Seguimento Sul - Janeiro 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz: tempo instável, com aguaceiros :rain: dispersos e pontualmente fortes. Novas células surgem a sudoeste e passam ligeiramente a sul da cidade, em direcção à Espanha.

Fotografia às 13h15 para sul de Estremoz:

Estremoz07012011a.JPG


Fotografia às 13h15 para leste de Estremoz:

Estremoz07012011b.JPG
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Estremoz: tempo instável, com aguaceiros :rain: dispersos e pontualmente fortes. Novas células surgem a sudoeste e passam ligeiramente a sul da cidade, em direcção à Espanha.

Têm passado a Sul da tua localização e a Norte da minha! :(

Estamos precisamente no extremo das células que passam! :sad:

Olhando para o radar (agora com 10 m de intervalo) parece-me que dentro poucos minutos (5 a 10) vai passar aqui uma em cheio!

A temperatura actual é de uns amenos 15ºC e o dia tem sido pingos dispersos que nem a molhar o chão chegam. O vento tem-se feito ouvir e sentir e o céu apresenta-se muito nublado e carregado.

Choveu muito ao inicio da madrugada e desde ai que nada mais nos calhou!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ora cá está ela a cair moderada a forte! :rain:

p1070531medium.jpg


Um disparo com grande velocidade a "congelar" literalmente esta goteira, parecendo uma explosão de grande intensidade! :)

p1070542amedium.jpg


A temperatura desceu um pouco e está nos 14,5ºC.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Boas

Tive a informação que a ribeira de Quarteira levava bom caudal e ia ludra hoje de manha mas por aqui não choveu nada de especial e em Olhão pelos vistos só 2mm.
Ora para isso acontecer tem de de chover mais de 20mm na zona da serra do caldeirão que é onde ela nasce... é pena não haver aqui ninguém com dados dessa zona.

Por aqui está um dia de sol e peras (Algarve no seu melhor!) com céu pouco nublado.

O ano não está mau é verdade mas comparativamente ao resto do país sai tudo ao lado!
Nem as depressões a sudoeste nos valem de alguma coisa.
A depressão deveras mais produtiva aqui foi aquela da véspera de natal (isso deixa-me frustado!) . Essa depressão é que salvou a região de Faro/Olhão!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Ainda os efeitos do temporal da última noite ...

Imagem de satélite às 02h16 UTC:
spaI0216.jpg

WeatherOnline

Inundações no distrito de Portalegre

Cerca de dez casas sofreram esta sexta-feira de madrugada inundações na vila de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide, depois de a subida do caudal de uma ribeira ter inundado a rua, disse à Lusa fonte dos bombeiros. A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre explicou à Lusa que a subida do caudal da ribeira da Ameixoeira, em consequência das fortes chuvadas, inundou a rua do mercado, cerca da meia-noite. A água inundou depois uma dezena de casas, mas sem causar danos pessoais, nem desalojados. A situação regressou à normalidade cerca das 05h30, depois de ter baixado o caudal da ribeira, indicou a fonte. Depois de uma madrugada agitada, os habitantes estão esta manhã a proceder à limpeza das casas, localizadas numa rua em que água arrancou alguma calçada, constatou a Lusa no local. Devido à falta de eletricidade, a padaria local não funcionou hoje de noite, o que inviabilizou a distribuição de pão durante a manhã.
Em Nisa e Alpalhão, também no distrito de Portalegre, ocorreram durante a madrugada algumas inundações. Na Estrada Nacional (EN) 18, o aluimento de terras e a queda de pedras para a via condicionou temporariamente o trânsito entre Nisa e Vila Velha de Ródão, referiu o CDOS.

IOL Diário
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, tenho tido pouco tempo, só vim deixar a precipitação ocorrida hoje por volta da 1h da manhã, registei 2 mm e foi a única vez que choveu. Este Janeiro leva 4 mm muito fraco.

Tal como o Trovoadas diz, e falo no Rio Seco que nasce na zona de São Brás de Alportel, o ano passado era impossível passar de carro por ele, mas este ano, corre um fio de água. :huh:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Por aqui durante o dia houve algum vento e chuvisco, tendo parado tudo agora.
Céu com nuvens bem transparentes e algumas abertas. Já se viu o sol e vêem-se as estrelas. :rolleyes: 11.7ºC, vento fraco.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite,

Por aqui apenas choveu de madrugada, entre as 00h e as 02h, mais ou menos. O acumulado no Sitio das Fontes foi de 13,2mm:rain:, enquanto que aqui em Silves foi de 12,7mm:rain:. Durante esse período ainda fez 3 ou 4 trovões, espaçados ai uns 10 minutos entre cada um (não deu para a foto).

De resto, o dia esteve agradável, com uma máxima de 19,2ºC e vento fraco de S.

Neste momento, sigo com 15,8ºC no Sitio das Fontes e vento fraco.