Seguimento Sul - Janeiro 2010

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Excelente reportagem. Belíssimas fotografias.

Sempre lá para o acontecimento, já não é a primeira vez. :lol:

Também me orgulho de ver assim a imponente cidade de Elvas, que impõe respeito nos seus Verões tórridos e mostra como no Inverno a realidade é bem diferente.

Belas fotos...e ao nivel da cidade nevou bem mais do que aqui, ou aliás, tiveram condições para que ELA "colasse". Tendo em conta que a altitude é um pouco menor e estão mais a Sul, é fantástico. :)
 


Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
Esta agora o IM lançou alerta amarelo para Portalegre, em relação a queda de neve desde as 22h de hoje ate as 4h da manha de amanhã!!! :unsure:
Será mesmo? Por enquanto só chove...:(
 

AnDré @

Cirrus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
1
Local
Algarve, VRSA
Re: Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2010

Aqui em Vila Real St Antonio chove muito intensamente, onde por volta das 14/15h houve queda de granizo durante 10/15min. A altitude 0m e temperatura de aproximadamente 10º.

Esperava neve, mas é impossível, sem dúvida alguma. Esperava que caisse em Monchique para poder ir ver, mas também não caiu. Ontem estive em Moura, no Alentejo, e durante a noite fizeram -5ºC e nada aconteceu. Apenas a formaçao de geada.

Alguém me pode dizer se há queda de neve prevista para o algarve? (qualquer parte)? :huh:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Aqui em Vila Real St Antonio chove muito intensamente, onde por volta das 14/15h houve queda de granizo durante 10/15min. A altitude 0m e temperatura de aproximadamente 10º.

Esperava neve, mas é impossível, sem dúvida alguma. Esperava que caisse em Monchique para poder ir ver, mas também não caiu. Ontem estive em Moura, no Alentejo, e durante a noite fizeram -5ºC e nada aconteceu. Apenas a formaçao de geada.

Alguém me pode dizer se há queda de neve prevista para o algarve? (qualquer parte)? :huh:

Boas Vizinho!! mais vizinho impossivel..

Em Alcaria do Cume apenas farrapos misturados com chuva quando o vento soprava forte...

Houve granizo mas não foi proporcional em toda a cidade, houve sitios com mais do que outros..

Já agora tens de postar na região sul...

Para não me esquecer os agueceiros segundo o IM serão de neve acima dos 300m dai o alerta amarelo para o nosso distrito...

O que acho muito possivel so no interior do sotavento... e não em Monchique... ;)
 

zymolog

Cirrus
Registo
2 Jan 2009
Mensagens
5
Local
Mina do Bugalho-Alandroal (Alentejo)
Boas, por aqui durante todo o dia foi uma succesão de chuva e/ou neve mas não chegou a pintar de branco a paisagem :angry:. Actualmente sigo com 2,4ºC e está novamente a caír chuva com neve misturada, 8,7mm (entre as 12h30 e as 22h30), vento fraco NNE A temperatura está estável desde as 19h00. Espero que durante a noite a tº baixe mais um pouco e que continuem as precipitações.:)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Alcanço agora os 4 graus, a máxima do dia, que será a mínima de amanhã. Chove continuamente nas últimas 2 horas, com momentos de chuva forte. Não sei como podem pôr cota 200, está a ficar nevoeiro, humidade muito alta, temperaturas negativas só a mais de 2000 m de altitude e 3 graus a 850 hpa.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas noites a todos.

Antes de mais o meu muito obrigado pelas vossas palavras de apreço! :thumbsup:. Aproveito igualmente para agradecer aos meus conterrâneos do Alto Alentejo (Gerofil e MeteoPtg), pelos vídeos e fotos postadas e aos restantes pelos vídeos do chuvadas que pelos Algarves foram ocorrendo! :uau:

O registo histórico certamente aqui na EMA de Elvas com uma máxima muito baixa de 3,2ºC e uma mínima de 0,3ºC.
Na minha estação medi uma máxima de 2,9ºC pelas 11:54h e uma mínima de -0,1ºC às 00h. Dia de neve/água-neve/frizing rain/chuva, enfim houve de tudo um pouco :w00t::cold:.

Neste momento registo 1,2ºC e água-neve, sendo mais água que neve infelizmente, o que leva a um mais rápido derretimento da neve acumulada (3 a 6 cm na cidade e um pouco mais nas zonas mais rurais) :sad:.
Também eu não entendo muito bem o porquê destes avisos, mas supostamente eles saberão mais que nós... :unsure:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Também eu não entendo muito bem o porquê destes avisos, mas supostamente eles saberão mais que nós... :unsure:

Também acho que os avisos de neve já não fazem sentido, pelo menos para as regiões do sul (quanto muito só para cotas superiores a 800 metros de altitude).
Por aqui (Estremoz) temos aguaceiros e a temperatura continua a subir, estando já em 3,9 ºC. No weatheroffice observa-se que as formações mais activas já só se restringem à Beira Interior e ao Alentejo, mas será já por pouco tempo.