Seguimento Sul - Janeiro 2012

O IM mantém alguma expetativa para a Serra do Caldeirão para esta madrugada mas é impossível. Às 5-6 da manhã já não deve haver precipitação.

Previsão para 2ª feira, 16 de janeiro de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros até final da manhã, em especial na região Sul, que serão
de neve acima dos 500/600 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte,
soprando temporariamente forte (40 a 55 km/h) no litoral da região
Sul e nas terras altas.
Descida da temperatura mínima.

Agora resta-nos esperar que alguns aguaceiros localizados ocorram nestes lados para registar alguns acumulados interessantes...

Ao menos que dê para regar os solos, é o que espero.

Boas, por aqui, caíram 4 mm um acumulado impressionante. Sigo com 13ºC e já vai espreitando o sol, porque a chuva causa depressão. :lmao::lmao:

Bom sol por agora! Parece que a tarde de Domingo vai ser boa para passear e actividades ao ar livre. O vento é quase nulo e com este "sólinho" tá-se nas 7 quintas!

Ena choveu 2,5 mm em Faro esta manhã ... caramba foi mais do que eu pensava que tivesse chovido ....
Nem deu para lavar o carro .....:lol::lol:

E falei eu em 20 mm de forma geral para o Continente, e em 10 mm para a minha zona .... bom mas pode ser que a tarde traga alguma coisa .....

Por aqui começou a chover mas suspeito que o pluviómetro não gosta de chuva moderada e vento, pelo que isto só me deu 0,3mm. Sigo com 8,1mm acumulados e uma estação perto da serra com 12 :lmao:

Ha tres anos atras no dia 10 de janeiro tambem era essa a previsão. Parecia improvável mas por aqui, a cerca de 300m de altitude, nevou durante duas horas sem interrupção. Acumulou bem por aqui e também zonas do caldeirão e serras de mértola. Lembro-me da neve aqui na cidade so derreter ao fim de mais de 10 horas nas zonas mais abrigadas. As previsões apontavam para temperaturas bem mais altas e durante o evento os termometros chegaram a amarcar os -3ºC. A meteorologia é mesmo assim, imprevisivel. O aspecto topográfico e a inversão térmica tb sao aspectos a considerar.

Por beja:
10°C
chuva fraca
humidade: 93%
Vento: NW a 15 mph
Pressão: 1019

... Pois, com esta humidade relativa, caso se mantiver, nem na Serra de S.Mamede :lol: