Seguimento Sul - Janeiro 2010



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui, por volta das 13h15, choveu intensamente durante +/- 3 minutos, acompanhado de vento muito forte (a chuva vinha na horizontal)! Entretanto acalmou! Pelo radar, parece que o pior já terá passado! O vento já está a rodar para Norte, de acordo com as últimas rajadas! Vou com 7,1mm acumulados hoje.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
14,2mm em Sagres na última hora.

semttulo2qx.png



Na precipitação acumulada, Monchique (430m) segue na frente com 54,4mm.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Realmente é impressionante o efeito de uma montanha maritima. Monchique já leva mais do que muitas estações do centro e norte(a avaliar pelos dados do seguimento centro e norte).
E o efeito é potenciado por estas frentes a deslocarem-se de noroeste-sudoeste está mas que provado!!!, é quando Monchique dá 10-0 ao restante Algarve.
Por aqui vai chuviscando e apesar da chuva não ter sido muita há água por todo o lado pois os terrenos já não aguentam mais. Realmente se tivesse havido picos de chuva forte tinha havido inundações por todo lado dai o alerta laranja não ter sido de todo descabido, talvez já a prever essa situação...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Deslizamentos de terras, queda de árvores e de estruturas no Algarve por causa do temporal

Quedas de árvores, deslizamentos de terra, quedas de estruturas e de um cabo eléctrico e um acidente rodoviário foram algumas das ocorrências derivadas do mau tempo entre as 00:00 e as 15:00 de hoje.

Em declarações à agência Lusa, o comandante permanente às operações no Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Faro explicou que nenhuma das 13 ocorrências registadas provocou vítimas, mas apenas danos materiais.

Os concelhos onde se registaram problemas relacionados com condições atmosféricas adversas foram Faro com cinco ocorrências, Tavira com duas, S. Brás de Alportel com 29, Albufeira, Lagos e Vila do Bispo com uma, cada.

O CDOS registou quatro quedas de árvores e de um cabo eléctrico, dois deslizamentos de terras, três quedas de estruturas e um acidente rodoviário.

Fonte: Barlavento Online

Para quem criticou o alerta laranja do IM aqui está a justificação, esteve bem o IM, tal como o Rozzo disse, o Aurélio anda sempre a criticar, por criticar o alerta é para o distrito de Faro e não para Faro, logo basta ver o número de ocorrências a São Brás de Alportel.

Boas, por aqui, céu nublado, chuva e vento forte com rajadas bastante fortes ao início da tarde.

Máxima: 17.2ºC
mínima/actual: 11.5ºC

Precipitação: 4 mm
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Chuva no Alentejo provoca inundações, quedas de árvores e estradas cortadas

A chuva intensa provocou hoje no Alentejo mais de duas dezenas de inundações, em casas e em estradas, principalmente em Évora, sete quedas de árvores e dois deslizamentos de terra, informaram os bombeiros.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou à agência Lusa que os bombeiros foram chamados, entre as 11:30 e as 15:00, para resolver 19 pequenas inundações e três quedas de árvores. "As inundações aconteceram, sobretudo, devido a esgotos e sarjetas entupidas e a maior parte, 12, registou-se no concelho de Évora", adiantou a mesma fonte. Todas as situações, em Évora, Vila Viçosa, Mora, Arraiolos, Borba e Montemor-o-Novo, já foram resolvidas.
Na região de Portalegre, de acordo com o CDOS distrital, entre as 08:00 e as 14:00, ocorreram três inundações (uma em Crato, outra em Elvas e uma em Portalegre) e três quedas de árvores (uma em Avis e duas em Castelo de Vide). No mesmo distrito, em que todas as ocorrências já estão fechadas, segundo a fonte dos bombeiros, verificaram-se ainda "dois deslizamentos de terra para a via pública, em Portalegre e Avis, "mas sem danos".
No Litoral Alentejano, segundo o CDOS de Setúbal, a Estrada Nacional 390, entre São Domingos e Abela, no concelho de Santiago do Cacém, está cortada, devido à subida da ribeira de Corona. A Estrada Nacional 261, entre Santiago do Cacém em São Domingos, também está submersa, mas circulável, enquanto que, em Sines, o CDOS deu conta de algumas inundações em estradas e o trânsito está condicionado em duas rotundas da cidade.
Já na região de Beja, disse o CDOS do distrito, apenas foi registada uma queda de árvore.

Diário de Notícias
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, ontem nao pude postar aqui no forum nenhumas informações devido a um problema que tive no meu pc, mas agora estive a ler tudo e tocando nos assuntos dos alertas de facto as vezes o Aurélio é um pouco exagerado!!
Eu acho que o IM fez bem em colocar o pais em alerta Laranja, de facto choveu bastante nalgumas zonas do pais e o vento cada vez estava mais forte!
Mas cada um é livre de dizer o que lhe apetece e o que quer!
Agora digo para ti Aurélio, porque será que existe tanta gente sempre a criticar-te e a dizer que és muito exagerado??
Porque será?
Nao estou a dizer que sei tudo! Claro que nao, mas tambem sei muita coisa! Nao estou a querer levantar conflitos mas acho um pouco estranho tanta gente estar te sempre a dizer a mesma coisa!!!!
Nao é por mal mas as vezes fico a pensar nas coisas que tu dizes...
Mas pronto isto é um forum e nao á razoes para levantar conflitos, apenas te estou a chamar á atenção e apenas te quero fazer pensar nalgumas coisas que dizes aqui no forum...;)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 10,9 ºC (11h31)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 7,8 ºC
Pressão atmosférica = 1017 hPa

O dia foi de temporal: vento muito forte pela manhã e aguaceiros frequentes, por vezes fortes. Tudo amainou depois das 19h30. Destaque já para as temperaturas, moderadamente mais altas que no Domingo.

Este mês: Temp. máxima = 12,7 ºC (dia 4); Temp. mínima = - 1,9 ºC (dia 9, às 07h09).
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Por aqui chuva miudinha desde manhã.
Só por curisosidade:
Ontem fiz o percurso Elvas/Portalegre e de salientar o facto de os ribeiros estarem a transbordar, ribeira de Arroches e rio Caia cheíssimos!!!! Já há algum tempo que não via tal cenário. Tudo quanto é linha de água a transbordar! :up:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Por aqui a chuva tem sido fraca, com uma acumulação de 1,6mm:rain: até agora. A temperatura está nos 16,9ºC!

A pressão atmosférica começou a descer a partir das 11h, tal como a intensidade do vento, mas mantendo-se fraco ainda.

Se chegar alguma coisa cá (precipitação e vento mais intensos), será mais para o final da tarde (de acordo com o radar).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao