Seguimento Sul - Janeiro 2017

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite :)
hKxxjMf.jpg

Manhã com sol, alguma geada junto aos cursos de água e nevoeiro nos locais mais baixos, durante a tarde o céu tornou-se muito nublado por nuvens baixas.
Máx: 16,3ºC
Min: 2,1ºC

Agora algumas nuvens e vento moderado de norte, estão 9,2ºC

Parece que o frio a sério ainda está por vir:cold::cold:
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Eis o que causa a ira dos transmontanos por estes dias... A Amareleja a fazer das suas com regularidade, e a ser um rival bem digno de Bragança. :lol:

Tinha por casa umas antigas normais climatológicas da Amareleja, mas tentarei ver se em breve já serão disponibilizadas algumas um pouco mais recentes, nem que sejam da série 61-90, pois despertam-me curiosidade.

Desconheço também se, a ter havido alteração da localização desta estação, ela foi colocada num local mais baixo do que na anterior localização ou não.

Sp9yv7T.jpg
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Por aqui a mínima ainda foi aos 5ºC... :palmas: A manhã de hoje trouxe um aumento significativo da intensidade do vento, registada uma rajada máxima de 53km/h. O vento mantém-se moderado a forte, com rajadas na ordem dos 40km/h. Para já temos céu limpo e brilha um belo sol, ainda assim a ventania e os 11,1ºC actuais deixam uma sensação desagradável.

ktVGtEY.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Confirma-se o vento moderado a forte e desagradável por aqui. Rajadas na ordem dos 40 km/h com rajada máxima de 48 km/h. Temperatura mínima de 5,8ºC e atual de 11,6ºC.

Entretanto os modelos para a próxima semana fazem-nos todos sonhar, só para apanharmos uma desilusão. :D Mas que é certo é que as temperaturas vão descer.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Dia frio, principalmente devido ao vento moderado a forte e desagradável que se intensificou durante o dia.
Máx: 12,2ºC
Min: 2,7ºC

Tatual: 7,8ºC
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Eis o que causa a ira dos transmontanos por estes dias... A Amareleja a fazer das suas com regularidade, e a ser um rival bem digno de Bragança. :lol:

Tinha por casa umas antigas normais climatológicas da Amareleja, mas tentarei ver se em breve já serão disponibilizadas algumas um pouco mais recentes, nem que sejam da série 61-90, pois despertam-me curiosidade.

Desconheço também se, a ter havido alteração da localização desta estação, ela foi colocada num local mais baixo do que na anterior localização ou não.

A estação mudou de local, há algum tempo, devido a atos de vandalismo, facto que foi aqui comentado. Desconheço o novo local (pois..., é imperdoável desconhecer o local da EMA que pertence ao concelho onde resido...), sei apenas que está em terrenos pertencentes à empresa Águas Públicas do Alentejo. Contudo, parece-me que a questão da altitude da localização não será muito importante, uma vez que a zona da Amareleja é essencialmente plana, não havendo diferenças de cota significativas entres diferentes locais. Assim, não haverá grandes inversões térmicas. Tenho que arranjar tempo para ir até lá e ver a localização da EMA.
É provável que hoje de manhã houvesse nevoeiro na Amareleja, mas não o posso garantir pois não tive oportunidade de falar com uma colega que reside lá. Em Moura não houve nevoeiro, apenas vento e uma sensação de bastante frio (e, claro, um sol para o qual já não há pachorra!)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, início de dia com bastante vento e solinho como é bom. :D

Máxima: 16.0ºC
mínima: 8.0ºC

O solinho vai continuar mas com um friozinho. :cold:

Epá, a previsão da Aemet para Ayamonte com -1 dia 19, nunca vi para Ayamonte uma previsão com mínimas negativas. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
3,7ºC e uma brisa fraca mas que mesmo assim, impede a temperatura de descer mais depressa. Duvido que amanhã haja geada, nem orvalho há nos carros, o vento é de NE por isso não há muita humidade.