Seguimento Sul - Janeiro 2015



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Tavira a bombar com mais de 31 mm acumulados desde a meia-noite.

Olhando para os acumulados dos últimos 10 anos na região não se vislumbra qualquer problema.

Contudo ele existe e penso que se explica da seguinte forma. A região tem tido longos períodos secos seguidos de eventos mais extremos. Por vezes num dia pode ser feita a média do mês. A precipitação total pode não se ter alterado, mas o padrão da sua distribuição mudou.

Talvez esta alteração climática seja a causa da morte do sobreiro e da azinheira. Longos períodos secos seguidos de eventos extremos de precipitação causam por um lado stress hídrico e por outro favorecem o crescimento de fungos.

O que é certo é que o montado vai desaparecer em vastas áreas do Sul se nada for feito. Em diversos concelhos há uma catástrofe ambiental e ninguém fala disto em Portugal.

Sim isso também aliado às temperaturas elevadas no Outono. Parece que é a seguir ao Outono aliado às chuvas/temperaturas altas que se se verifica maior mortalidade. O ano passado então foi para esquecer com o Outubro húmido e cálido que se teve, efeitos esses que se maximizaram depois com a elevada temperatura acumulada no solo e o Novembro muito chuvoso.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Isso e a mania que os solos têm de ser lavrados. Os tractores destroem as raízes e é por aí que os fungos entram. É a mentalidade herdada dos tempos das Campanhas do Trigo, o dogma dos terrenos terem de ser lavrados (uma maravilha para a erosão das serras e para a morte das árvores).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Por Fonte de Apra acumulou 72mm.... não sei se será um valor correcto parece-me demasiado! Certo é que o pluviómetro tem estado a marcar valores mais ou menos fidedignos até ao momento. A ver se aparecem outros valores para corroborar.

Aqui por Loulé, na minha rua, há sinais de que choveu bem durante a noite. A "piscina" nas traseiras no prédio está bem cheia algo que só acontece normalmente com precipitações acima dos 40mm.

72 mm não será um pouco elevado o valor? Só na semana passada é que vi onde ficava Fonte de Apra, na estrada de Loulé para São Brás, ai aquela central quem me dera a arranjar uma dessas para mim. :D

A tarde, foi de aguaceiros fortes, por aqui, até às 16h30m e rendeu mais 4 mm, o que fez aumentar o acumulado de hoje para 29 mm.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
72 mm não será um pouco elevado o valor? Só na semana passada é que vi onde ficava Fonte de Apra, na estrada de Loulé para São Brás, ai aquela central quem me dera a arranjar uma dessas para mim. :D

A tarde, foi de aguaceiros fortes, por aqui, até às 16h30m e rendeu mais 4 mm, o que fez aumentar o acumulado de hoje para 29 mm.

A mim também me pareceu exagerado mas segundo relatos a chuva foi mesmo muito forte durante a madrugada (não sei porque dormia profundamente:D) e na serra as ribeiras levavam bastante água. Pela ordem dos 40/50mm foi certamente. Não sei se a estação aqui de Loulé ainda está activa...seria interessante saber o acumulado aqui para comparação.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Isso e a mania que os solos têm de ser lavrados. Os tractores destroem as raízes e é por aí que os fungos entram. É a mentalidade herdada dos tempos das Campanhas do Trigo, o dogma dos terrenos terem de ser lavrados (uma maravilha para a erosão das serras e para a morte das árvores).

Isso é uma situação que nem comento...entristece-me muito ver as pessoas, talvez por desconhecimento a insistir sempre no mesmo modelo de trato do terreno sabendo que só piora. Pior é ver que ninguém das entidades competentes faz nada no sentido de informar as pessoas e acompanhar a recuperação de zonas afectadas. Só servem é para chatear quando se retira um sobreiro seco há anos sem licença. Parece que ninguém está preocupado e depois vêm a público defender a preservação da tão aclamada "árvore nacional". Enfim o deserto avança de facto...
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Neste momento já não chove, o céu está completamente limpo, mas o vento já fez algumas coisas fugirem de onde pertenciam, como baldes de lata, vasos, etc.. De vez em quando acalma, mas ouvem-se as rajadas mais altas ou noutro lugar (não é possível perceber), apenas faz lembrar o som da ondulação do mar quando está mais revolto. Aquele ronco de fundo.
Está uma noite, sem dúvida, horrível!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A chuvada brutal em VRSA teve mesmo consequências. Estranho ninguém mais comentar porque o valor de 39,8mm em 1 hora não é de todo vulgar, em lugar algum.

68lnOYE.jpg


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756114

Wk4YHq1.jpg
 
Última edição:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A chuvada brutal em VRSA teve mesmo consequências. Estranho ninguém mais comentar porque o valor de 39,8mm em 1 hora não é de todo vulgar, em lugar algum.


http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756114

Realmente incrível! :eek:

E temos por lá um membro o ]ToRnAdO[


Por cá estes foram os extremos da temperatura na minha estação:

Temp. Máx.: 11,4°C às 14h43
Temp. Mín.: 5,1°C às 03h30.

De destaque o vento que deixou uma rajada de 59,5 km/h - (10h57). E claro o wind chill elevado que fez pouco agradável as saídas à rua!

Agora já menos ventoso e com um céu a ficar cada vez mais encoberto, registo uma temperatura de 8,3ºC!

Abraço
 
  • Gosto
Reactions: StormRic