse uns km a sul tinha tido um nevão histórico.

Esta situação meteorológica que causou queda de neve desde Campo Maior / Elvas até ao Alandroal / Arcos tem a haver muito com as seguintes situações:

-Fluxo de leste ou sudeste (fluxo de ar frio junto ao solo);
-Disposição do relevo, com a presença de um vasto anticlinal que se estende desde Sousel até às redondezas do Alandroal, o que obriga as massas de ar procedentes de leste a subir, favorecendo a condensação e a precipitação.

Por exemplo, o Redondo ficando já a oeste deste anticlinal não reporta estes tipos de situações meteorológicas.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta situação meteorológica que causou queda de neve desde Campo Maior / Elvas até ao Alandroal / Arcos tem a haver muito com as seguintes situações:

-Fluxo de leste ou sudeste (fluxo de ar frio junto ao solo);
-Disposição do relevo, com a presença de um vasto anticlinal que se estende desde Sousel até às redondezas do Alandroal, o que obriga as massas de ar procedentes de leste a subir, favorecendo a condensação e a precipitação.

Por exemplo, o Redondo ficando já a oeste deste anticlinal não reporta estes tipos de situações meteorológicas.

E é por estas e por outras que não nos devemos fiar muito nos modelos, pois estes detalhes orográficos escapam-se-lhes.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
De facto so se houve falar de neve neve neve e neve. Estao 10 distritos em alerta azul até segunda-feira mas a chuva vento e frio vai se manter pelo menos até quarta.;)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Esta situação meteorológica que causou queda de neve desde Campo Maior / Elvas até ao Alandroal / Arcos tem a haver muito com as seguintes situações:

-Fluxo de leste ou sudeste (fluxo de ar frio junto ao solo);
-Disposição do relevo, com a presença de um vasto anticlinal que se estende desde Sousel até às redondezas do Alandroal, o que obriga as massas de ar procedentes de leste a subir, favorecendo a condensação e a precipitação.

Por exemplo, o Redondo ficando já a oeste deste anticlinal não reporta estes tipos de situações meteorológicas.



Farrapou pelas 15.30h durante...30s :lmao:

:surprise:



Vamos ver se termina o dia com a máxima histórica de 3,3ºC aqui pelo Redondo.

Falta bastante para as 00:00h e a temperatura está nos 2,3ºC e com chuva.

A mínima foi de 1,1ºC



Ah...e parabéns ao Actio(n)man pelas sempre saudosas reportagens!!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Nevou bastante e por todo o lado, custou a pegar, porque entretanto até choveu, mas ainda assim por volta das 12:30h começou a cair de tal forma que ficou tudo branco e intransitável, isto dentro da mesma cidade de Elvas.

P1106583Medium.jpg


P1106595Medium.jpg

Excelente reportagem. Belíssimas fotografias.

Sempre lá para o acontecimento, já não é a primeira vez. :lol:

Também me orgulho de ver assim a imponente cidade de Elvas, que impõe respeito nos seus Verões tórridos e mostra como no Inverno a realidade é bem diferente.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Por aqui, chove fraco e já algum tempo e estou com 4.2ºC e vento de NE... Impressionante, mas acho que foi o dia com a temp_media mais baixa que registei desde que vivo aqui em V.R.S.A.


Em relação ao Caldeirão, que se atrever ir a Alcaria do Cume pode ser que veja algo, pois eu em pleno meio-dia apanhei aos 500m chuva e flocos misturados e muito frio...;)

Grandes Fotos!!! Ó ELVAS Ó ELVAS - NEVE Á VISTA :p

Até já!